Padre celebra na UGT e Fetracom o Círio de Nazaré
Dirigentes sindicais do Pará, do Maranhão e da UGT Brasil, representada pelo secretário nacional de Organizações e Políticas Sindicais da União Geral dos Trabalhadores, Francisco Pereira, participaram, nesta manhã, no auditório da Federação dos Trabalhadores no Comércio e Serviço dos Estados do Pará e Amapá – Fetracom, do Círio de Nazaré das duas instituições, que foi presidido pelo padre do Movimento Providentino, Pedro Dioclésio, que exerce as funções de vigário paroquial da Paróquia de São Judas Tadeu, no bairro da Condor, em Belém. Todos os anos, sindicalistas e funcionários da UGT, assim como, da Fetracom, realizam esse momento de orações em que pedem as bênçãos a Nossa Senhora de Nazaré, uma preparação para a grande festa do natal dos paraenses que é o Círio, realizado no segundo domingo de outubro pelas ruas da capital do Pará. A celebração começou com o recebimento da imagem de Nossa Senhora, pelo presidente em exercício da FETRACOM-PA-AP, Manoel Duarte, das mãos do sindicalista José Francisco Pereira, cametaense de família tradicionalmente católica e que, por isso, realiza, há anos, a celebração do Círio na instituição.
Manoel Duarte disse, emocionado, que esse foi o maior presente que recebeu neste ano, de tocar na imagem de Nossa Senhora num momento especial, em que se encontrava ao lado de seus amigos e companheiros de lutas sindicais de tantos anos. Posteriormente, Padre Pedro fez a leitura do Evangelho de Mateus que narra o nascimento de Jesus e o “Sim” de Maria, assumindo o projeto salvífico de Deus que foi dar a Luz a Jesus. Em sua explanação, o religioso destacou que Nossa Senhora não está aqui para fazer milagres, mas para interceder junto a seu Filho, que realiza os milagres, porque “não deixa de atender a nenhum pedido de sua mãe”.
Depois de encerrada a celebração da palavra, que contou com bênçãos aos funcionários e, em especial, a José Francisco, com água benta, foi servido um café da manhã aos presentes. Padre Pedro Dioclécio está celebrando pela segunda vez o Círio da FETRACOM-PA/AP e se diz muito feliz por ver que uma instituição ligada ao mundo sindical também se une com toda força e fé ao grande evento da Igreja de Belém que é o Círio de Nazaré.

Lançado livro "100 anos de movimento sindical no Brasil"

O secretário nacional de Organizações e Políticas Sindicais da União Geral dos Trabalhadores, Francisco Pereira, participou, hoje, da reunião com a executiva estadual da UGT-Pará, no auditório da Federação dos Trabalhadores no Comércio e Serviço dos Estados do Pará e Amapá – FETRACOM-PA/AP, cujo objetivo é iniciar a nova etapa no processo de organização sindical com vistas à qualificação profissional dos trabalhadores e sua conseqüente inserção no mercado de trabalho. Em sua palestra introdutória, o sindicalista disse que houve muitas mudanças desde que foi fundada a primeira central sindical brasileira, que foi a COB – Confederação Operária Brasileira. A UGT é a caçula das centrais, tendo sido fundada há pouco mais de três anos, porém, já é a terceira maior central sindical brasileira que pretende estar com mais de mil sindicatos filiados até o final deste ano.
Chiquinho lembrou que houve nesses anos todos, um enfraquecimento da política sindical que se afastou do mundo acadêmico, fazendo com que os sindicalistas perdessem a noção do tempo e do conhecimento para enfrentar um mercado cada vez mais abrangente e competitivo, onde, quem não tem formação, quem não tem conhecimento, infelizmente, está de fora, sendo, portanto, necessária, não apenas a qualificação profissional, como a inserção do trabalhador no mundo digital. Para isso, é necessário que a UGT seja um uníssono, isto é, não seja uma instituição voltada apenas para este ou aquele Estado, mas para o trabalhador brasileiro de um modo geral, onde a executiva nacional conta com o apoio da UGT-Pará que está atuando numa área onde serão gerados nos próximos quatro anos cerca de 120 mil empregos e o Pará não tem mão de obra qualificada suficiente para atender a essa demanda.
Nesta discussão, estão sendo verificados os parâmetros do movimento sindical e quais as diretrizes a serem assumidas em função de uma política voltada para a formação de uma nova consciência dos dirigentes que serão agentes multiplicadores entre as mais diversas categorias profissionais em todo o País.

LIVRO E DVD

Logo mais, a partir das 14h, no auditório da Faculdade Ideal, com a presença de Canindé Pegado, dirigente nacional da União Geral dos Trabalhadores no Brasil, será feito, em Belém, o lançamento do livro “100 anos do movimento sindical no Brasil”, que narra toda a história do sindicalismo e as formas de lutas que levaram a conquistas para que a política sindical chegasse até os dias de hoje. O livro foi editado pela UGT Brasil e está sendo lançado em todos os estados da federação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá