Jogo político prejudicial ao povo

ROBERTO BARBOSA

Não obstante o fato de, no governo Almir Gabriel, a Celpa ter sido privatizada, o que foi danoso para a população paraense, a governadora Ana Júlia Carepa (foto ao lado, discurssando) e o prefeito de Belém, Duciomar Costa, segundo denuncia o jornal “Diário do Pará” desta quarta-feira, pressionam os vereadores do PT para aprovarem, também, a privatização da Companhia de Saneamento do Pará – Cosanpa. O PT e diversos outros partidos se posicionaram contra a venda da Celpa para o grupo Rede. A energia elétrica, que deveria ficar mais barata e o serviço mais eficiente, aumentou a conta da população paraense. A prestação do serviço não está funcionando a contento.
O que se calcula é que, com a privatização da Cosanpa, o serviço pode até ficar mais eficiente, porém, pode-se contar que o valor das taxas irá ser majorado e não a poucos reais, afinal, a iniciativa privada vislumbra lucros, lógico.
Segundo o jornal, a privatização da Cosanpa seria a moeda de troca para que o prefeito Duciomar Costa – que escapou do processo de cassação de mandato ainda neste mês por abuso de poder econômico durante as eleições para a prefeitura, em 2008 – venha a apoiar a reeleição de Ana Júlia Carepa. Desta maneira, a governadora, petista juramentada, coloca um pano sobre sua ideologia de não privatizar uma empresa pública, propriedade do Estado e, porque não, do povo, para poder se manter no cargo. Ela pressiona, assim, os vereadores a se unirem à bancada do PTB de Duciomar, o que não é aceito por alguns vereadores petistas como o líder do partido, Otávio Pinheiro, que mantém oposição ao projeto, o qual está em discussão neste momento na Câmara Municipal de Belém, para um público de jornalistas, políticos, militares, entre outros.
Corroboram da posição adotada por Pinheiro vereadores do PMDB, cujo partido pretende punir qualquer um de sua bancada que se posicione favorável à privatização da Cosanpa. A bancada do PTB tem como certa a aprovação da matéria, contando com o apoio do PT de Ana Júlia Carepa. Há quem diga que o voto de Otávio Pinheiro será vencido ao final dos debates. Vamos ver.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MP recebe dossiê contra o presidente da Câmara de Vereadores de Tomé-Açu

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá