Moralizando a casa

Roberto Barbosa

Depois de tantos escândalos e de pizzas em Brasília, parece que o Senado Federal resolveu tomar uma decisão moralizadora, favorável ao que anseia a população brasileira, ao acabar com a Contribuição Provisória Sobre Movimentação Financeira, a CPMF ou Imposto do Cheque. Ao derrotar a CPFM com todos os interesses do governo do “companheiro” Lula, os senadores apostam no esquecimento das maracutaias que levaram a Casa ao naufrágio diante da opinião pública.
Para reforçar essa aposta, o ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, que esteve reunido hoje de manhã com a ministra Dilma Rousseff a fim de analisar os impactos da derrota do governo, disse não existir qualquer pensamento de Lula vir a arrochar a carga tributária, criar outros impostos ou reeditar a MP da CPFM.
Interessante é que, há 33 anos, no dia 13 de dezembro, era baixado o AI 5, que chocou a população brasileira. Agora, nesta data, a notícia é alvissareira, isto é, a queda, democrática, da CPFM, que não era mais apenas um imposto do cheque para correntistas ricos, mas um imposto que sobrecarregava toda a população brasileira, pois, por menor que fosse o produto comercializado, ali já estava embutido no preço, o valor da CPMF repassado ao governo.
E tem mais: apesar de a CPMF terminar no dia 31 de dezembro, seu efeito ainda vai demorar um pouco a ser sentido no bolso, sobretudo, do consumidor de baixa renda. Milhões de produtos ainda estarão por algum tempo no mercado, com o valor embutido da CPFM.
De qualquer maneira, por enquanto, é a população quem sai ganhando, pois a CPFM, criada para melhorar a saúde no Brasil, nada resolveu. Na verdade, o dinheiro era usado para outros fins, como o pagamento de juros do governo para os banqueiros que têm trilhões de reais em títulos da dívida pública. Doravante, o governo do PT terá de pensar em outra saída para este problema, um problema seu, pois o povo não vê absolutamente nada além da escalada inflacionária, do aumento das dívidas, sobretudo no cartão de crédito, a maioria concentrada nas mãos de pessoas da classe média baixa.

SALADA

º Estrada Belém-Mosqueiro está abandonada e sem sinalização. Buracos já tomam conta da pista, principalmente no trecho entre Santa Bárbara do Pará e o Furo das Marinhas.

º Aliás, as emendas na ponte são um horror para os motoristas.

º Magistrados são contrários ao “vexame” pelo qual passa a ex-juiza de Abaetetuba por conta do escândalo da menina presa em cela com homens na cadeia pública da DP daquele município.

º Dizem que a função dos juizes é julgar e não de fiscalizar o que ocorre nas unidades carcerárias.

º Mas, lembremos as palavras da governadora Ana Júlia Carepa: “nada justifica, é imperdoável”.

º Governistas dizem que o fim da CPFM beneficia sonegadores e falam em mecanismo de controle.

º Lá vem o golpe, pois, sonegação nunca deixou de ser uma realidade neste chão verde e amarelo.

º Jornalista e empresário Regionaldo Ramos, da R3 Comunicações, está dando um giro por Fortaleza, São Paulo e Rio, atrás de equipamentos de última geração para montar a nova produtora ligada à sua agência de notícias e assessoria de imprensa.

° O consórcio europeu Arianespace anunciou hoje que foi selecionado pela espanhola Hispasat para colocar em órbita no verão (hemisfério norte) de 2009, o satélite de telecomunicações Amazonas-2, que prestará serviços ao Brasil e ao resto da América.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri