Macapazinho realiza o 81º Círio Fluvial

A agrovila de Macapazinho, distante nove quilômetros da sede do município de Castanhal, realiza, nesse domingo, dia 3, o seu 81º Círio em honra à Nossa Senhora de Nazaré, uma tradição que começou em 1927, com o músico Emílio do Rosário, grande devoto de Maria Santíssima. Pertencente à Paróquia de Cristo Rei, a romaria será presidida pelo pároco, Padre Diogo Arroyo Silva.
O Círio começa com uma romaria fluvial pelas águas do Rio Apeú, saindo do sítio de Boa Vista, a oito quilômetros da agrovila. Pequenas canoas fazem o cortejo da imagem da Santa, num espetáculo tipicamente amazônico, atrás da barca dos foguetes, que vai à frente avisando aos ribeirinhos sobre a passagem da Mãe de Deus. A chegada da romaria acontece sob grande festa. Pelas ruas enfeitadas, seguida por crianças vestidas de anjos, a procissão segue em direção à capela, ponto final da caminhada de fé, sendo que a romaria fluvial de Macapazinho é a mais antiga do Estado.
A partir da romaria, acontecem quinze dias de festividade, com arraial e venda de comidas e bebidas típicas, além de artigos religiosos.
PROGRAMAÇÃO
Sábado, 2 de agosto: Alvorada, às 06h30; girândola de fogos e vibração dos sinos ao toque da Ave-Maria (12 às 18h); trasladação, com a imagem de Nossa Senhora seguindo para a agrovila de Boa Vista, às 14h; Hasteamento da Bandeira Nacional, às 17h; e queima de fogos, às 23h.
Domingo, 3 de agosto: Círio Fluvial, às 8h; missa campal na chegada da Santa em Macapazinho, com horário previsto para 11h.
Haverá novenários nos quinze dias da festividade em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré.

Comentários

Unknown disse…
oi eu meu nome é samuel.eu moro em macapazinho há 14 anos e os meus antescendentes naceram em macapazinho, e é com muito orgulho que estou morando em macapazinho
tchal!!!!!!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri