Já são 152 os mortos em Barajas


Ambulâncias chegam no Aeroporto de Barajas, em Madri, para o socorro das vítimas do avião da Spanair, que caiu ontem à tarde (horário de Belém)quando iniciava a decolagem/Javier Luengo/Efe


MADRI - Pelo menos 152 pessoas morreram no acidente com um avião da Spanair (vôo JK 5022) no aeroporto de Barajas, em Madri. Vinte e oito sobreviventes foram levados aos hospitais da capital espanhola, a maioria em estado grave. Um dos feridos, um rapaz de 25 anos, morreu por volta das 22h (hora local).
Segundo a Spanair, o aparelho levava 175 pessoas a bordo, incluindo duas crianças e nove tripulantes. O avião chegou a decolar, mas caiu logo após o motor esquerdo pegar fogo. O acidente ocorreu a cerca de um quilômetro do Terminal 4, na pista 36, a mais estreita de Barajas. Era um vôo compartilhado com o vôo Lufthansa 255, que levava sete passageiros, quatro deles alemães. O consulado sueco confirmou a presença de dois cidadãos do país nesse vôo.
Os corpos estão sendo levados para o pavilhão 6, onde já chegaram os primeiros carros fúnebres.
Um funcionário do aeroporto, que participou da retirada dos corpos, deu a exata dimensão da tragédia: 'O avião estava destroçado. Só havia corpos espalhados por todos os lados'.
A ministra do Fomento, Magdalena Alvarez, classificou o acidente como uma grande tragédia. O prefeito de Madri, Alberto Ruiz-Gallardón, decretou três dias de luto oficial.
O prefeito de Madri informou que há 28 sobreviventes. Outras 25 pessoas estão desaparecidas. Equipes de resgate procuram os corpos em um rio próximo à pista, onde parte da fuselagem caiu.
Imagens da rede americana CNN mostravam, algum tempo depois da tragédia, uma coluna de fumaça no final da pista 6 do aeroporto, onde bombeiros trabalham para conter as chamas. De acordo com o jornal espanhol El País, 164 passageiros estariam a bordo, entre eles duas crianças e nove tripulantes.
Segundo informações da CNN, o acidente pode ter sido causado depois que um dos motores do lado esquerdo da aeronave pegou fogo. O avião é um MD-90 com capacidade para 170 passageiros e tinha Las Palmas de Gran Canaria como destino. O acidente aconteceu por volta das 14h45 (9h45 de Brasília).
Ainda de acordo com o El País, o Aeroporto de Barajas está fechado. A rede CNN já reporta os primeiros atrasos registrados nos painéis do saguão do terminal espanhol.
Os dois últimos acidentes com vítimas no aeroporto de Barajas ocorreram em 1983. Em 27 de novembro daquele ano, 181 pessoas morreram e 11 se salvaram devido à queda de um Boeing 747 da companhia colombiana Avianca perto do aeroporto de Madri. O avião se preparava para aterrissar em Barajas.
Dias depois, em 7 de dezembro, 93 pessoas morreram e 31 ficaram feridas devido à colisão na pista de decolagem do aeroporto de Barajas entre um Boeing 727 da Iberia e um DC-9 da Aviaco, incidente causado pela existência de nevoeiro.
JB Online com Portal Terra e agências internacionais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri