Notícia boa, mas pouco convincente

ROBERTO BARBOSA
Em sua edição de ontem, o jornal “The New York Times” afirma que o Brasil já está dando os passos para se tornar, dentro em breve, em uma potência mundial, pois aumentou sua oferta de produtos para importação, principalmente para os Estados Unidos da América, aumentou a expectativa de diminuição dos índices de pobreza a partir de programas de microcrédito que têm beneficiado milhares de brasileiros, descobriu novos veios de petróleo e há maior quantidade territorial disponível para a agricultura e pecuária, assim como, houve crescimento do varejo popular. Tudo isso é verdadeiro do ponto de vista dos números do governo federal, em consonância com as estatísticas estaduais e municipais.
No entanto, a grande maioria da população brasileira ainda vive abaixo da linha da pobreza ou recebendo salário da chamada “baixa renda”, apesar de muitos profissionais terem o diploma de Curso Superior.
Neste país, a saúde ainda é um caos. Hoje mesmo, os jornais noticiam que os portadores do vírus HIV estão sem remédios essenciais por conta da greve na Unidade de Referência em Doenças Parasitárias e Infecciosas (Ure-Dipe), para se citar coisa bem atual, não esquecendo que aproximadamente trinta bebês morreram na unidade neo-natal da Santa Casa de Misericórdia do Pará, em Belém, há pouco mais de um mês. Paralelo a isso, tem o caso das pessoas que estão morrendo com dores e não têm para onde correr, exceção do Pronto Socorro Municipal, onde os pacientes estão abandonados em macas ou no chão pelos corredores, esperando que alguém lhes tire os sofrimentos. Muitos entram no hospital, são observados rapidamente e o primeiro medicamento que recebem, é o soro sem que tenha sido feito um exame mais acurado para saber que tipo de medicação deve ser prescrita.
Aí, vejo a questão de um ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, que sobrevoou a Transamazônica e ficou surpreso com a quantidade de áreas desmatadas, com as queimadas e com os pastos em áreas irregulares. Cheio de vontade está o ministro para apresentar soluções, mas estas esbarram no drama social: o que proporcionar às pessoas que estão desmatando, queimando, degradando porque não têm outra alternativa de trabalho, de sobrevivência. Onde é que o drama começa e quais as soluções que podem ser dadas no sentido de se preservar o meio ambiente.
Mas, eu não vejo apenas trevas. Há, sim, uma luz ao fim do túnel e esta significa esperança: temos um dos maiores ecossistemas do planeta. Nossa biodiversidade pode, de fato, ajudar o mundo a se recompor e, com a fiscalização da aplicação dos recursos oriundos de programas sociais de financiamento e a ampliação desses projetos, certamente que se pode retirar da degradação ambiental, esse pessoal que só vislumbra nesse trabalho, sua forma de sobreviver.
Acho que o Brasil já está no caminho e pode, de fato, se tornar uma potência global, mas ainda há muito a fazer e todos nós temos esta responsabilidade.
Não basta apenas o discurso nem as notícias publicadas em jornais estrangeiros sem um real quadro do que está acontecendo. É preciso arregaçar as mangas das camisas e as pernas das calças para trabalhar sério, com vontade de fazer o Brasil brilhar e, com ele, as populações do futuro. Graças a esses esforços de hoje, poderemos continuar e mostrar existência desta nação da América do Sul, onde está a Amazônia, celeiro do mundo e esperança de vida para a humanidade.

SALADA
° A 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça julgará se é possível extinguir a pena de todos os presos condenados pelo crime de posse irregular de arma de fogo a partir da nova lei que rege o tema. A questão começou a ser debatida pelo ministro Cesar Asfor Rocha, presidente em exercício do Superior Tribunal de Justiça, na análise de um pedido de liminar em Habeas Corpus feito pela Defensoria Pública do Rio Grande do Sul. A liminar foi negada por não ser admitida revisão de fatos e provas em HC.
° A Defensoria Pública gaúcha pretendia obter a concessão da extinção da punibilidade de todos os presos que cumprem pena no Presídio Regional de Bagé pela prática do delito de posse irregular de arma de fogo. O crime está previsto no artigo 12 da Lei 10. 826 de 2003.
° A verdade é que essa lei tirou o direito de auto-defesa do cidadão, mas não foram criados mecanismos de segurança para evitar que criminosos tivessem acesso às armas, daí se observar o recrudescimento da violência por todas as partes do País.
° Já está no ar, em caráter experimental, a nova TV Metropolitana, canal 17. Ela, ao ser inaugurada, irá retransmitir a programação da CNT-Gazeta.
° Nova emissora é do grupo de comunicações do jornal “Folha do Povo”, que volta a circular na próxima sexta-feira, dia 8.
° Acontece nesse domingo, na localidade de Macapazinho, interior de Castanhal, o Círio de Macapazinho, onde é homenageada Nossa Senhora de Nazaré. O círio local acontece desde 1927 e foi iniciado pelo músico Emílio do Rosário, grande devoto de Nossa Senhora.
° Evento, que já se realiza pela 81ª vez, acontece sempre no primeiro domingo do mês de agosto.
° Final do mês, é o bairro do Telégrafo que fica em festa, com a festividade de São Raimundo Nonato, uma das grandes tradições na capital paraense.
° Aniversariantes dos últimos dias: Lauro Patrick, Roberto Paraguaçu e Fábio Rodrigo, todos, jovens muito queridos de nossa sociedade.
° Nossa amiga e jornalista Suellem Maciel acaba de contrair matrimônio com meu afilhado Rodrigo Silva. Que Deus os abençoe.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri