Prefeitura age contra a comunidade

ROBERTO BARBOSA

Os moradores da Avenida João Paulo II, trecho compreendido entre a Passagem Eliezer Levy e o 2º Ramal do Utinga, no bairro do Souza, estão passando por poucas e boas nas mãos de funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente que, ao que parece, estão fazendo campanha contra a Prefeitura Municipal de Belém, que existe para trabalhar com e pela, e não contra a comunidade.
Aquele local, antigamente, era a chamada Passagem Jader Barbalho II, que deixou de existir a partir do prolongamento da Avenida João Paulo II. Quem estava na antiga ruela, ficou às margens da nova pista e, agora, a prefeitura quer porque quer asfaltar a antiga artéria, dizendo que ela continua a existir, tirando, desta forma, o direito de os moradores mesmo escolherem o que querem. E, ali, note-se bem, existem apenas 52 famílias.
Ora, a Jader Barbalho II existia porque fora aberta pela própria comunidade, que tampou uma cratera ali existente no objetivo único de facilitar o acesso dos moradores. A prefeitura nunca fez coisa alguma. Pelo contrário, no governo malogrado de Edmilson Rodrigues, os funcionários do órgão correram pra cima, feito urubu na carniça, para aumentar o Imposto Predial e Territorial Urbano –IPTU e não houve acordo. Inclusive, consta que a Prefeitura está processando muita gente no sentido de tomar as casas de quem está devendo o famigerado imposto, o que não é justo, dado que não foi o prefeito e seus asseclas que trabalharam para comprar cada um dos patrimônios.
Pois bem: agora, eles (os funcionários da Sesan) ameaçam a todo instante os moradores que construíram seus muros ou aumentaram suas casas, de quebrar tudo para passar a rua. Para quê, meu Deus do céu, se já tem um monte de asfalto da Avenida João Paulo II? Por que eles não fazem, simplesmente, o alinhamento da rua e dos postes, além da urbanização do local e deixam os moradores em paz?
Há um centro comunitário na área, chamada comunidade “Nossa Senhora de Nazaré” e cuja direção vem se perpetuando há anos. Essa falsa liderança é que estaria fomentando a idéia de manter a tal passagem antiga, contrariando os interesses dos verdadeiros moradores do local, posto que o referido centro, também nunca fez nada por aquela outra comunidade, que sempre teve de resolver sozinha, assim como está fazendo agora, seus problemas.
TRAIRAGEM PARTIDÁRIA
Faz algum tempo, ninguém tem sossego, porque, simplesmente, os funcionários da Sesan, que, segundo consta, seriam todos ligados às antiga administração Edmilson Rodrigues e estariam atendendo à direção do maldito centro comunitário, agem com truculência para fazer parecer que a ordem parte do atual prefeito de Belém.
Ao que parece, ninguém se entende mais na prefeitura, e, tampouco, na Secretaria Municipal de Saneamento, onde o secretário Natanael diz uma coisa para os moradores de manhã e, à tarde, faz outra, quando o pessoal chega com máquina e tudo para assustar os moradores que estão dispostos a procurar o Ministério Público Estadual com o objetivo de exigir providências.
UTILIDADE PÚBLICA
Falam na Prefeitura de Belém, que a Passagem Jader Barbalho II seria de utilidade pública. Entretanto, nunca foi logradouro, dado não ter sido feito em nenhum tempo, ordenamento da rua, nem as valas, nem saneamento; nada. Os moradores do local, pelo contrário, desprestigiados, têm que aturar, nas águas de inverno, as enxurradas da Tuna Luso Brasileira e da Avenida Almirante Barroso, que saem invadindo e quebrando as casas, como já aconteceu tantas vezes.
Afirmo isso com conhecimento de causa não apenas por morar no local, como por já ter presenciado esses dramas tantas vezes.
É inadmissível que, em plena campanha política, uma prefeitura que quer reeleger seu prefeito, faça trabalhos contrários à comunidade, prejudicando-a, para atender à uma liderançazinha de outro partido e os interesses escusos de um centro comunitário.
VAGABUNDAGEM
Por outro lado, o bosquinho que ali existe, serve para vagabundos fumarem maconha, beberem cachaça e perturbarem os moradores que chegam cansados do trabalho.
Falar em preservar o meio ambiente neste momento, na Avenida João Paulo II, é piada de mau gosto, pois, para que a citada avenida fosse prolongada do jeito que está, eles fecharam boa parte de um igarapé que hoje ficou a foz na antiga Passagem Jader Barbalho, um buraco imenso, ridículo, perigoso, cheio de mato e animais peçonhentos que colocam em risco a vida de quem mora ou, simplesmente, passa pelo local.
Não são, desta forma, os moradores que estão degradando nem brigando com a prefeitura. É a prefeitura que está atrapalhando a tudo, quando deveria fazer obras que, realmente, beneficiassem a comunidade, pelo menos, no que tange aos moradores da João Paulo II.
Aquilo, do jeito que está, é um horror e precisa ser mudado.

SALADA
° Não é possível que o prefeito de Belém não tenha percebido que está engordando cobras dentro de sua administração.
° Nem mesmo pedidos de seus irmãos ele está dando ouvidos.
° Enquanto isso, guardas da Ctbel estão fazendo das multas, uma grande fonte arrecadadora. Motorista desatento, que se cuide, porque há guardas por toda parte, em geral, escondidos por trás de árvores e postes.
° Não que eu não concorde com o ordenamento do trânsito, mas, eles estão abusando, na maior cara de pau.
° Sobre a tragédia que deixou a Espanha calada ontem quando um MD-82 caiu instantes de decolar e desintegrou-se no aeroporto de Madri, foram 153 os mortos. Este blog acompanhou passo a passo o ocorrido, com apoio de agências internacionais, no objetivo de informar seus leitores, além do plantão permanente do G-1, ao lado.
° Fora uma tragédia anunciada. A tripulação sabia que havia problemas e decolou pela segunda vez contrariada. Deu no que deu e todas essas vidas se perderam.
° Sempre que ocorrem fatos desta natureza ou notícias de grande interesse ou comoção nacional ou local, este blog estará em cima do lance.
° O bairro do Telégrafo começa a viver as emoções das festividades em homenagem a São Raimundo Nonato, cujo arraial começa dentro de uma semana.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri