Asipag e UGT-Pa. encerram curso de capacitação para o ECA

José Francisco fala sobre as ações do Eca. Foto: Jorge Nascimento

ROBERTO BARBOSA
A União Geral dos Trabalhadores - UGT-Pa. e a Ação Social Integrada do Palácio do Governo - Asipag concluíram ontem de manhã no Palácio dos Bares a “Oficina de Capacitação para Líderes Comunitários”, um projeto de qualificação e capacitação dos comunitários para aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente. Pelo menos 350 líderes comunitários participaram do curso que teve no dia de ontem sua aula magna, quando foram entregues os certificados aos participantes, conforme informou Raimundo Crispim Santos, membro do Núcleo de Formação da UGT.
Crispim disse que foram realizadas de outubro até ontem cerca de cem oficinas em pontos diferenciados da capital paraense, como Terra Firme, Guamá, Pratinha, Icoaraci e Carmelândia. A partir da formação desse pessoal será criado o grupo de planejamento das necessidades da comunidade para o pleno desenvolvimento das ações do Eca.
Na aula magna de ontem, que serviu como uma espécie de plenária, foram discutidos os principais pontos abordados durante a execução do projeto nos setores diferenciados. Prestigiando o encontro, se fizeram presentes o presidente regional da UGT-Pa., José Francisco Pereira, além do representante da Prefeitura Municipal de Belém, assessor do prefeito Duciomar Costa, Jair Bezerra.
Francisco Pereira destacou que “este é o resultado de mais uma ação do coletivo de formação de nossa central, que realizou oficinas de capacitação em políticas públicas e Controle Social para a atenção e proteção da criança e do adolescente”. Ele criticou a visão geral de que o Eca é tido como um passaporte para a criminalidade infanto-juvenil. Disse que se isso ocorre é “por pura falta de competência dos poderes públicos que não dão as condições necessárias para se montar e dar sustentação a uma rede de atenção e proteção para a criança e o adolescente” e aponta o sufoco em que vivem os conselhos tutelares como exemplo dessa falta de gerenciamento afim.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá