O discurso de Lula e a miséria da família do desempregado e deficiente Dorivaldo

ROBERTO BARBOSA

Na noite de ontem, durante oito minutos, o presidente Luís Inácio Lula da Silva, que está entre os homens mais influentes do mundo ao lado do Papa Bento XVI, Barack Obama e Bin Laden – conforme reportagem da revista norte-americana Newsuik, - fez um discurso afirmando que o Brasil está em boa saúde financeira, pois tem realizado uma política séria e coerente, estando, portanto, a enfrentar a crise internacional sem recorrer à ajuda do já quase esquecido FMI (Fundo Monetário Internacional). Na oportunidade, Lula disse que a crise partiu dos países ricos, que não souberam administrar corretamente suas finanças, mas que nosso país está de cabeça erguida.
Lula ainda aconselhou as pessoas a pegarem o dinheiro do Décimo Terceiro e fazerem investimentos na aquisição de seus sonhos, pois o mercado precisa continuar respirando e a economia encontra-se estabilizada. Todavia, o discurso de Lula, que acontece praticamente em cima do Natal, é contraposto por duas informações nada alvissareiras:
A primeira dá conta de que o emprego despencou e que cerca de quarenta mil pessoas ficaram desempregadas em todo o país, principalmente nos setores da Construção Civil e Serviços.
A segundo, retratada por jornais de Belém, mostra a situação do desempregado sexagenário Dorivaldo da Silva Leal, que tem mulher, filha, genro e netos. São onze pessoas que nem sabem se terão o que comer na noite de Natal que, para eles, não existe. Aliás, eles nem sabem de crise financeira internacional, posto que vivem em crise há vários anos num casebre no bairro de Fátima, onde comem o que os vizinhos lhes dão.
Dorivaldo foi vítima de um erro médico, ao ser operado na perna, e não pôde mais trabalhar. Não houve ninguém que lhe socorresse judicialmente e ele ficou inutilizado, vendo, tristemente, sua família numerosa a passar necessidades, ele que já trabalhou tanto pelo Brasil que Lula diz estar tão bom.
Eu ainda acrescento a questão da violência, que tomou conta do Estado do Pará numa proporção que já está praticamente sem controle.
Estamos, sim, aguardando o Natal, quando Jesus renasce nos corações de quem Nele acredita, mas a realidade material é que vivemos tão inseguros e a mercê de situações as mais diversas, que passaremos as festas sob o medo, sob a tensão.
Só Jesus, mesmo, poderá nos dar o alento, para que Nele depositemos este fardo pesado, já que o Seu fardo é leve.
Que a família de Dorivaldo consiga ter não apenas a ceia de Natal, como a ceia diária, e ele viva para ver a Justiça de Deus prevalecer sobre a justiça dos homens que é uma porqueira só; e que esses quarenta mil desempregados possam, no próximo ano de 2009, se reequilibrarem para também serem felizes. Amém!

SALADA

° PT do Pará vai trabalhar no ano que se inicia por duas vertentes: reeleger Ana Júlia Carepa para o Governo do Estado, e colocar no Congresso Nacional um senador.
° Reeleger Ana Júlia Carepa é interesse do PT e de algumas correntes políticas. Todavia, essas mesmas correntes têm outros planos para o Senado Federal.
° E tudo poderia estar às mil maravilhas, não fossem as notícias de que Simão Jatene é o virtual candidato tucano para o Governo do Estado.
° Em Brasília, enquanto o governo fez grande investimento de milhões de reais em um estádio de futebol, lá perto, deixa um hospital público completamente abandonado, inclusive com equipamentos obsoletos ou inúteis.
° Coisas de um Brasil de boa saúde financeira, mas de injustiças – e grandes injustiças! – sociais.
° Apesar de o comércio estar super movimentado, a cidade já apresenta um grande vazio, pois milhares de pessoas estão deixando a capital para passar as festas pelo interior, principalmente os balneários, afinal, trata-se de um feriadão, que começa amanhã e se estende até o domingo.
° Ananindeua amanheceu sem ônibus nesta manhã. Rodoviários entraram em greve.
° Uma das empresas de transportes coletivos urbanos, a Viação Perpétuo Socorro, vai continuar praticando o preço antigo de R$ 1,50 pela passagem, para não ter o compromisso de renovar a frota.
° Isso é correto?
° Imaginem se for aprovada aquela história de se colocar ar-condicionado nos ônibus de Belém, cujo clima é bastante quente e úmido...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá