Sociedade preparada para ser consumidora

ROBERTO BARBOSA

A sociedade vem sendo trabalhada como produto para consumir. E a mídia é utilizada como principal mensageiro que leva às pessoas informações de que elas necessitam de certas coisas, ainda que supérfluas. Ou seja, estamos comprando muita coisa de que realmente não necessitamos, daí uma boa parte da sociedade viver em crise financeira, sobretudo em função do baixo salário e do alto consumismo, com falsas propagandas acerca de créditos mirabolantes, onde, na verdade, se paga três ou quatro vezes pelo produto adquirido. Quando se acaba de pagar, ou não se tem mais o produto, ou esse já necessita ser trocado.
Os papéis se inverteram. Nos dias de hoje, não são mais os produtos que estão na vitrine. Agora, é o consumidor que fica na vitrine para os donos dos produtos os atraírem para as compras, daí toda essa parafernália montada nos shoppings em fases como esta de festas de fim de ano. As festas de fim de ano viraram simplesmente um produto de consumo. Nos comerciais, só se fala em Papai-Noel. Não vejo se falar em Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem – o aniversariante, o principal dono da festa, e em torno do Qual se montou toda essa expectativa de festa utilizada pelos grandes, médios e pequenos grupos empresariais para venderem e faturarem mais e mais.
Que Jesus, que nada!
- Que tu vais comprar pro Natal? Vou ver algumas roupas, trocar isso, trocar aquilo...
Será que isso é para o Natal ou é para quem está dialogando. Quem está dialogando está pensando em Jesus? Não! Está pensando no que os comerciantes estão anunciando pela mídia. Aliás, não está pensando. A pessoa foi fisgada pela linha dos empresários e vai comprar o que lhes está sendo mostrado pela mídia e que seria bom perguntar: “Será que eu preciso mesmo disso ou daquilo? Não tem coisa mais importante pra eu comprar ou fazer...?
A sociedade vem sendo manipulada. O sentido de ser está sendo trocado faz tempo pelo sentido de ter. Eu tenho, eu quero. Quero o quê? Por quê? Pra quê?

SALADA
° Os transportes alternativos são tantos, que se atrapalham na periferia da capital paraense. O problema é que, à noite, eles desaparecem, assim como, os ônibus.
° Proprietários das linhas convencionais reclamam da concorrência e dizem que ninguém pode lhes obrigar a colocar veículos tarde da noite para trafegar na periferia, a menos que obriguem os donos de vans, que trabalham conforme suas convenências.
° Quem sai perdendo mesmo é o usuário e ninguém toma providências.
° Quem mora no bairro do Jaderlândia passa verdadeiras agruras, pois os ônibus trafegam superlotados e custam a passar, muitas vezes, até, com mos motoristas “queimando” paradas.
° Amaro Klautau terá de governar o ingovernável. Falo de Clube falido do Remo, com todas as irregularidades que se possa imaginar.
° O Paissandu não está muito diferente. A diferença é que o Papão está na enfermaria e o Remo, na UTI.
° Simão Jatene deverá mesmo concorrer ao governo do Estado em 2010, porém, não existe coligação nem esquema montado para o Senado com o PMDB.
° No PMDB fala-se em Jader Barbalho para o Senado, mas, também, sabe-se que tem outros deputados federais querendo a mesma vaga. É possível que JB abra mão e continue concorrendo ao cargo de deputado federal, pois, no Senado, é muito arriscado.
° Alguns prefeitos que perderam as eleições em outubro passado estão tentando “enrolar” os prefeitos eleitos no que diz respeito a transição. Muitos dos prefeitos eleitos estão com a pulga atrás da orelha e se preparando para recorrerem a Brasília, caso encontrem a casa desarrumada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá