Sudão investiga causa do desastre com Airbus que explodiu deixando 29 vítimas

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Imagem do Airbus A-300 em chamas após pousar com 200 pessoas a bordo no aeroporto de Cartum, no Sudão
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Funcionários da Aeronáutica observam os destroços e resgate dos corpos das vítimas do Airbus

Colaboração para a Folha Online

Oficiais de defesa civil sudaneses trabalham nesta quarta-feira para determinar as causa do acidente aéreo em Cartum, capital do país, que deixou ao menos 29 mortos na noite de ontem.
Nesta manhã, o fogo foi completamente apagado e os investigadores avaliam os restos da aeronave para determinar as causas do acidente. As informações foram divulgadas pela porta-voz da polícia, Mohammed Abdel Majid al-Tayeb, citada pela agência local Suna.
Moradores da cidade disseram que houve uma tempestade na capital durante o pouso do Airbus-A310 da Sudan Airways, vindo de Amã, na Jordânia, com 203 passageiros e 14 tripulantes. No pouso, o avião explodiu e pegou fogo.
Outros 171 passageiros conseguiram escapar e 14 pessoas ainda estão desaparecidas, segundo o porta-voz da autoridade de aviação do Sudão, Abdel Hafez Abdel Rahim Mahmoud. Até a noite de ontem, 28 mortes haviam sido confirmadas.

TIME DE RESGATE EXAMINA DESTROÇOS DO AVIÃO
A Airbus afirmou em comunicado que enviará um time de especialistas para Cartum para ajudar nas investigações. Ela disse que o avião envolvido no acidente tinha 18 anos e era operado pela Sudan Airways desde setembro.
O Escritório de Análises e Inquérito da França (BEA) também participa das investigações já que a aeronave foi construída por uma empresa francesa.
O aeroporto de Cartum reabriu às 12h (6h em Brasília) desta quarta-feira.
O avião parece ter desviado de sua rota após tentar aterrissar no Aeroporto Internacional de Cartum, seguido de várias explosões e o fogo que dominou rapidamente a aeronave, segundo relatos do repórter da agência de notícias internacional Associated Press, presente no local.
A televisão estatal sudanesa inicialmente relatou que mais de cem pessoas haviam morrido. Eles mostraram imagens do fogo que consumiu rapidamente a fuselagem e o trabalho dos bombeiros para conter as chamas. Ambulâncias e caminhões de bombeiros chegaram rapidamente ao aeroporto e a imprensa foi mantida longe.
Uma tempestade de areia atingiu à área com ventos de 36 km/h entre 2h e 3h locais (20h e 21h em Brasília) e uma tempestade com ventos fortes atingiu o aeroporto na hora do acidente, perto de 21h (15h em Brasília), segundo Elaine Yang, meteorologista da Weather Underground, empresa privada de meteorologia.
Mas a influência do mau tempo no acidente aéreo inspira opiniões diversas. Para o chefe da polícia sudanesa, Mohammad Najib, as tempestades "fizeram o avião cair na aterrissagem, dividir-se em dois e pegar fogo".
Já Youssef Ibrahim, diretor do aeroporto de Cartum, falou à TV sudanesa que o avião "pousou de maneira segura" e afirmou que o piloto estava conversando normalmente com a torre de controle quando o acidente aconteceu.
"Um dos motores [do avião] explodiu e o avião pegou fogo", disse Ibrahim. Ele afirmou que problemas técnicos foram a causa do acidente.

RELATOS
Um sobrevivente disse que o avião tentou pousar em Cartum, "mas então o capitão disse que não poderia aterrissar devido ao tempo".
Ele disse que o avião voou então à cidade de Port Sudan antes de retornar a Cartum uma hora depois. "Quando o piloto tentou pousar, houve uma batida", disse o passageiro à TV sudanesa.
Outro sobrevivente, Al Haj Bashir, disse que o pouso em Cartum "não foi normal" e que houve "uma explosão na asa direita" dois ou três minutos depois da aterrissagem.
Um porta-voz da autoridade de aviação disse que o piloto ficou levemente ferido e que apenas um tripulante não foi encontrado com vida.
"A tarefa de contar os sobreviventes está complicada pois no alarde e confusão eles dispersaram e alguns deles deixaram a área do aeroporto", disse o porta-voz.
A atendente de vôo Sarrah Faisal, em uma maca e usando colar cervical, disse à TV sudanesa, com a voz vacilante: "Graças a deus conseguimos tirar todos os passageiros", sem dar mais detalhes.

HISTÓRICO
O Sudão tem um vasto histórico de acidentes de avião. Em maio, um avião caiu em uma área remota do sul, matando 24 pessoas, incluindo autoridades do governo sudanês.
Em julho de 2003, um boeing 737 da Sudan Airways que ia de Port Sudan a Cartum caiu logo após levantar vôo, matando todas as 115 pessoas a bordo.
Após o acidente de 2003, as autoridades sudanesas culparam sanções que restringem a importação de peças vitais de aviões. O Departamento de Estado dos EUA disse que não havia nenhuma restrição sobre peças necessárias para a segurança da aviação.
Em 1997, o então presidente do EUA Bill Clinton (1993-2000) emitiu uma ordem executiva proibindo exportação de bens e tecnologia ao Sudão devido ao "apoio do país africano ao terrorismo internacional, esforços para desestabilizar governos vizinhos e violação dos direitos humanos".
Em Washington, o embaixador sudanês John Ukec Lueth Ukec disse que o acidente desta terça será investigado. "Descobriremos o que deu errado, se foi uma questão técnica ou um erro humano".
O Airbus A310 é um avião de dois motores, usado por diversas companhias pelo mundo. Normalmente com 220 assentos, é uma versão menor do A300.

CRONOLOGIA DE ACIDENTES AÉREOS NA ÁFRICA
2008
Um avião de passageiros explodiu ontem, terça-feira, 10/06, após aterrissar no aeroporto de Cartum, no Sudão, matando ao menos cem pessoas, de acordo com emissoras de TV sudanesas. Segundo informações iniciais, cerca de 200 passageiros estavam a bordo.
15 de abril: uma aeronave DC-9 da Hewa Bora Airways cai após abortar sua decolagem de Goma, no leste da República Democrática do Congo. Ao menos 40 pessoas são mortas e outras 50 ficam seriamente feridas.
2007
4 de outubro: uma aeronave Antonov 26 cai em um barro residencial em Kinshasa, no Congo, provocando a morte de ao menos 25 pessoas.
7 de setembro: um incêndio em uma aeronave Antonov 12 mata oito pessoas na República Democrática do Congo.
26 de agosto: 14 pessoas morrem quando uma Antonov 12 cai na região leste de Katanga, no Congo. A máquina estaria voando com 3 toneladas além da capacidade recomendada.
5 de maio: 114 pessoas são mortas a bordo de um Boeing 737 da Kenya Airways, após a queda do avião durante sua decolagem sob chuva torrencial em Douala, República dos Camarões.
2006
3 de agosto: uma Antonov 28 se choca contra uma montanha no leste do Congo, os 14 passageiros e os três tripulantes ucranianos morrem.
7 de julho: cinco pessoas morrem quando uma Antonov se choca contra uma montanha no leste do Congo.
27 de abril: um avião de carga que transportava equipamento de telecomunicações cai no leste do Congo e oito passageiros morrem, além dos tripulantes.
2005
10 de dezembro: uma aeronave nigeriana DC-9 com 110 passageiros a bordo faz aterrissagem mal sucedida. Apenas quatro pessoas sobreviveram.
22 de outubro: um Boeing 737 da companhia nigeriana Bellview Arlines com 111 passageiros e seis membros da tripulação cai ao norte de Lagos logo após decolar. Todas as pessoas que estavam a bordo foram mortas.
4 de outubro: uma Antonov 12 que transportava 100 militares congoleses cai no leste do Congo. Dois soldados morrem e cinco ficam feridos com gravidade.
5 de setembro: um avião de carga atinge uma palmeira quando tenta aterrissar na cidade de Isori, no leste do Congo, ao todo, sete pessoas morrem em conseqüência do acidente.
25 de maio: uma Antonov cai logo após decolagem nas proximidades de Bunyakiri, uma vila no leste do Congo e 26 pessoas morrem.
5 de maio: uma Antonov 26 atinge uma copa de uma árvore durante sua aterrissagem na cidade de Kisangani e bate no chão, matando 10 das 11 pessoas que estavam a bordo.
2003
25 de dezembro: um Boeing 727 a Beirute se choca com um edifício na República do Benin (África ocidental) após a decolagem e mergulha no oceano Atlântico, matando 111 passageiros e tripulantes. Vinte e dois sobreviveram.
29 de novembro: um avião militar cai em um mercado na cidade de Boende e mata 13 pessoas que estavam fora da aeronave, além de 20 dos 24 que eram transportados.
8 de julho: um Boeing 737 cai logo após decolar no Sudão. 104 passageiros e 11 membros da tripulação morrem. Uma criança sobrevive.
8 de maio: a porta traseira de um avião de carga abre a 10 mil metros de altura e mais de cem pessoas morrem em decorrência do acidente.
6 de março: um Boeing 737-200 cai logo após decolar, no aeroporto de Tamanrasset, na Argélia, e mata 103 pessoas.
2002
4 de maio: uma aeronave da EAS Airlines cai no norte da Nigéria, matando ao menos 148 pessoas: 75 passageiros e 73 pessoas que estavam em terra.
2001
14 de dezembro: seis pessoas, incluindo rebeldes, morrem quando uma aeronave LET 410 cai no noroeste do Congo.
23 de agosto: uma aeronave Antonov 28, de propriedade da Agefreco Air, perde poder e cai no leste do Congo. Quatro pessoas morrem.
2000
12 de agosto: um avião carregando 21 pessoas e seis tripulantes cai após apresentar problemas técnicos da cidade de Tshikapapa. 13 corpos são recuperados da carcaça do avião e outros nunca foram encontrados.
20 de abril: seis ruandeses e quatro russos morrem quando o avião em que estavam cai no sul do Congo.
30 de janeiro: um Airbus A-310 da Kenya Airways cai no oceano logo após decolar da Costa do Marfim, matando 169 das 179 pessoas que estavam a bordo.
1999
8 de fevereiro: um avião privado alugado pelo Exército para levar suprimentos ao noroeste do Congo cai logo após a decolagem. As oito pessoas a bordo morrem.
1997
12 de setembro: um avião com 20 pessoas que iam para um encontro religioso cai nas montanhas Minembwe. Todos a bordo morrem.
6 de junho: um avião de passageiros cai na cidade Irumi, no noroeste do Congo e as 30 pessoas a bordo morrem.
1996
23 de novembro: um boeing 767 da Ethiopian Airlines cai no oceano perto das ilhas Comores (África oriental) e deixa 125 mortos.
8 de janeiro: uma Antonov 32 cai após a decolagem do aeroporto de Kinshasa, passando por uma rua movimentada e termina por atingir uma feira livre. Ao todo, 300 pessoas morrem.

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