Comunidade de Marudá festeja o 21º Círio de Nossa Senhora das Graças

A vila pesqueira de Marudanópolis, município de Marapanim, a 160 quilômetros de Belém, no nordeste do Pará, viverá, nesse domingo, 9, o 21º Círio de Nossa Senhora das Graças, tradição que já faz parte do calendário de eventos da Diocese de Castanhal. “Como discípulos missionários, povo que caminha com Nossa Senhora das Graças em comunhão” é o tema da festividade deste ano escolhido pelo pároco de Marapanim, Padre Ricardo Botelho, que lembra em sua mensagem ser Marudá “terra hospitaleira, dos ecos dos carimbos, das crianças, dos jovens e moças bonitas, dos senhores e senhoras que com suas danças e rebolados, fazem do carimbo adeptos de todos os povos, raças e nações”.
Neste ano, a festividade se iniciará nesta sexta-feira, 7, quando acontece o encontro das imagens dos setores onde foram feitas peregrinações, no chamado “Círio das Mulheres”, cuja concentração ocorre na Caixa d´Água, na entrada da vila.
No sábado, haverá a trasladação da imagem de Nossa Senhora das Graças para a capela Nossa Senhora Auxiliadora, de onde sairá a procissão do Círio no domingo, a partir das 8h.
De acordo com a diretoria da festa, a programação religiosa está bem movimentada, com o Círio dos Homens, Círio Rodoviário, Círio dos Estudantes e Funcionários Públicos, Círio das Crianças e a XV Corrida do Círio, no sábado. Em cada noite, será trabalhado um sub-tema que acompanha o tema central da programação que irá encerrar com missa solene na Igreja de Nossa Senhora das Graças, no domingo, 16. Nesse dia, ao final da festividade com arraial onde tem barracas para venda de comidas típicas da região do salgado paraense, além de artigos religiosos, será feito o sorteio dos programas com a distribuição de diversos brindes ofertados pela comunidade marudaense, assim como, pelos comerciantes patrocinadores do evento que espera reunir aproximadamente cinco mil pessoas durante toda a programação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá