O dono do pedaço na AL

ROBERTO BARBOSA
Quando se fala em dois PMDBs no no Brasil, um que é situação, sempre situação, e outro que é oposição ou centro-esquerda, não se está falando de Estado do Pará, onde, especificamente, o deputado federal Jader Barbalho manda e desmanda sempre. Todavia, aqui, o Partido do Movimento Democrático Brasileiro, que enfrentou Arena e PDS, destroçando-os, tem várias dissidências, apesar de que, no final, todas convergem para a palavra final do cacife do partido que realmente é o dono do pedaço.
Jader Barbalho não fez, mas colaborou e muito para que a governadora Ana Júlia Carepa sentasse na cadeira do comando executivo do Estado e hoje é sua maior sombra. Entre os acordos feitos – acordos políticos, seja bem dito! – está a presidência da Assembléia Legislativa, onde o deputado colocou seu amigo Domingos Juvenil.
Agora, está se aproximando a eleição de uma nova mesa diretora, onde Martinho Carmona, que já foi presidente da Casa, quer voltar ao comando e diz ter o apoio incondicional de Barbalho.
Ana Júlia Carepa, que deverá ter uma reunião com alguns deputados estaduais da base aliada, os quais tentarão formalizar uma terceira candidatura, bem que gostaria de estar em outra situação e apoiar alguém a ela ligado para a AL. Todavia, deverá esperar pelo que Barbalho irá dizer e manter-se neutra na história.
O que se comenta nos corredores da AL, é que Martinho Carmona teria a simpatia de Barbalho, porém, o deputado federal não pretende dizer isso abertamente, pois não pode quebrar os acordos e a amizade de longos anos com Domingos Juvenil que, deste modo, deverá ser reeleito presidente da Casa.
Qualquer que seja a definição de Jader Barbalho, esta será acatada por Ana Júlia, que não quer viver sob sua sombra, porém, espera o apoio do federal para concorrer à reeleição em 2010.

SALADA
° Mais uma tragédia nas estradas paraenses quando, no último final de semana, dois ônibus se chocaram e seis pessoas morreram entre Abaetetuba e Barcarena.
° São vários os motoristas que estão dirigindo com alto índice de inexperiência e imprudência não apenas em nossas estradas, como também, nas cidades.
° Eu mesmo, com a ajuda de Deus, escapei de dois acidentes distintos no sábado de manhã, na Rodovia BR-316, em Ananindeua.
° Ainda era cedo e o trânsito, sem motivos aparentes, já estava congestionado.
° Uma mulher, pilotando uma motocicleta, saiu do retorno e atravessou na minha frente. Foi por pouco.
° Depois, um ônibus de transporte alternativo, saiu da pista e passou na minha frente. Se eu não fosse motorista experiente, teria batido. Ele, porém, acabou se chocando com um microônibus.
° Faz muitos anos que eu venho mostrando em reportagens que Belém está na rota internacional do tráfico de entorpecentes a partir de nossos portos, sobretudo, na periferia da cidade.
° Mas, a apreensão ocorrida de cocaína no último final de semana, mostrou que os traficantes estão mesmo abusados, ancorando com drogas em pleno centro da cidade.
° Enquanto deputados discutem entre si sobre quem irá comandar a Assembléia Legislativa no próximo ano, deveriam, também, tratar de pôr em ordem a pauta de votações que estava parada por causa das eleições municipais.
° Cemitérios de Belém mostraram-se bastante abandonados pelo poder público municipal no último dia de Finados.
° Abandono mais visível estava nas necrópoles de Santa Isabel e São Jorge.
° Aliás, o medo maior era com relação aos assaltos. Bandidos estavam à espreita nos cemitérios de Belém não apenas no domingo de Finados, como em todo o final de semana.
° Segundo se comentava no cemitério de Santa Isabel, houve muitas ocorrências de assaltos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá