Juiz aprova liberdade de expressão

ROBERTO BARBOSA

A decisão do juiz da 2ª Vara da Fazenda de Belém, Marco Antônio Castelo Branco, de negar a liminar pedida em Ação Cível Pública, a publicação de fotos de vítimas da violência pelos jornais paraenses foi da mais sábia, afinal, a Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos, a Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos e a República de Emanús, estavam cometendo um equívoco, pois, não é a imprensa que incita à violência, mas sim, a ausência do poder público. Por que, por exemplo, não se interpõe uma ação do mesmo jeito contra o Estado para impedir que meninos e meninas de rua usem a cola de sapateiro pelas ruas das cidades paraenses?
Seria muito mais fácil “aparecer” mexendo-se com a imprensa.
Sou contra, e não apenas por pertencer à imprensa, mas por saber que as imagens mostram a violência em jornalismo simples, informativo, alertando a sociedade para os perigos do mundo e mostrando ao poder público, os pontos onde ela, a violência, deve ser combatida, o que não acontece, daí os homicídios em grande escala na região metropolitana, e em bairros da periferia, principalmente Barreiro, Sacramenta, Cremação, Jurunas, Guamá e Terra Firme.
Castelo Branco lembra que a pessoa que se sente prejudicada, pode buscar seus direitos e processar os jornais na Justiça, assim como, que a educação começa a partir de casa. Deste modo, quem compra o jornal, deve ter a consciência de preservar os próprios filhos, posto que a leitura de jornais não é compulsória.
Agora, usar a Justiça para fazer retornar a censura, isto não é atitude de povo que quer ser democrático. E se deve lembrar que, em muitos caos, as investigações feitas pelos jornalistas, levam a Polícia a elucidar casos que pareciam insolúveis. Já aconteceu muitas vezes e, certamente, continuará a ocorrer enquanto a imprensa gozar de sua liberdade para informar e bem formar o povo, já que jornal também é cultura.

SALADA

° Meu Deus, como tem gente invejosa neste mundo, tentando puxar o tapete dos outros. Isto acontece em todos os setores e, na imprensa, não é diferente.
° O que existe de jornalista mau caráter não está escrito em nenhum calendário.
° É repugnante dizer isto, mas, a verdade é para ser dita, doa a quem doer.
° O Clube do Remo não está vivendo um clima de falência. O Clube do Remo está falido.
° Nosso presidente da República continua abrindo a boca para dizer besteiras. Pior, é que seu conceito ainda é alto.
° Observa-se uma mudança no clima de Belém. Durante o dia, ar quente e seco, com temperaturas bastante elevadas. De madrugada, frio total, com temperaturas baixando a níveis nunca antes vistos por estas bandas.
° A maioria das pessoas que estão promovendo confusões na sede do Ibama, em Paragominas, não é natural do Estado do Pará. São migrantes de outras regiões brasileiras que querem explorar a Amazônia impondo um ritmo de bala, daí o episódio que estamos acompanhando e que foi manchete de vários jornais do Estado, ontem.
° Já exploraram tudo por lá. Agora, querem acabar o que ainda temos.
° Propagandas enganosas pela televisão estão sendo veiculadas de forma descarada, principalmente, dos setores que dizem emprestar dinheiro. Cuidado com essas arapucas, pois os juros são perversos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá