Belém elogiada durante o FSM

ROBERTO BARBOSA

A capital paraense, Belém do Pará, “Cidade das Mangueiras” ou “Metrópole da Amazônia”, que bateu Quito, no Equador, e Manaus, no Amazonas, para sediar o Fórum Social Mundial, encerrado domingo passado, cumpriu com sua missão e não fez feio como muitos desejavam por meras querelas políticas. As cerca de 150 mil pessoas de todo o Brasil e de todos os continentes que aqui estacionaram, encontraram uma cidade receptiva, com costumes e cultura agradáveis, assim como, um povo hospitaleiro.
Tão propalada anteriormente, a falta de infra-estrutura hoteleira e de transportes foi superada e o evento, deste modo, foi desenvolvido com toda a sua plenitude no Hangar Centro de Convenções do Estado, e universidade federal do Pará e Rural. Belém provou, assim, que o mundo, realmente, é possível sim, quando o homem quer fazer, quando o homem quer realizar.
Não obstante os problemas de violência que existem em todas as grandes cidades, seja São Paulo, Rio, Nova Iorque ou Tóquio, em Belém, não ocorreu nem um assassinato tendo como vítima alguém envolvido com o FSM. Também não foram jogadas bombas nem ocorreu qualquer atentado suicida, embora houvesse, aqui, a presença de representantes de países em conflito, que poderiam, por assim dizer, ser vítimas desses infelizes fanáticos.
Belém tem um clima quente e úmido, mas, neste mês, a temperatura mais elevada chegou a 35 graus e a mais baixa, a 23 graus, portanto, muito agradável não apenas para nós, belenenses da gema, como para nossos convidados. A cidade foi maquiada para sediar o evento? Claro que sim! Qual a mulher que não se prepara para a festa? Está errado?
O que importa, mesmo, fora dessa falação toda, é o resultado do evento, para quê serviu, o quê irá sair de positivo, o quê vai ajudar na transformação do mundo. Falou-se que não houve uma carta final. Todavia, a coordenação do FSM garante que as conclusões tiradas serão levadas a novos debates na Organização das Nações Unidas, aos governos e povos do mundo inteiro. Isso é interessante, porque, se não se tira cem por cento, mas alguma semente irá fertilizar em alguma terra boa. Tenho certeza que as pessoas que participaram do Fórum, souberam aproveitar tudo o que viram e ouviram, bem como, poderão levar um pouco da nossa cultura e das esperanças de um mundo menos violento e com menos crimes contra as crianças, contra a juventude, contra os idosos; enfim, contra a humanidade.

SALADA
° Depois de realizado o Fórum Social Mundial, não foram poucas as fofocas não apenas nos meandros políticos do Estado do Pará, como também, no Aeroporto Internacional de Belém, onde companhias aéreas como Tam e Gol foram flagradas pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) na prática de vendas de passagens acima de sua capacidade de assentos nos aviões.
° Um grupo prejudicado de Belo Horizonte fez valer a portaria da Anac e acabou hospedado no Hilton Hotel com direito a jantar e transporte de ida e volta para o Aeroporto.
° Se não soubesse se mexer, o grupo permaneceria no Aeroporto até a madrugada de ontem, quando sairia o próximo vôo com destino à capital mineira.
° Aliás, em Belo Horizonte, o povo fuma demais, bebe muito café e lancha bastante. Enquanto em Belém há um fumante para cada dez pessoas, em BH, há um não fumante para cada dez fumantes.
° Ana Júlia Carepa, governadora do Estado, ontem, durante entrevista a um programa de TV, indiretamente, confirmou seu apoio ao prefeito Duciomar Costa, bem como, criticou o ex-deputado José Priante, que concorreu com Duciomar à Prefeitura de Belém, no ano passado.
° Aliás, Duciomar, na Justiça, venceu na queda de braço com a associação dos moradores da Avenida 25 de Setembro e agora já tem o aval para abrir a pista que era em forma de zig-zag, dificultando o trânsito no local.
° A 25 de Setembro será aberta ao trânsito em linha reta de São Braz à Travessa Lomas Valentinas, prosseguindo, assim, até à Avenida Dr. Freitas.
° A determinação da Justiça dá prazo para a PMB abrir a avenida, mas eu acredito que ainda vai haver muita confusão, porque o morador da área não aceita a abertura da rua, preferindo-a, claro, do jeito que está.
° Todavia, em alguns locais da 25 de Setembro, o que se observa é acúmulo de lixo, promiscuidade em função de bares e muito abuso ao que se chama código de postura do município.
° Estou de volta ao espaço, depois de longa viagem profissional, na qual atravessei o Brasil de Belém ao Rio Grande do Sul, esticando, ainda, pelo Paraguai, Argentina, Uruguai e Chile.
° Registro, com carinho, a felicidade de ter conhecido minha sobrinha Giovanna Louise, filha de minha irmã, Fátima do Socorro, no Rio de Janeiro, onde estive há duas semanas.
° Não vejo com bons olhos a idéia da diretoria da festa descartar, definitivamente, o Arraial de Nazaré, a parte profana da festa que, com certeza, reúne mais pessoas que dentro da Basílica Santuário, o que é um fato.
° A festa irá perder em muito, assim como, o Estado e a capital paraense, pois diminuirá em grande escala a circulação de moeda.
° Ainda vou me reportar sobre o assunto, em feedback, mas garanto que o arraial está arraigado com as tradições cirianas e que, acabar com ele, pode ser um tiro no pé.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá