O retrato do PMDB feito por um senador

ROBERTO BARBOSA

Quando houve a abertura política no Brasil e o PMDB passou por uma metamorfose, final da década de 70, início dos anos 80, várias facções se desmembraram para se abrigarem em novos partidos como o PT, PDT, PTB, PCdoB, PCB, etc, etc, etc. Mesmo assim, o ex-Movimento Democrático Brasileiro, que fazia oposição à Aliança Renovadora Nacional-Arena de João Baptista de Oliveira Figueiredo e Jarbas Passarinho – Alacid Nunes saía para a Frente Liberal, depois PFL e agora Democratas, - continuava forte, como partido de oposição, daí a eleição de Jader Barbalho, no Pará, para governar o Estado, e, depois, de Tancredo Neves, para governar o Brasil ao fim do regime militar.
Tancredo não assumiu o cargo, pois veio a morrer no dia de Tiradentes, em 1984, ficando como uma espécie de Mártir da Nova República. Em seu lugar, assumia a presidência da República o agora todo-poderoso do Senado, José Sarney, que está no PMDB e foi criticado pelo senador Jarbas Vasconcelos, assim como o ex-presidente da casa e líder Renan Calheiros.
Desde então, o PMDB ficou fazendo sombra ao poder, mas com poder de mando, com poder de barganha. Por isso, apoiou José Sarney – tanto que ele migrou para esse partido há alguns anos. Hoje, o partido tem as presidências da Câmara Federal e do Senado, assim também como, diversos governos estaduais. E governou com Fernando Collor de Melo (mais tarde derrubado com o também apoio do PMDB de Ulysses Guimarães), Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso e agora com Lula que, nas campanhas eleitorais, não teve apoio dos peemedebistas, já que estava em mais uma tentativa de chegar à presidência, mas o PSDB tinha a máquina.
Somente no Pará o PMDB de Jader Barbalho não dava apoio à candidatura peessedebista de Almir Gabriel, dado o rompimento político dos dois caciques partidários, embora tenha apoiado FHC e, depois, o então candidato José Serra. Não deu Serra, deu Lula. Para onde foi o PMDB? Para a base de sustentação do governo do PT com o qual está governando até hoje, não importa de que forma.
E Jader apoiou por completo Ana Júlia Carepa, ao ver que seu candidato ao governo do Estado, José Priante, não pontuaria. O PMDB, no Pará, governa com Ana Júlia, assim como com Duciomar Costa na Prefeitura de Belém.
Jarbas Vasconcelos não será expulso do PMDB. Ele retratou com fidelidade o que pensa, mas o comando do partido está mobilizando, agora, o chamado “baixo clero” para rebater o poderoso mas isolado senador. O partido está desmoralizado, mas quer abafar, como sempre, a crise.
Não se trata, em si, de fazer críticas ao PMDB, a este ou aquele membro, pois também sou filiado ao partido, mas, de expressar o que vem ocorrendo desde a metamorfose do MDB histórico, que nada tem a ver com o partido de hoje. A democracia existe para isso, inclusive para se lavar a roupa suja.

SALADA
° Chuvas que tem castigado Belém mostram o quanto a cidade continua sem estrutura para grandes águas.
° Ruas do centro da capital ficam intransitáveis com qualquer chuva mais forte.
° E as previsões são de muitas chuvas nos próximos dois meses, inclusive durante o Carnaval, nesse fim de semana que se aproxima.
° A reforma da Escola Estadual de Ensino Fundamental Pedro Marques Mesquita, no Jardim Sideral, que deveria ter entrado em reforma em novembro do ano passado, parece que somente agora terá as obras iniciadas.
° O resultado é que, as aulas que deveriam ter iniciado ontem, não tem previsão para começarem, embora os estudantes estejam todos matriculados.
° Ninguém sabe os motivos por que a reforma não aconteceu no período que o prédio ficou paralisado para as obras.
° Termina, em maio, a quarta etapa das obras de restauração da Igreja de Sant’Ana da Campina, no bairro do Comércio.
° Segundo uma fonte da empresa que cuida da restauração, toda a parte interna do templo estará concluída.
° A fonte não sabe se será feita uma nova licitação para a pintura externa do templo arquitetado por Antonio José Landi.
° Também não existem informações se o templo seria reaberto assim mesmo pela Arquidiocese de Belém com apoio do Instituto Nacional do Patrimônio Histórico – Iphan.
° Se depender do pároco de Sant’Ana, Padre Antonio Beltrão, a igreja seria aberta imediatamente.
° Hoje, os ofícios religiosos tem se realizado na capela do Colégio Santo Antonio.
° Acontece hoje, às 19h, na Igreja de São Raimundo Nonato, no bairro do Telégrafo, a missa de 7º Dia de falecimento da professora, teóloga, missionária e funcionária pública da Secretaria Estadual de Pesca, Sandra Maria da Silva.
° Já existe um projeto de batizar com o nome de Sandra Maria Silva o auditório da Secretaria de Pesca, homenagem de todos os seus colegas de trabalho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá