Roma anuncia saída de Dom Orani de Belém

ROBERTO BARBOSA

O Vaticano anunciou ao meio-dia de hoje, horário local, a transferencia do Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Orani João Tempesta, para assumir a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro já em abril. Roma ainda não informou quem será o novo arcebispo da capital paraense nem se Dom Orani será nomeado cardeal arcebispo da capital carioca.
Na manhã de hoje, às 9h, Dom Orani deverá conceder entrevista coletiva na Cúria Metropolitana de Belém, ocasião em que falará sobre o assunto, mas, segundo o coordenador da Pastoral da Comunicação, José Severo de Souza, que conversou comigo há pouco, ele chorou bastante, pois tinha planos de profunda evangelização na Amazônia.
Dom Orani irá substituir o arcebispo Dom Eusébio Oscar Sheid, de 76 anos, que renunciou ao cargo em função da idade, conforme prevê o Código Canônico.

DADOS
Com 58 anos, Dom Orani João Tempesta é natural de São José do Rio Pardo, interior paulista. Ordenou-se presbítero em 1974 pela ordem Cisteciense e em 1997 era nomeado bispo de São José do Rio Preto pelo Papa João Paulo II. Em 2004, ele era nomeado Arcebispo Metropolitano de Belém, substituindo o Arcebispo Dom Vicente Joaquim Zico, que renunciou ao cargo em função da idade avançada.
Além de Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Orani João Tempesta ocupa altas funções junto à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Ele é vice-presidente do Regional Norte II, e presidente, pela segunda vez, da Comissão Episcopal Pastoral para Educação, Cultura e Comunicação da CNBB.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá