Crise enfia faca no Brasil

ROBERTO BARBOSA

Quando a crise econômica mundial estourou em todo o mundo, a partir dos Estados Unidos e Europa, o presidente brasileiro Luís Inácio Lula da Silva falou que o Brasil não seria atingido, pois nossa economia estava calçada de forma sólida e segura. Ele até estimulou a população a não parar de consumir, para que a moeda continuasse circulando e, deste modo, a economia em movimento permanente.
Naquela época, a recessão já dava sinais, com demissões em todos os setores e pouca geração de postos de serviço – exceto no comércio, em função das vendas para festas de fim de ano.
O ano novo chegou e a crise começou a dar pontadas na economia brasileira. Hoje, a previsão é de que o crescimento do Produto Interno Bruto fique com uma baixa entre 2.5 e 3 pontos percentuais, como afirmam alguns economistas.
Para se ter uma idéia da situação em que se encontra a economia brasileira, a recessão já estimula alguns setores do comércio a investirem em uma espécie de seguro contra o desemprego. Ou seja, se o cidadão adquirir um produto e ficar desempregado depois, terá o bem quitado imediatamente em função desse seguro que consiste em pagar um valor a mais pelo preço final do produto, já embutidos os juros e todas as taxas previstas no emaranhado sistema de mercado brasileiro.
É lógico que este tipo de negócio ainda não se estendeu para bens de alto valor, como imóveis e veículos, mas já chega às confecções e eletro-eletrônicos, para se ter uma idéia do que está acontecendo.
Segundo especialistas em economia e mercado financeiro, esses números a serem anunciados hoje são drásticos para a economia brasileira e irão colocar um freio nos investimentos em todos os setores, o que significa mais e mais recessão, aumento da taxa de desemprego e desembolso de verbas para a cobertura do seguro-desemprego que aumentou de parcelas.
Quem tem seu emprego, que se cuide. Está na hora de apertar as contas e diminuir os supérfluos, as saídas aos fins de semana.

SALADA
° Recrudescem os números de homicídios na capital e zona metropolitana. Vários desses crimes são atribuídos ao tráfico de drogas.
° Politicamente acabou a vida do deputado estadual Luiz Sefer. Todavia, rico como ele é, vai recomeçar sua vida por aí, ciente da impunidade, tanto que já se livrou do decreto de prisão solicitado pelo Ministério Público Estadual.
° Havia comentários, no final de semana, que Sefer seria resguardado em seu mandato por seus pares, todavia, há indícios de que ele será cassado, porque seu partido, o DEM, tem planos para colocar alguém em seu lugar.
° Câmara de Vereadores de Belém presta homenagem às mulheres em sessão especial que será realizada nessa quinta-feira, 12, a partir das 9h.
° Homenageadas receberão comendas alusivas ao Dia Internacional da Mulher, ocorrido no domingo passado.
° Trânsito em Belém está cada vez mais caótico. Especialistas dizem que há, a cada dia que passa, cada vez mais péssimos motoristas e que são esses que causam toda essa confusão nas ruas da cidade.
° O resultado é o alto índice de acidentes com carros, alguns com vítimas.
° Kit escolar do Governo do Estado vai passar por uma investigação por suspeita de superfaturamento. O caso está afeto ao Ministério Público Federal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri