Está tudo contaminado

ROBERTO BARBOSA

Na semana passada, uma reportagem na televisão mostrou o quanto existe de falta de higiene nos alimentos que são comercializados pelos restaurantes e lanchonetes por todo o Brasil. Felizmente que Belém não foi focada, porque aqui, a coisa não é sopa. Aliás, na sopa, já vi barata e rabo de rato.
Uma vez, pedi, em um afamado restaurante, um filé a cavalo. Estava uma delícia. Bem no final, eis que havia, entre o molho, os restos mortais de uma barata. O garçon riu e só disse "esse pessoal é ralado". Como eu era novo, deixei a coisa passar e, assim como eu, milhões de pessoas.
Realmente tem muita porcaria sendo servida para as pessoas que, em decorrência, adoecem do bolso, porque são produtos caríssimos, e da saúde, porque acabam se contaminando por essas coisas que colocam em seus organismos, crentes de que estão comendo do bom e do melhor.
Acho que, do bom e do melhor - se esquecer-se a qualidade da água das torneiras -, só se come mesmo em casa, ainda que seja um simples feijão com arroz, farinha e ovo frito.

QUE COISA!
E fiquei imaginando. O que é que não está contaminado, minha gente? Nos hospitais, onde a limpeza é uma exigência, uma regra fundamental, é onde ocorrem as infecções hospitalares que já levou à morte até o falecido presidente da República Tancredo Neves.
Uma pesquisa mostrou recentemente que muitas pessoas adquirem doenças infecciosas a partir da água que chega em suas torneiras em casa. E, detalhe, é na pia que está o maior índice de bactérias.
Mas não é só nas nossas casas, nos hospitais ou no sistema de esgoto que se vê ambiente plenamente poluído, contaminado. Nas casas legislativas de Brasília, dos Estados e dos municípios; nos governos como um todo, há uma podridão sem igual e que ajuda a contaminar todo o resto, não é não?
Olhem agora o que está acontecendo na Câmara Municipal de Belém. Situação e oposição estão às turras. O prefeito Duciomar Costa, não se sabe por quais mecanismos, conseguiu driblar a oposição e aprovou uma isenção imensa de impostos para as empresas de transportes coletivos, fazendo com que muitas cifras se evadam dos cofres da prefeitura e que poderiam ser usadas em serviços de melhorias e infra-estruturas, já que nossas ruas são todas esburacadas ou cheias de "costelas de vacas" que estragam nossos carros e provocam acidentes.
Pois bem, esse mesmo prefeito, agora, quer porque quer a privatização do sistema de distribuição de água. Á água ruim da Cosanpa, se a companhia for privatizada, não vai melhorar coisa alguma. A se ver o que aconteceu com a privatização da Celpa por Almir Gabriel. O serviço continua ruim e faltando luz por toda parte. As taxas são caras. O mesmo vai acontecer com a água, cujos preços vão continuar altos, aliás, bem mais altos, porque iniciativa privada quer lucros e não fazer favores, mas, a qualidade... Quem poderá nos garantir que não vamos mais ter água contaminada em nossas torneiras?
Estamos mesmo dominados, como diz a música. Só tem um jeito, mudar toda essa raça que está mandando aí, desde Lula até o mais simples vereador de uma cidadela que não deveria ser nem vila por ser tão pobre com relação à situação de cada habitante.

SALADA
° Registro com pesar o falecimento do companheiro jornalista, repórter cinematográfico Antonio Gouveia Júnior, esposo da jornalista Lenir Sampaio Gouveia.
° Gouveinha foi encontrar-se com seu pai Antonio Gouveia, ex-decano da reportagem policial, com quem tive o prazer de trabalhar no Diário do Pará.
° Na semana passada, o jornalismo já havia perdido o também repórter forense Raul Tadeu, de O Liberal.
° Neste ano, parece que o jornalismo paraense está vivendo seu inferno astral, afinal, também perdemos, recentemente, Raimundo José Pinto, ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Pará - Sinjor.
° Minhas condolências à querida Lenir Sampaio, com quem estive falando nesta manhã, durante o velório de Gouveinha.
° José Sarney conseguiu mesmo sair do foco dos holofotes da imprensa. Pra ele as coisas não foram fáceis, mas, ninguém esqueceu, aqui do lado de fora, as histórias.
° Problemas no pleito eleitoral na Associação dos Delegados de Polícia Civil - Adepol levou à anulação das eleições.
° Concorriam a delegada Rubenita Pimentel, o delegado Luiz Fernandes e o delegado Dilermando, este, da situação, apoiado pelo chefe de Polícia, Raimundo Benassuly.
° Greve dos servidores da Caixa Econômica Federal prossegue em prejuízo aos clientes, muitos dos quais tem jóias no penhor e não sabem operar os sistemas de autoatendimento.
° Consumidores tem denunciado os golpes de esperteza das operadoras de cartões que dizem apresentar serviço de tratamento odontológico. A Ibi Card não presta e já lesou inúmeros consumidores principalmente na capital do Estado do Pará.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri