Está tudo contaminado

ROBERTO BARBOSA

Na semana passada, uma reportagem na televisão mostrou o quanto existe de falta de higiene nos alimentos que são comercializados pelos restaurantes e lanchonetes por todo o Brasil. Felizmente que Belém não foi focada, porque aqui, a coisa não é sopa. Aliás, na sopa, já vi barata e rabo de rato.
Uma vez, pedi, em um afamado restaurante, um filé a cavalo. Estava uma delícia. Bem no final, eis que havia, entre o molho, os restos mortais de uma barata. O garçon riu e só disse "esse pessoal é ralado". Como eu era novo, deixei a coisa passar e, assim como eu, milhões de pessoas.
Realmente tem muita porcaria sendo servida para as pessoas que, em decorrência, adoecem do bolso, porque são produtos caríssimos, e da saúde, porque acabam se contaminando por essas coisas que colocam em seus organismos, crentes de que estão comendo do bom e do melhor.
Acho que, do bom e do melhor - se esquecer-se a qualidade da água das torneiras -, só se come mesmo em casa, ainda que seja um simples feijão com arroz, farinha e ovo frito.

QUE COISA!
E fiquei imaginando. O que é que não está contaminado, minha gente? Nos hospitais, onde a limpeza é uma exigência, uma regra fundamental, é onde ocorrem as infecções hospitalares que já levou à morte até o falecido presidente da República Tancredo Neves.
Uma pesquisa mostrou recentemente que muitas pessoas adquirem doenças infecciosas a partir da água que chega em suas torneiras em casa. E, detalhe, é na pia que está o maior índice de bactérias.
Mas não é só nas nossas casas, nos hospitais ou no sistema de esgoto que se vê ambiente plenamente poluído, contaminado. Nas casas legislativas de Brasília, dos Estados e dos municípios; nos governos como um todo, há uma podridão sem igual e que ajuda a contaminar todo o resto, não é não?
Olhem agora o que está acontecendo na Câmara Municipal de Belém. Situação e oposição estão às turras. O prefeito Duciomar Costa, não se sabe por quais mecanismos, conseguiu driblar a oposição e aprovou uma isenção imensa de impostos para as empresas de transportes coletivos, fazendo com que muitas cifras se evadam dos cofres da prefeitura e que poderiam ser usadas em serviços de melhorias e infra-estruturas, já que nossas ruas são todas esburacadas ou cheias de "costelas de vacas" que estragam nossos carros e provocam acidentes.
Pois bem, esse mesmo prefeito, agora, quer porque quer a privatização do sistema de distribuição de água. Á água ruim da Cosanpa, se a companhia for privatizada, não vai melhorar coisa alguma. A se ver o que aconteceu com a privatização da Celpa por Almir Gabriel. O serviço continua ruim e faltando luz por toda parte. As taxas são caras. O mesmo vai acontecer com a água, cujos preços vão continuar altos, aliás, bem mais altos, porque iniciativa privada quer lucros e não fazer favores, mas, a qualidade... Quem poderá nos garantir que não vamos mais ter água contaminada em nossas torneiras?
Estamos mesmo dominados, como diz a música. Só tem um jeito, mudar toda essa raça que está mandando aí, desde Lula até o mais simples vereador de uma cidadela que não deveria ser nem vila por ser tão pobre com relação à situação de cada habitante.

SALADA
° Registro com pesar o falecimento do companheiro jornalista, repórter cinematográfico Antonio Gouveia Júnior, esposo da jornalista Lenir Sampaio Gouveia.
° Gouveinha foi encontrar-se com seu pai Antonio Gouveia, ex-decano da reportagem policial, com quem tive o prazer de trabalhar no Diário do Pará.
° Na semana passada, o jornalismo já havia perdido o também repórter forense Raul Tadeu, de O Liberal.
° Neste ano, parece que o jornalismo paraense está vivendo seu inferno astral, afinal, também perdemos, recentemente, Raimundo José Pinto, ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Pará - Sinjor.
° Minhas condolências à querida Lenir Sampaio, com quem estive falando nesta manhã, durante o velório de Gouveinha.
° José Sarney conseguiu mesmo sair do foco dos holofotes da imprensa. Pra ele as coisas não foram fáceis, mas, ninguém esqueceu, aqui do lado de fora, as histórias.
° Problemas no pleito eleitoral na Associação dos Delegados de Polícia Civil - Adepol levou à anulação das eleições.
° Concorriam a delegada Rubenita Pimentel, o delegado Luiz Fernandes e o delegado Dilermando, este, da situação, apoiado pelo chefe de Polícia, Raimundo Benassuly.
° Greve dos servidores da Caixa Econômica Federal prossegue em prejuízo aos clientes, muitos dos quais tem jóias no penhor e não sabem operar os sistemas de autoatendimento.
° Consumidores tem denunciado os golpes de esperteza das operadoras de cartões que dizem apresentar serviço de tratamento odontológico. A Ibi Card não presta e já lesou inúmeros consumidores principalmente na capital do Estado do Pará.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleição em Abaetetuba poderá ter um terceiro turno

Pesquisa Exata que mostra liderança de Claudionor para a Prefeitura de Capanema é liberada pelo TRE após tentativa de impugnação

Povo esquecido e abandonado no Tapanã