O feriado do Recírio e dos comerciários

ROBERTO BARBOSA

Quem participou das últimas homenagens à Nossa Senhora de Nazaré pôde perceber, no regresso para casa, que a cidade de Belém do Pará estava realmente paralisada, em clima de feriadão. Muitos, lógico, haviam viajado para os balneários ou cidades do interior, mas milhares estavam na capital, curtindo o feriadão tranquilo e sem engarrafamentos.
Não consigo entender por que alguns supermercados resolveram desobedecer uma ordem judicial e abriram suas portas no dia de ontem, pois, dando um dia de descanso para seus funcionários, certamente que não teriam tanto prejuízo, pelo contrário, acabariam lucrando, pois também poderiam ficar em paz com suas famílias, todos, trabalhadores e empregadores.
Somente alguns bancos funcionaram no dia de ontem, mas, o dia, estava propício para um feriado.
Em outros tempos, no dia do Recírio, tudo paralisava até o meio-dia e depois funcionava normalmente. Mas, no funcionalismo público de um modo geral, nada de trabalho. Depois, o feriado do Dia dos Comerciários foi “avocado”, digamos assim, para o dia do Recírio. Então, nada mais justo do que as lojas fecharem nesse dia.
As que abriram, desobedecendo a lei, certamente que não tiveram os lucros imaginados e ainda vão enfrentar os entraves com a Justiça, já que o sindicato dos trabalhadores informa, pelos jornais de hoje, que irá não apenas recorrer de decisões da Justiça, como também, ingressar com ações contra quem desobedeceu a ordem judicial. Então, encrenca certa.

ENQUANTO ISSO...
Na Basílica Santuário, o movimento foi intenso desde às 04h30 de ontem. Todo mundo queria ver a subida da imagem original, encontrada por Plácido, para o seu Glória, onde ficará até o próximo Círio.
Segundo as informações das autoridades, cerca de 50 mil pessoas participaram da última homenagem à Padroeira dos Paraenses, que foi levada em um andor, da Praça Santuário até o Colégio Gentil Bittencourt. Antes, aconteceu a solene celebração eucarística presidida pelo administrador diocesano de Belém, Monsenhor Cid (Raimundo Possidônio Carrera da Matta) e que foi encerrada com a bênção episcopal e apostólica do eterno arcebispo emérito de Belém, Dom Vicente Joaquim Zico, que usava uma batina simples adornada com um cajado e o solidéu.
Monsenhor Cid, ao pedir a bênção de Dom Vicente, brincou que “onde tem bispo padre vira coroinha”.
Por fim, Monsenhor Cid, a diretoria da festa e os padres barnabitas (que administram a Basílica Santuário), além do coordenador regional do Dieese-Pará, Roberto Sena, concederam entrevista coletiva na Cúria Metropolitana de Belém, ocasião em que foi feito um retrospecto, um balanço do Círio 2009 que deve ficar na história pela organização e números alcançados, inclusive o tão sonhado cumprimento dos horários em todos os eventos programados.
Foi citada, inclusive, a visita da imagem peregrina à Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, uma prova da internacionalização do Círio de Nazaré que é considerado como a maior festa religiosa do planeta, superando, em números de romeiros, Fátima, Lourdes e Meca.

SALADA
° Agora é do interior gaúcho que surgem denúncias de que duas mulheres estavam dormindo com homens em celas de unidades policiais.
° Lógico que não se trata de um caso inusitado, o primeiro ocorreu em Abaetetuba, no Pará e muitos outros ainda existem pelo interior brasileiro.
° Fundação José Sarney fechou as portas, não por falta de dinheiro, mas porque os recursos foram cortados, afinal, a organização foi denunciada por desvio de verbas para familiares do atual presidente do Senado Federal que, nessa segunda-feira, voltou aos holofotes, dos quais vinha fugindo desde que estouraram os escândalos envolvendo seu nome e de sua família.
° José Serra aparece entre democratas? Que é que é isso?
° Ministério Público poderia abrir uma investigação para apurar por que acontece a abertura de um monte de baiúcas travestidas de “igrejas” protestantes. Há artérias da capital paraense onde existem mais de duas a três portinholas abertas.
° Pior é que esse pessoal faz seus cultos em horários impróprios, colocando potentes aparelhos sonoros para o lado de fora de seus templos, principalmente no horário do almoço.
° As denúncias ao Disk-silêncio da Polícia são muitas, mas não houve, até agora, quem inibisse tais abusos, que deixam a vizinhança revoltada.
° Enquanto esse pessoal abre portas parecendo venda de banana nas feiras das cidades brasileiras, outros segmentos partem para agressões a outras religiões, como aconteceu agora durante o Círio de Nazaré, quando outdoors desrespeitosos e desafiadores foram postados em pontos estratégicos.
° Vai que apareça um católico “doido” e parta para o revide. Aí vão acusar a igreja.
° Banco Itaú é um dos campeões de denúncias e reclamações, de parte dos clientes, para o Banco Central, mas, providências que seria bom, nada.
° Nem bem foi terminado um serviço na adutora da Cosanpa e já está havendo novo vazamento de água na Rua do Utinga, às proximidades da Avenida João Paulo II, no bairro do Souza.
° Tem certos órgãos oficiais que estão de “recesso” e só voltam a funcionar na quinta-feira. Em geral, na sexta-feira, eles mesmos facultam seus pontos e aí, vão trabalhar apenas um dia na semana, para ganharem uma fábula.
° Mas esses abusos não são observados por quem de direito.
° Exemplo claro desses desmandes se verifica no TCM, assim como, na Defensoria Pública do Estado, entre outros.
° É uma sacanagem. Ou não?
° Delegado Roberto Pimentel passou o "feriadão" na paulicéia desvairada.
° Em Belém, o ex-delegado geral Luís Fernandez Rocha, que participou da anulada eleição para a Adepol (Associação dos Delegados de Polícia Civil do Estado do Pará) diz que já desistiu do pleito e que irá cuidar de sua vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá