Somos lesados sempre

ROBERTO BARBOSA

Uma auditoria feita nas companhias de distribuição de energia elétrica de Minas Gerais e Pernambuco, levou as autoridades federais, em Brasília, a descobrirem que os consumidores vinham sendo lesados há algum tempo. Esta auditoria seria necessária fosse realizada em todas as unidades da federação, posto que o consumidor, em geral, paga a mais por um serviço nem sempre condizente.
No Estado do Pará a Celpa é acusada por consumidores não apenas de cobrar preços super majorados, como também, de prestar um serviço nada satisfatório. Há quem afirme que não vai demorar muito e poderemos ter um blecaute na capital paraense, a exemplo do que ocorreu no início da década de 90, quando a cidade ficou quase 24 horas sem energia, provocando grande caos.
De acordo com economistas que conversaram com este jornalista, quando existe a má-intenção não é muito fácil descobrir a cobrança abusiva, pois a majoração é pequena, quase que imperceptível nas contas de cada cidadão. Ocorre que, na somatória de todas as unidades consumidoras, os autores da fraude acabam levando uma fábula.
Todavia, uma auditoria bem feita em cada empresa detentora do serviço de distribuição de energia colocaria tudo às claras. O próprio Ministério Público poderia tomar a providência de exigir a extensão das investigações para as demais unidades da federação, indiciar os responsáveis e cuidar do ressarcimento dos valores subtraídos dos consumidores. Nada dessa história de multas que nunca são pagas e quando o são, os valores vão para cofres que ninguém sabe de quem é ou em que os valores recolhidos foram aplicados.
Isso já acontece com multas aplicadas pelas autoridades em outros segmentos econômicos e favoráveis a órgãos como IBAMA. Nunca se vê a cor do dinheiro e, tampouco, quais os benefícios que, de fato, chegaram, ainda que indiretamente, aos cidadãos.

SALADA
° Quadra Nazarena começa a chegar ao fim. Basílica Santuário de Nazaré tem recebido um grande número de fiéis, romeiros e turistas. Todos querem, de perto, ver a pequenina imagem da santa encontrada por Plácido, em 1.700.
° Dom Vicente Joaquim Zico, que está completando 59 anos de vida sacerdotal, faz a última missa da quinzena, no próximo domingo, a partir das 19h30, na Praça Santuário.
° Correu uma informação de que o nome do novo arcebispo de Belém poderia ter sido anunciado na última quarta-feira. Não foi, entretanto, desta vez.
° O município de São João da Ponta, no nordeste do Estado do Pará, foi um dos contemplados com uma das 81 motocicletas entregues pela governadora Ana Júlia Carepa, para atendimento no setor de saúde pública.
° Achei injusto o comentário, nesta manhã, da governadora Ana Júlia Carepa, dizendo que, ao assumir o Governo do Estado, encontrou muitas delegacias caindo aos pedaços.
° Sei que o último delegado geral da era Simão Jatene, Luis Fernandez Rocha, trabalhou e muito para que todas as unidades policiais fossem reformadas ou reconstruídas.
° Já não está na hora de Ana Júlia fazer seu trabalho e esquecer do governo passado?
° Quanto ao prefeito Duciomar Costa, deverá se lembrar de seu antecessor, Edmilson Rodrigues. Embora agindo de acordo com a Lei, acabou contrariando aos interesses da população. Desta maneira, nunca mais teve vez no cenário político paraense, na condição de eleito.
° Dudu não perde por esperar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri