Peregrinações reforçam a evangelização

Encerramento das peregrinações na comunidade do Presépio, com a imagem oriunda da Paróquia de Sant'Ana, sob a coordenação de Nazaré Sarmento. A missa foi celebrada por Padre Cristóvão Freitas

As peregrinações com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré pelas comunidades paroquiais da Arquidiocese de Belém reforçam a evangelização do povo, aproveitando a devoção mariana. Os encontros começam a ser realizados a partir do final de agosto, quando acontece, na Basílica Santuário, a chamada Missa do Mandato, em que as imagens são abençoadas e distribuídas para as paróquias, que iniciam as visitações nas casas.
Várias dioceses do interior do Estado também aproveitam esse momento mote para se unirem à grande festa dos paraenses. Todavia, os encontros são realizados com mais assiduidade exatamente na capital e zona metropolitana, por tratar-se de uma festa de Belém.
Padre Silvio Jacques, pároco da Basílica Santuário, afirma que Maria determina “Fazei tudo o que Ele vos disser”, significando que “ela não é mais que Deus nem opera milagres, porém, que tem grande poder intercessor junto a seu filho Jesus, que nos deu-A para ser mãe nossa”. Assim, acrescenta, “o que Maria continua a nos recomendar? Que sigamos os passos de Jesus, que o amemos amando a nós mesmos e ao nosso próximo. Assim, estaremos mais pertos de Deus e melhor estaremos transformando a humanidade. Então, este é o sentido das peregrinações”.
Desta maneira, lembra o sacerdote, quando as peregrinações começam, a caminhada do Círio é mais fervorosa, pois a comunidade se reúne em torno de Maria para discutir sobre a palavra de Deus. O sentido das peregrinações é reunir a comunidade católica, resgatar os cristãos para a oração, pois o Círio é um tempo forte de orações, de evangelização. “As festas dos santos, das paróquias não existem apenas para alegrar ao povo ou para arrecadar dinheiro, mas, principalmente, para a função mister da igreja, que é converter os cristãos cada vez mais”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri