domingo, 31 de outubro de 2010

Simão Jatene é o governador do Pará e Dilma Rousseff é eleita a primeira Presidente do Brasil
As pesquisas divulgadas quase que diariamente apontando os favoritos se concretizaram. O candidato tucano Simão Jatene disparou na frente da atual governadora petista Ana Júlia Carepa para o governo do Estado do Pará e já é o novo governador eleito do Estado com cerca de 400 mil votos de diferença em relação à petista. As urnas que ainda faltam não farão qualquer diferença e devem apresentar resultado final logo cedo, nessa segunda-feira. Para a presidência da República, Dilma Rousseff, confirmando todas as expetativas, saiu na frente e já é conclamada a primeira mulher presidente do Brasil, vencendo o tucano José Serra, do PSDB. Em função do feriadão prolongado, houve muitas abstenções, mas as eleições estão sendo consideradas como bastante calmas no Estado, embora tenha ocorrido várias prisões de petistas e tucanos fazendo propaganda de boca de urna. Também foram apreendidos muitos materiais irregulares de campanha. Dos 4 milhões, 763 mil, 592 eleitores, compareceram às urnas neste domingo, mais ou menos 3 milhões, 373 mil, 524 eleitores no Estado do Pará. Veja os últimos números fornecidos nesta noite pelo TSE:
Seções: 14.581
Seções Apuradas: 13.935 (95,57%)
Eleitorado: 4.763.592
Apurado: 4.605.111 (96,67%)
Abstenção: 1.231.587 (26,74%)
Comparecimento: 3.373.524 (73,26%)
Votos: 3.373.524
Brancos: 48.541 (1,44%)
Nulos: 96.237 (2,85%)
Válidos: 3.228.746 (95,71%)

SIMAO JATENE PSDB - PPS / DEM / PSDC / PRTB / PMN / PRP / PSDB - 1.807.660 (55,99%)
ANA JULIA PT - PRB / PP / PDT / PT / PTB / PTN / PSC / PR / PHS / PTC / PSB / PV / PC do B / PT do B - 1.421.086 (44,01%)

Presidência
DEU G1:
Dilma Vana Rousseff (PT), 62 anos, foi eleita neste domingo (31) a primeira mulher presidente do Brasil. Com 92,53% dos votos apurados, às 20h04, o Tribunal Superior Eleitoral informou que a petista tinha 55,43% dos votos válidos (excluídos brancos e nulos) e não podia mais ser alcançada por José Serra (PSDB), que, até o mesmo horário, totalizava 44,57%. Em um pronunciamento às 20h13 (horário de Brasília), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, anunciou oficialmente a vitória da candidata do PT.
Na campanha eleitoral, Dilma contou com o engajamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cujo governo registrou recordes de aprovação – na pesquisa Datafolha do último dia 27, a avaliação positiva do governo alcançava 83%.

De novo fala de Lula é infeliz
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje de manhã, depois de votar em São Bernardo do Campo, que achava que o país já havia acabado com a disputa eleitoral na base da violência e que o candidato da oposião, o ex-governador de São Paulo José Serra, havia partido para a violência e, por isso, sairia bem menor nesta campanha eleitoral que se acaba neste domingo 31 de outubro.
Menas verdade! Com todo respeito aos petistas corretos e íntegros, há segmentos do partido que sempre fizeram política na base da violência. O próprio presidente Lula agiu de violência em suas declarações, quando se referia ao candidato da oposição José Serra.
Eu estive conversando, semana passada, com o ex-chefe de Polícia Civil do Pará, delegado Luiz Fernandes Rocha. Ele me dizia que, realmente, Lula fez um grande governo. E acrescentava: "fez porque encontrou todo um alicerce bem feito, seguro, preparado pelo governo tucano de Fernando Henrique Cardoso". Do contrário, pondetou, "nunca teria conseguido atingir os avanços que alcançou".
Durante os oito anos de seu mandato, o presidente Lula sempre foi contundente em suas declarações "a la populismo", que lhe renderam críticas e gozações de toda sorte.

Aécio Neves promete lutar
por um Congresso mais livre
O governador de Minas Geral e agora senador eleito Aécio Neves declarou na manhã de hoje que o Congresso Nacional esteve o tempo todo submisso aos caprichos do Poder Executivo, tanto que chegou a aprovar medidas provisórias verdadeiramente inconstitucionais. Disse que, ao tomar posse, irá lutar para reverter este quadro. Para começar, vai procurar se reunir com governadores e com as lideranças do partido, independente de quem venha a ser, a partir de instantes, o presidente eleito.
Segundo disse Aécio, o Congresso precisa ter independência. Só assim, com o equilíbrio dos três poderes, a nação poderá, de fato, caminhar aos passos largos que a população anseia e isso não ocorreu durante os oito anos do governo petista do presidente Lula.

PS - Dificilmente haverá como mudar este quadro de submissão do congresso no caso da já quase certa eleição de Dilma Rousseff que, entretanto, foi liberada, hoje de manhã, por Lula, para governar com suas próprias ações sem precisar, necessariamente, copiá-lo.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Manifestação do PMDB era esperada

Quem acreditava que o partido do deputado Jader Barbalho, o PMDB, não iria se pronunciar ao ver seu presidente e maior líder banido das eleições e enquadrado na Lei da Ficha Limpa pelo Supremo Tribunal Federal estava enganado. Em nota de quatro colunas de cima abaixo na terceira página do jornal “Diário do Pará”, edição de hoje, a legenda mostra posição de exigir a anulação da eleição para o Senado da República pelo Tribunal Regional Eleitoral. A alegação – e não seria necessário o partido se manifestar no jornal da família Barbalho -, é que Jader Barbalho e Paulo Rocha, o terceiro colocado nas eleições para senador no Estado, juntos, somam votos que ultrapassam os 50% do eleitorado do Pará. Assim, a eleição pode ser anulada pelo TRE que, desta forma, poderá vir a convocar novo pleito.
Como se trata de uma nova eleição, suplementar, mas nova eleição, então, todo cidadão está apto a concorrer através de seus partidos políticos. Logicamente que Fernando Flexa Ribeiro, do PSDB, que foi eleito com a maioria dos votos, e Marinor Brito, do Psol, que foi a quarta em votação, tem de se recandidatar e participar novamente do pleito. Mas, Jader e Paulo Rocha não ficam de fora. Embora não podendo mais concorrer, podem, perfeitamente, escolher pessoas de sua confiança para concorrerem e aí está o perigo para Marinor Brito e, quem sabe até, para Flexa Ribeiro. Eles já fizeram gastos na campanha anterior e agora terão de começar tudo novamente.
Jader e Paulo Rocha, do PMDB e do PT, respectivamente, vão aparecer como as “vítimas” atrás do eleitor que votou neles no primeiro turno.
Bom, isso tudo são conjecturas. Faz parte de um novo debate político que se estenderá até os próximos julgamentos pelo STF e pelo próprio TRE e TSE, que deverá acatar o que for decido na primeira instância paraense.

FRASE DO DIA
“Eu repilo com veemência a afirmação que o TSE faz casuísmo judicial.”
* Ricardo Lewandowski, presidente do TSE, respondendo crítica do colega ministro Gilmar Mendes, defensor da não aplicação da Lei da Ficha Limpa nas eleições de 2010.

QUINTA-FEIRA
Belém-Pará-Brasil, 28 de outubro de 2010
- Dia Federal do Funcionário Público
- Dia da Engenharia da Aeronáutica
- Dia do Servente de Escola (SP)
- Aniversário de Diogo Vilela
- Aniversário de Nélson Cavaquinho
- Aniversário de Zélia Duncan
- Aniversário de Eros Ramazotti
- Aniversário de Julia Roberts
- Aniversário de Stephen Morris (New Order) (1957)
- Aniversário da cidade de Ubatuba
- Retorno de Uruguaiana de D. Pedro II e chegada em Porto Alegre (1865)
- Inauguração do metrô de Nova York (1904)
- O capitão Luiz Carlos Prestes lidera um levante no Rio Grande do Sul (1924)
- Judeus passam a ser identificados pelo Reich com uma estrela (1939)

Santo do dia
- São Simão e São Judas Tadeu

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

STF aprova Lei da Ficha Limpa
Jader Barbalho perdeu o recurso contra indeferimento de sua candidatura pelo TSE e não é mais o senador eleito pelo Pará

O deputado federal Jader Barbalho, PMDB-PA, a partir do dia 1º de janeiro de 2011, estará sem mandato eleitoral. Ele foi barrado pelo Superior Tribunal Eleitoral por estar enquadrado na Lei da Ficha Limpa. Mesmo impugnado, entrou com recurso no Supremo Tribunal Federal, o que permitiu que concorresse ao cargo de senador da República, tendo recebido os votos de quase 1 milhão e 800 mil eleitores paraenses. Caso não tivesse sido barrado, teria sido o segundo senador da vaga, ao lado de Fernando Flexa Ribeiro, do PSDB.
Na sessão de julgamento do recurso dos advogados de Jader Barbalho, ontem, os dez ministros do STF mantiveram um empate pelo sim e pelo não quanto à validade da Lei. Para desempatar a situação, eles levaram em consideração a decisão do Tribunal Superior Eleitoral que havia impugnado a candidatura do deputado federal ao cargo de Senador da República. Desta forma, pela decisão final, Barbalho continuou impugnado e, assim, não tem mais a que instância recorrer e está definitivamente fora do Senado.

NOVA ELEIÇÃO

Diante do fato de o STF ter barrado o deputado federal Jader Barbalho que, com Paulo Rocha, obteve mais de 50% dos votos do eleitorado paraense, é possível que o Tribunal Regional Eleitoral venha se pronunciar pela anulação do pleito para o Senado Federal e promova um novo período eleitoral. O Tribunal Superior Eleitoral vai acatar a decisão que o TRE adotar.
Nesta quarta-feira, havia vários entendimentos sobre essa anulação da eleição para os dois senadores. Havia gente querendo, inclusive, que a eleição suplementar ocorresse no mesmo dia da votação do segundo turno para o Governo do Estado e para a Presidência da República, porém, não dá mais tempo para uma campanha eleitoral inclusive por Fernando Flexa Ribeiro, o primeiro colocado, pelo PSDB.
E tem mais: caso seja aberto um novo período eleitoral, sem Jader Barbalho e Paulo Rocha, os partidos poderão indicar outros candidatos, inclusive apontados pelos dois fichas sujas. Se Marinor Brito, a quarta colocada na eleição para o Senado, não se cuidar, ela pode ficar para trás.
Esta será uma segunda chance que a população vai ter de se livrar tanto de quem é considerado como "Ficha Suja", como de "laranjas" por eles apontados para o caso de uma eleição suplementar. Não haverá uma terceira chance, porque, na primeira, o povo eleitor errou, e errou feio. Por pouco não tinha o senador que merecia, como já votou e mereceu esses que passaram ao longo de todos esses anos da história do Estado do Pará.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Inverno chega mais cedo ao Pará

As autoridades de meteorologia informaram nesse final de semana que se passou, que o inverno vai chegar mais cedo ao Pará neste ano por causa do fenômeno La Niña. Em geral, o tempo chuvoso no Norte do Brasil, especialmente no Estado do Pará, começa no final do ano.
De acordo com as informações dos órgãos especializados, a capital paraense, Belém, assim como, o Nordeste e o Oeste do Estado, serão as regiões mais atingidas com os temporais, especialmente a última região, onde, no momento, está ocorrendo uma estiagem que deixa as populações locais isoladas, especialmente aquelas que dependem da navegação fluvial para se locomover.
No Pará, especialmente Belém, não há estações do ano como no restante do País. No Estado existem duas estações, uma que chove mais, a que chamamos inverno, e outra que chove menos e é mais quente, que chamamos verão. Há quem diga que nesse período que antecede as chuvas, vivemos o outono e que nossa primavera seria de abril a maio. Mas é apenas uma questão de pensamento e costume.

Caso Jader vai a julgamento no STF

As expectativas, nesta semana, são para o julgamento, amanhã, pelo Supremo Tribunal Federal, do recurso interposto pela defesa do deputado federal Jader Barbalho tentando reformar a decisão do Superior Tribunal Eleitoral que negou seu registro de candidatura ao Senado Federal com base na Lei da Ficha Limpa. O relator do recurso é o ministro Francisco Barbosa que, todo mundo sabe, é favorável à aplicação imediata da lei e deverá dar parecer favorável à manutenção do veto do STE a Barbalho que foi eleito senador com mais de 1,7 milhão de votos, sendo o segundo colocado depois do candidato tucano à reeleição, Fernando Flexa Ribeiro.
Como o terceiro coloca, Paulo Rocha, também está enquadrado na Ficha Suja, a vaga pode ficar com a quarta colocada, Marinor Brito, do Psol, que hoje está peregrinando por Brasília no sentido de pressionar as autoridades para que Barbalho tenha sua condenação mantida e não seja obrigado fazer uma eleição suplementar no Pará. A eleição suplementar se daria pelo fato de os votos de Jader e Paulo Rocha, juntos, terem somado mais de 54% do eleitorado paraense. No entanto, a decisão será tomada pelo STF.
Segundo Marinor Brito, Barbalho estaria fazendo pressão no sentido de adiar o julgamento marcado para essa quarta-feira, até que seja escolhido o 11° ministro pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o que só vai acontecer depois das eleições do próximo domingo.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Caso Cintia: solto o primeiro réu

A Justiça determinou hoje a liberação da acusada Nancy Amorim. Ela estava recolhida no Centro de Recuperação do Coqueiro por envolvimento na morte de uma menina de 16 anos, no cemitério São José, no Benguí, em julho, durante um ritual de magia negra, ocasião em que o principal acusado, Ezequiel Calado, diz ter bebido o sangue da vítima, que foi trucidada a golpes de faca e com pedaços de uma cruz de jazigo do local. Uma outra adolescente, também de menor idade, teria participado do crime.
Nancy foi posta em liberdade por ordem do desembargador Raimundo Holanda, que seguiu o parecer do representante do Ministério Público Estadual, Manoel Murrieta, o qual não viu indícios de participação direta da jovem de 19 anos na cena de sangue bárbara.
Nancy foi posta em liberdade nesta tarde.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Povo confunde alho com bugalho

ROBERTO BARBOSA
Aconteceu, ontem à noite, na televisão, mais um debate envolvendo os candidatos ao governo do Estado, Ana Júlia Carepa, do PT, e Simão Jatene, do PSDB.
Como sempre acontece, os candidatos não pouparam acusações mútuas e, também, não apresentaram propostas novas de trabalho. Foram desenterrar defunto que, como eu disse ontem, não resolve absolutamente nada e só serve como lição para que não se cometa os mesmos erros do passado.
Mas, o que eu quero salientar aqui, é que já ouvi as conversas de partidários petistas e tucanos, cada um puxando brasa pra sua sardinha e dizendo aquela frase que “fulano ganhou o debate; fulana ganhou o debate”. Eu não gosto dessa história. Ninguém ganhou coisa nenhuma. O que pode ter acontecido é um dos candidatos ter se saído melhor nas “armadilhas” dos concorrentes. Ganhou! Ganhou o quê? se quem vai decidir mesmo as coisas são os eleitores nas urnas. E diga de passagem, só decidem de forma errada!
Ainda temos mais alguns dias e o debate político ainda vai ferver. É o que eu espero, mas com projetos e programas de trabalho consistentes, reais. Nada de utopias eleitoreiras que a gente sabe que não vai se concretizar, como aquela história de ônibus por toda a cidade com apenas uma passagem. Isso é balela, porque os empresários sempre mandaram neste país e não vai ser agora que as coisas vão mudar assim, da água para o vinho.
Se for colocar aqui a série de coisas que precisa mudar, não vamos acabar este comentário agora, mas eu poderia dizer que o Poder Judiciário é outra coisa que precisa ser mexida com seriedade, porque, Justiça mesmo, ainda estamos longe de ver.
PS – Viram? O ex-goleiro Bruno, do Flamengo, já pôde até dormir na prisão com a namorada dele. Quer dizer: aonde estão a Justiça, os direitos humanos? A prisão virou motel no país verde-amarelo.
Não dá pra gente acreditar em conto de fadas neste país!

FRASE DO DIA
A inovação trazida pela chamada Lei da Ficha Limpa, que, aliás, teve o impulso da iniciativa popular, se harmoniza com o interesse público de preservar a probidade, a moralidade e os valores democráticos e republicanos, afastando, ainda que temporariamente, da administração pública aqueles que denotem vida pregressa incompatível com o exercício do mandato eletivo.”
* Roberto Gurgel, dando parecer contrário ao recurso do deputado Jader Barbalho para confirmar sua eleição como senador da República

TERÇA-FEIRA
Belém-Pará-Brasil, 19 de outubro de 2010
- Dia da Juventude Missionária
- Dia do Guarda Noturno
- Dia Mundial do Comerciário
- Dia Estadual do Coralista (SC)
- Aniversário do Glória Menezes
- Aniversário do Helena Fernandes
- Aniversário do Rubens de Falco
- Aniversário do Yaçanã Martins
- Aniversário do Paulo César Pereio
- Aniversário do Vinícius de Moraes
- Aniversário do Estado do Piauí (PI)
- Morte de da escultora Camille Claudel (1943)
- Nascimento de D. Pedro I, futuro imperador do Brasil (1798)
- Nascimento em Lisboa, Portugal, de Pedro de Alcântara Bourbon e Bragança, D. Pedro I do Brasil, futuro imperador do Brasil (1798)
- Alberto Santos Dumont, pilotando o balão Santos Dumont nº 6, dá a volta em torno da torre Eiffel, em Paris, percorrendo 11 quilômetros (1901)

Santo do dia
- Santos João de Brébeuf, Isaac Jogues e São Paulo da Cruz

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Cidade amanhece um caos

A capital paraense amanheceu com as principais ruas de acesso ao centro da cidade fechadas por grandes engarrafamentos. O motivo da situação caótica é o protesto dos operários da construção civil, que está acontecendo nesta manhã na Avenida Conselheiro Furtado, entre Avenida Alcindo Cacela e Travessa 14 de Março, no bairro da Cremação.
Operários fecharam a via, obrigando motoristas a desviarem pela Alcindo Cacela para pegarem a Rua Pariquis ou a Avenida Fernando Guilhon nos rumos do centro de Belém.

PMDB e PV não vão interferir

A direção estadual do PMDB declarou nesse fim de semana que se passou, que não irá tomar partido e que os eleitores estão liberados para escolherem quem deve governar o Estado do Pará nos próximos quatro anos, se o PT, com Ana Júlia Carepa, ou se Simão Jatene, do PSDB. O partido havia concorrido, no primeiro turno, com candidato próprio, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Domingos Juvenil que, ao encerrar seu mandato, fica sem cargo.
Em nível nacional, a senadora Marina Silva, em conjunto com seu partido, o PV, decidiu não dar apoio nem à candidata Dilma Rousseff, do PT, nem a José Serra, do PSDB, decisão esta aceita como “democrática” pelos dois candidatos que se enfrentam no segundo turno no dia 31 deste mês. No Pará, o PV está coligado com a atual governadora Ana Júlia Carepa, a qual diz ser amiga de Marina Silva.

PESQUISA

No último final de semana, pesquisa divulgada mostra que o candidato do PSDB, Simão Jatene, está vencendo as eleições em escala folgada, sendo grande a distância entre ele e a candidata à reeleição, Ana Júlia Carepa. Os dois candidatos ainda têm praticamente duas semanas para reverterem o quadro através de suas campanhas e propagandas eleitorais no rádio e TV. Nos debates entre os candidatos, eles têm procurado mostrar suas plataformas de trabalho, mas, também, citar os erros cometidos por governos anteriores, o que, para muitos eleitores, não interessa mais. O que interessa, agora, é ver a plataforma de trabalho para o futuro, pois. Passado serve apenas de lição.

FRASE DO DIA
“Eu respeito a decisão dos partidos. Sobretudo é fundamental que a gente respeite as posições políticas porque senão não vivemos numa democracia, mas sim numa ditadura.”
* Dilma Rousseff, sobre a decisão de Marina Silva e do Partido Verde de não se posicionarem pçor nenhum dos dois candidatos que concorrem à Presidência da República no dia 31, valendo pelo segundo turno.

SEGUNDA-FEIRA
Belém-Pará-Brasil, 18 de outubro de 2010
- Dia do Médico
- Dia do Estivador
- Dia do Securitário
- Dia do Pensamento Infantil
- Dia do Comerciário Brasileiro
- Dia do Desarmamento Infantil
- Dia Internacional da Menopausa
- Dia do Pintor de Paredes e Automóveis
- Dia Continental do Corretor de Seguros
- Aniversário de Nelson Freire
- Aniversário de Grande Otelo
- Aniversário de Rosane Gofman
- Aniversário de Maria Ceiça
- Aniversário de Jean-Claude Van Damme
- Aniversário de George C. Scott
- Aniversário de Peter Boyle
- Aniversário de Chuck Berry (1926)
- Morte do padre Manuel da Nóbrega (1570)
- Morte do poeta Casimiro de Abreu (1860)
- Morte do ator e diretor de teatro Ziembinski (1978)
- Morte do compositor Charles Gounod, autor de "Ave Maria" (1893)
- Morte de Eloá Cristina Pimentel, 15 anos vitima de sequestro (2008)
- "Arrastão" aterroriza a praia de Ipanema no Rio de Janeiro (1992)
- Nascimento de Benjamin Constant (1836)

Santo do dia
- São Lucas

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

FRASE DO DIA
“As pessoas valem pelo que tem. Quem não tem nada não vale nada neste país. Ninguém imagina o que é a dor da fome, da sede e do abandono. É assim que é a vida na capital.”
* As frases acima foram pronunciadas por uma senhora abandonada aos prantos na rua, na esquina da Avenida Governador José Malcher com Travessa 3 de Maio, em Nazaré, área nobre da capital, anteontem de manhã.

SEXTA-FEIRA
Belém-Pará-Brasil, 15 de outubro de 2010

- Dia da Educação Nacional
- Dia do Educador Ambiental
- Dia do Professor
- Dia do Caçador
- Dia do Calendário
- Dia do Juiz de Casamento
- Dia Nacional do Professor
- Dia da Prevenção das Doenças do Coração
- Dia Mundial da Bengala Branca (ONU)
- Dia Estadual do Livro (RS)
- Aniversário de Denise Fraga
- Aniversário de Flávio Migliaccio
- Aniversário de Giuseppe Oristanio
- Aniversário de Eric Benét
- Aniversário de Todd Solondz
- Morte do compositor e músico Cole Porter (1964)
- João do Pulo bate o recorde mundial de salto triplo (1975)
- Estabelecida a Declaração dos Direitos dos Animais (1978)
- Casamento da princesa Isabel com o conde D´ u (1864)
- Criação do Observatório Nacional (1827)
Santo do dia
- Santa Teresa d`Ávila, santa da chamada igreja primitiva

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Eleições: agora tudo é incerto


Nas eleições, nas prévias para o primeiro turno, a candidata à Presidência da República Dilma Rousseff ganhava em larga escala na frente sem segundo turno. Não deu! No governo do Estado, Simão Jatene também ganhava em larga escala no primeiro turno. Não foi assim que aconteceu!
Tanto Dilma Rousseff, do PT, quanto Simão Jatene, do PSDB, acabaram por se perder e deixaram a vitória em primeiro turno lhes escapar como água pelas mãos. Agora, o que se observa, a nível nacional, é que Dilma está caindo e José Serra subindo ao ponto de, segundo pesquisa CNT/Census, estar num empate técnico com a candidata apontada por Luiz Inácio Lula da Silva.
De acordo com a pesquisa, Dilma ganha as eleições entre a população mais carente e Serra, entre os mais ricos. Faz sentido. No entanto, não há mais ricos que pobres, portanto, a eleição está nas mãos desses que, por sua vez, querem dinheiro, exatamente o que nenhum candidato pode dar. Pelo menos em tese, não.
Em Belém fica mais difícil a situação, porque ainda falta ser terminada a costura dos apoios do PMDB, de Jader Barbalho, do PV, que está indeciso e dividido entre o presidente da legenda, Zé Carlos, e o presidente da UGT-Pará, Zé Francisco. Os dois perderam as eleições, respectivamente, para deputado federal e estadual.
Mas, se, de um lado, Simão Jatene é dado como provável governador eleito, pelo fato de ter ido para o segundo turno com Ana Júlia Carepa, de outro, a governadora mostrou força, ou melhor, se fortaleceu indo para o segundo turno, o que, para ela, foi uma vitória que poderá lhe render mais quatro anos de mandato, principalmente depois desta quinta-feira, quando Lula está pessoalmente no Pará e, certamente, a pedir votos para a petista. Os debates entre os dois candidatos serão oportunidades certas para conquistarem o eleitor. Entretanto, o jogo de acusações poderá fazer com que se percam.

MINHAS CONSIDERAÇÕES

Já conhecemos o governo do PSDB nas mãos de Simão Jatene e de Almir Gabriel; sabemos como foi o governo, o que fizeram de bom e o que fizeram de mal. Da mesma forma, conhecemos o governo de Ana Júlia Carepa.
Em ambos os casos não se viu baixar a taxa do Imposto Sobre Circulação de Mercadoria e Serviço, o que deixa os preços dos combustíveis bastante elevados no Estado. Ana Júlia governou direto nesses quase quatro anos com Jader Barbalho; o mesmo Jader, a nível nacional, apoiou o governo de Fernando Henrique Cardoso e foi oposição no Estado, porque não se afinava com Almir Gabriel. Deixou Simão Jatene à vontade e, agora, está de mãos dadas novamente com Almir que se bandeou para os lados da petista Ana Júlia. Em política, pelo que se observa e isto é um fato, às favas os escrúpulos, a vergonha e o pudor. O que interessa é ganhar a eleição e, com ela, se manter no poder. Então, vamos tomar cuidado.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Uma pessoa muito especial

Hoje é o aniversário de minha sempre companheira Nazaré Sarmento Barbosa, pessoa que impulsiona minha vida em todos os momentos e que, por isso, merece todo o meu amor, carinho, dedicação, atenção. Rogo a Deus e Nossa Senhora de Nazaré, cubra minha mulher de bênçãos, especialmente da saúde, paz e satisfação em todos os seus desejos, projetos e realizações. Parabéns, do fundo do meu coração! E quero, especialmente, externar publicamente estes meus sentimentos, como um compromisso de vida e de grande felicidade para mim. Muito obrigado pelas palavras de carinho que estão sendo ditas para esta mulher tão extraordinária.

domingo, 10 de outubro de 2010

Círio de Nazaré terminou dentro do horário previsto, às 12h30
Com issa celebrada na Praça Santuário por Dom Flávio Giovenalli, bispo diocesano de Abaetetuba, encerrou às 12h40 de hoje a procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, dentro do horário previsto pela Diretoria da Festa. A procissão deixou a Catedral Metropolitana Nossa Senhora de Belém, na Cidade Velha, exatamente às 6h30, depois da santa missa celebrada em altar campal em frente ao templo pelo arcebispo Dom Alberto Taveira. A celebração se iniciou às 5h30.
Cerca de dois milhões de pessoas acompanharam a romaria que percorreu cerca de quatro quilômetros cheios de muitas  homenagens mas nenhuma interrupção ou casos sérios, além do normal para concentrações populares ao estilo do Círio.
A partir de hoje, às 20 horas, até o domingo, 24, haverá pregação feita por um bispo convidado. Nessa segunda-feira, o pregador da noite será o futuro cardeal arcebispo do Rio de Janeiro e ex-arcebispo de Belém, Dom Orani João Tempesta, que volta a Belém para rever seu povo, tomar açaí e saborear um pouco da grande festa mariana que é o Círio de Nazaré. Do Rio de Janeiro, Dom Orani mandou mensagem para o povo paraense, parabenizando por mais um ano de Círio.
O Círio realizado neste domingo já foi a quinta romaria da programação da festividade de Nossa Senhora de Nazaré. A primeira é a romaria rodoviária, na sexta-feira. No sábado, acontecem as romarias Fluvial, dos Motociclistas e a Trasladação, quando a imagem da Santa foi levada do Colégio Gentil Bittencour, em sua berlinda, para a Catedral de Belém,  num percurso que chamamos de Círio inverso, igualmente lotado de pessoas, cada uma com uma promessa ou agradecimento, passando por grandes agruras na corda. A procissão terminou por volta de meia-noite, mas houve romeiro que não arredou pé do local, para poder participar da grande procissão do Círio hoje de manhã, pelas ruas de Belém.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Romaria Rodoviária já percorreu metade do caminho e segue até a Matriz de Ananindeua

Não obstante o fato de a imagem de Nossa Senhora de Nazaré ter deixado a Basílica Santuário mais cedo neste ano, até ainda há pouco, havia sido percorrida apenas metade do trajeto previsto pelo Dieese de 55 quilômetros. Os organizadores do evento dizem que está tudo dentro do horário estabelecido, embora reconheçam atraso de cerca de quinze minutos. O projeto é a imagem da santa chegar na Igreja Matriz de Ananindeua por volta de 21h30, onde permanecerá até 5h30, quando acontece a primeira missa para a saída da romaria rodo-fluvial, o segundo compromisso da programação do Círio de Nazaré que conta com cerca de onze romarias.
O Círio, como é tradição, vai acontecer no próximo domingo, com saída da santa, na berlinda, da Catedral Metropolitana de Belém, cuja missa será presidida pelo arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, que deverá acompanhar todos os eventos.
Neste ano, durante toda a quinzena, a exemplo de anos anteriores, a missa das 20h na Praça Santuário, será presidida por um bispo convidado, que terá a missão de fazer a pregação conforme o tema do dia.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

FRASE DO DIA

"Foi excesso de zelo. Deixaram ele (Neymar) fazer algumas coisas que já deveriam ter cortado. Providências deveriam ter sido tomadas. Ele já vinha perdendo pênaltis e tinha levado uns três ou quatro cartões amarelos. Quando o Robinho veio, o Santos foi uma equipe. E o Neymar não pode achar que jogará sozinho. Houve privilégios após a saída de alguns atletas".

* Pelé

TERÇA-FEIRA
Belém-Pará, 05 de outubro de 2010
Primeira terça-feira do mês. Dia obrigatório de Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
- Dia Nacional das Aves
- Dia do Bóia-fria
- Dia do Trabalhador Rural Volante
- Dia da Micro e Pequena Empresa
- Dia Mundial do Professor
- Dia Mundial da Habitação
- Dia Universal da Criança
- Aniversário de Tarcísio Meira
- Aniversário de Iran Malfitano
- Aniversário de Raul Roulien
- Aniversário de Kate Winslet
- Aniversário de Guy Pearce
- Aniversário de Daniel Baldwin
- Aniversário de Karen Allen
- Aniversário de Steve Miller (1943)
- Aniversário de Brian Johnson (vocalista do AC/DC) (1947)
- Aniversário de Bob Geldof (1954)
- Morte de Caramuru (1558)
- Estréia do cinema falado (1927)
- Bactéria antraz faz a sua primeira vítima nos Estados Unidos (2001)
- Ulysses Guimarães promulga a Constituição (1988)
- Criação do Estado de Tocantins
- Criação do Estado do Amapá (AP)
- Criação do Estado de Roraima (RR)
- Promulgação da oitava Constituição do Brasil (1988) +

Santo do dia
- São Benedito

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Campanha começa dia 16
ROBERTO BARBOSA
Encerradas as apurações para os cargos majoritários, os candidatos já se encontram em campanha na busca pelo voto dado aos concorrentes que não conseguiram chegar aonde pretendiam. Entretanto, a campanha política gratuita no rádio e televisão só começa no dia 16. Portanto, neste ano, no Dia do Círio, os fiéis paraenses podem ficar sossegados, que não serão perturbados com interrupção das transmissões da maior festa do povo católico por causa de propaganda eleitoral.
Outro aspecto deste breve comentário é com relação a quem ganhou ou perdeu no pleito realizado ontem. Vou me expressar somente acerca dos candidatos à Presidência da República e Governo do Estado. E o que se observou foram as falhas das pesquisas eleitorais numa série de Estados e até mesmo para a Presidência.
Tudo levava a crer, segundo as pesquisas, que, puxada pelo carrão de sena chamado Luís Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff ganharia com folga no primeiro turno. No entanto, o escândalo que estourou nos últimos meses na Casa Civil, acabou fazendo com que a campanha da petista declinasse. Assim, José Serra, que não evoluía nos números, acabou se beneficiando e saindo, digamos assim, vitorioso com a conquista do segundo turno, quando terá mais tempo de caçar o voto perdido. Outro aspecto a ser observado é que a terceira candidata, do PV, senadora Marina Silva, agora, está com a bola na mão. Dilma e Serra terão de convencê-la para lhes apoiar e ela, ontem, falando como uma estadista, já disse que fará amplo debate com a base do PV a nível nacional para se pronunciar. Mas foi Marina, neste contexto, que puxou a decisão da eleição presidencial para o segundo turno e saiu fortalecida.
Mas, uma coisa é certa: Dilma Rousseff acabou perdendo, embora esteja na frente para suceder Lula.

ANA JÚLIA

Já a governadora Ana Júlia Carepa foi, no Pará, a grande vitoriosa. Nas pesquisas, a petista aparecia em posição desconfortável diante de seu maior concorrente, o tucano Simão Jatene, ex-governador, que, segundo as pesquisas, ganharia em primeiro turno. Não foi bem assim. Os dois estão no segundo turno, quando a governadora tem chances de se reeleger e permanecer no cargo, assim como, na Presidência, José Serra, que estava muito lá embaixo, também tem chances reais de chegar lá e desbancar Dilma.
E por que digo isso? Porque, quando as partes vão para segundo turno, todo o trabalho recomeça do zero, sem favoritos. Neste momento, no que pese a preferência, entre aspas, não há favoritos, o que se irá definir conforme o decorrer da campanha a partir da segunda quinze na outubro, as propostas a serem feitas, enfim, o que poderá realmente levar o eleitor a se decidir.
PS – O Tribunal Regional Eleitoral garantiu que até 11 horas desta segunda-feira, concluiria as apurações por causa das urnas que chegaram atrasadas da região do Marajó.
Também está prevista para hoje a divulgação dos nomes dos novos deputados estaduais e federais eleitos. Só não se saberá com certeza o nome do segundo candidato ao Senado por causa da disputa acirrada entre os candidatos impugnados Jader Barbalho e Paulo Rocha. Por enquanto, eleito mesmo, somente Flexa Ribeiro, seguido de Marinor Brito que poderá ficar no cargo, caso o STF indefira Jader e Rocha.

FRASE DO DIA
"Eu falei para vocês! Eu sabia, eu via isso nas ruas!"
* Senadora Marina Silva, que se sente vitoriosa com a guinada que deu nas eleições tirando votos de Dilma e levando a disputa para o segundo turno

SEGUNDA-FEIRA

Belém-Pará-Brasil, 04 de outubro de 2010
- Dia do Cão
- Dia do Barman
- Dia da Natureza
- Dia do Lobinho
- Dia do Pantaneiro
- Dia do Rádio Interamericano
- Dia Nacional de Adotar um Animal
- Dia Mundial do Hábitat (ONU)
- Dia Mundial dos Animais
- Dia Mundial da Anistia
- Dia Internacional do Poeta
- Dia Universal do Compositor
- Aniversário de Alicia Silverstone
- Aniversário de Charlton Heston (1924)
- Aniversário de Susan Sarandon (1949)
- Aniversário de Rachael Leigh Cook
- Aniversário de Chris Lowe (Pet Shop Boys) (1959)
- Morte do general Osório (1879)
- Morte de Janis Joplin (1970)
- Nascimento de Prudente de Moraes, pacificador da República (1841)
- Dick Tracy é lançado (1931)
- Lançamento do satélite Sputinik (1957)
- Descoberta do rio São Francisco (1501)
- Semana Mundial do Espaço Sideral

Santo do dia
- São Francisco de Assis

domingo, 3 de outubro de 2010

Jatene e Ana Júlia estão no páreo
Para ganhar a eleição, o candidato mais votado teria de ter 51% mais um, o que não aconteceu. Também estão no segundo turno Dilma Rousseff e José Serra.
A governadora Ana Júlia Carepa conseguiu o que queria: ir para o segundo turno com seu principal concorrente, o tucano Simão Jatene, ex-governador do Pará que, conforme as pesquisas do Ibope e de boca de urna - também confirmadas pelo Tribunal Regional Eleitoral, - estava com a preferência do eleitorado paraense formado por 4,5 milhões de pessoas.
Lentidão da internet fez com que a previsão de encerrar as apurações até 22h não se concretizasse. Também ainda foram apuradas urnas de votos manuais e havia problemas com relação aos dados procedentes da região do Marajó.
Neste momento, o candidato Simão Jatene, do PSDB, está com 49,14% dos votos e Ana Júlia Carepa, do PT, que concorre à reeleição, com 35,80% dos votos computados.

SENADO

Jader Barbalho e Paulo Rocha não estão com número de votos divulgados pelo TRE por causa da impugnação mantida pelo TSE. Assim, aparecem os nomes de Flexa Ribeiro e Marinor Brito.
Para deputado federal aparecem nos três primeiros lugares os candidatos Wladimir Costa, Elcione Barbalho e Arnaldo Jordy nos três primeiros lugares.
A eleição, que começou pontualmente às 8h, encerrou às 17h, mas houve seções que permaneceram com as votações até mais tarde em função de haver eleitores retardatários. Esses votos fora da hora também estão sendo computados.

PRESIDÊNCIA
Dilma Rousseff, do PT, e José Serra, do PSDB, vão se enfrentar no segundo turno das eleições 2010. A terceira colocada, candidata do PV, Marina Silva, fez discurso de estadista ontem ao saber do resultado final das apurações para Presidente da República e defendeu uma assembleia nacional para definir o apoio do seu partido para o segundo turno.
Marina Silva, que é senadora, conseguiu uma votação recorde para um terceiro lugar e, segundo especialistas, poderá, num futuro, vir a repetir os feitos do atual presidente Luís Inácio Lula da Silva, caso persevere na sua caminhada em busca da Presidência da República.



Quase 5 milhões de eleitores vão às urnas no gigantesco Estado do Pará

Urnas são abertas. Está lançada a sorte de mais de 150 milhões de brasileiros



No Estado do Pará as pesquisas apontam que o ex-governador Simão Jatene, do PSDB, ganha as eleições no primeiro turno realizado neste domingo. A nível nacional, Ibope diz que Dilma Rousseff, do PT de Luís Inácio Lula da Silva está com 51% das intenções de votos. São em torno de 22,5 mil candidatos espalhados pelo Brasil aos cargos de deputado estadual, deputado federal, senador e Presidente da República.
Este é o domingo da democracia. O eleitor tem a oportunidade de fazer as mudanças necessárias para que o Estado e o País retomem um crescimento com Justiça, Segurança, Educação, Qualificação Profissional, Saúde, distribuição igualitária de rendas, onde as diferenças sirvam como lição para acertos de novos e pródigos rumos. Parece utopia, mas esta é a hora. Depois, não adianta chorar o caldo derramado.
O eleitor teve tempo suficiente para fazer sua análise quanto às propostas de trabalho e de governo, escolher o que parece ser o melhor – só depois de escolhidos e em ação e que se vai ter a certeza se votamos certo ou errado. Mas é importante que o eleitor não esqueça em quem vota hoje para poder, depois, fazer suas cobranças com juros e correção monetária.
É importante, ainda, evitar-se votos em quem está impugnado pelos tribunais regionais eleitorais e pelo Superior Tribunal Eleitoral, pois, são todos fichas sujas.

Debates, pra quê te quero

Quem assistiu aos debates realizados pelas mais diversas estações de televisão, rádio, revistas e jornais pôde observar que esses programas para pouco serviram. Num debate, entendo eu, não se deveria levantar o que deixou de ser feito. Não! O que interessa, é o que nós vamos fazer de agora em diante. Como vamos fazer para corrigir os erros do passado e buscar os acertos que nos levem a um mundo melhor. Os erros do passado devem, sim, servir como lições para que se tome o acerto como meta a ser atingida. E uso a terceira pessoa do plural, porque somos todos co-responsáveis nessa tarefa.

Quando surgem as denúncias contra políticos corruptos, quem os elegeu tem igual culpa no cartório. É por isso que, outro dia, muito aborrecido, eu falei que deveriam ir para a cadeia todos os corruptos e o povo que vota nesse tipo de personagem imprestável para estar na chamada “coisa pública”. E os debates que se viu nos últimos tempos, foram regados a acusações, momentos de covardia, pouca coisa importante realmente esclarecida e, o que mais importa, ausência de propostas sérias e concretas de efetivas mudanças para o país e para o Estado do Pará. O que passou não interessa mais, a menos que, como lições e exemplos.

DOMINGO

Belém-Pará, 3 de outubro de 2010
- Dia das Abelhas
- Dia do Petróleo Brasileiro
- Dia do Latino-americano
- Dia da Biblioteca Espírita
- Dia da Soroptimista
- Dia do Prefeito
- Dia da Reunificação da Alemanha
- Dia Mundial dos Dentistas
- Aniversário de José Mayer
- Aniversário de Zé Ramalho
- Aniversário de Adriana Calcanhoto
- Aniversário de Orlando Silva
- Aniversário de Kevin (Backstreet Boys)
- Aniversário de Stevie Ray Vaughan (1954)
- Morte de Emilinha Borba (2005)
- Lançada a candidatura do rinoceronte Cacareco à prefeitura de São Paulo (1959)
- Alemanha Oriental se reintegra à Ocidental (1990)
- Getúlio Vargas é eleito presidente (1950)

Santo do dia
- São Francisco de Borja
- São Remígio

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | hospedagem ilimitada gratis