Quase 5 milhões de eleitores vão às urnas no gigantesco Estado do Pará

Urnas são abertas. Está lançada a sorte de mais de 150 milhões de brasileiros



No Estado do Pará as pesquisas apontam que o ex-governador Simão Jatene, do PSDB, ganha as eleições no primeiro turno realizado neste domingo. A nível nacional, Ibope diz que Dilma Rousseff, do PT de Luís Inácio Lula da Silva está com 51% das intenções de votos. São em torno de 22,5 mil candidatos espalhados pelo Brasil aos cargos de deputado estadual, deputado federal, senador e Presidente da República.
Este é o domingo da democracia. O eleitor tem a oportunidade de fazer as mudanças necessárias para que o Estado e o País retomem um crescimento com Justiça, Segurança, Educação, Qualificação Profissional, Saúde, distribuição igualitária de rendas, onde as diferenças sirvam como lição para acertos de novos e pródigos rumos. Parece utopia, mas esta é a hora. Depois, não adianta chorar o caldo derramado.
O eleitor teve tempo suficiente para fazer sua análise quanto às propostas de trabalho e de governo, escolher o que parece ser o melhor – só depois de escolhidos e em ação e que se vai ter a certeza se votamos certo ou errado. Mas é importante que o eleitor não esqueça em quem vota hoje para poder, depois, fazer suas cobranças com juros e correção monetária.
É importante, ainda, evitar-se votos em quem está impugnado pelos tribunais regionais eleitorais e pelo Superior Tribunal Eleitoral, pois, são todos fichas sujas.

Debates, pra quê te quero

Quem assistiu aos debates realizados pelas mais diversas estações de televisão, rádio, revistas e jornais pôde observar que esses programas para pouco serviram. Num debate, entendo eu, não se deveria levantar o que deixou de ser feito. Não! O que interessa, é o que nós vamos fazer de agora em diante. Como vamos fazer para corrigir os erros do passado e buscar os acertos que nos levem a um mundo melhor. Os erros do passado devem, sim, servir como lições para que se tome o acerto como meta a ser atingida. E uso a terceira pessoa do plural, porque somos todos co-responsáveis nessa tarefa.

Quando surgem as denúncias contra políticos corruptos, quem os elegeu tem igual culpa no cartório. É por isso que, outro dia, muito aborrecido, eu falei que deveriam ir para a cadeia todos os corruptos e o povo que vota nesse tipo de personagem imprestável para estar na chamada “coisa pública”. E os debates que se viu nos últimos tempos, foram regados a acusações, momentos de covardia, pouca coisa importante realmente esclarecida e, o que mais importa, ausência de propostas sérias e concretas de efetivas mudanças para o país e para o Estado do Pará. O que passou não interessa mais, a menos que, como lições e exemplos.

DOMINGO

Belém-Pará, 3 de outubro de 2010
- Dia das Abelhas
- Dia do Petróleo Brasileiro
- Dia do Latino-americano
- Dia da Biblioteca Espírita
- Dia da Soroptimista
- Dia do Prefeito
- Dia da Reunificação da Alemanha
- Dia Mundial dos Dentistas
- Aniversário de José Mayer
- Aniversário de Zé Ramalho
- Aniversário de Adriana Calcanhoto
- Aniversário de Orlando Silva
- Aniversário de Kevin (Backstreet Boys)
- Aniversário de Stevie Ray Vaughan (1954)
- Morte de Emilinha Borba (2005)
- Lançada a candidatura do rinoceronte Cacareco à prefeitura de São Paulo (1959)
- Alemanha Oriental se reintegra à Ocidental (1990)
- Getúlio Vargas é eleito presidente (1950)

Santo do dia
- São Francisco de Borja
- São Remígio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá