Eleições: agora tudo é incerto


Nas eleições, nas prévias para o primeiro turno, a candidata à Presidência da República Dilma Rousseff ganhava em larga escala na frente sem segundo turno. Não deu! No governo do Estado, Simão Jatene também ganhava em larga escala no primeiro turno. Não foi assim que aconteceu!
Tanto Dilma Rousseff, do PT, quanto Simão Jatene, do PSDB, acabaram por se perder e deixaram a vitória em primeiro turno lhes escapar como água pelas mãos. Agora, o que se observa, a nível nacional, é que Dilma está caindo e José Serra subindo ao ponto de, segundo pesquisa CNT/Census, estar num empate técnico com a candidata apontada por Luiz Inácio Lula da Silva.
De acordo com a pesquisa, Dilma ganha as eleições entre a população mais carente e Serra, entre os mais ricos. Faz sentido. No entanto, não há mais ricos que pobres, portanto, a eleição está nas mãos desses que, por sua vez, querem dinheiro, exatamente o que nenhum candidato pode dar. Pelo menos em tese, não.
Em Belém fica mais difícil a situação, porque ainda falta ser terminada a costura dos apoios do PMDB, de Jader Barbalho, do PV, que está indeciso e dividido entre o presidente da legenda, Zé Carlos, e o presidente da UGT-Pará, Zé Francisco. Os dois perderam as eleições, respectivamente, para deputado federal e estadual.
Mas, se, de um lado, Simão Jatene é dado como provável governador eleito, pelo fato de ter ido para o segundo turno com Ana Júlia Carepa, de outro, a governadora mostrou força, ou melhor, se fortaleceu indo para o segundo turno, o que, para ela, foi uma vitória que poderá lhe render mais quatro anos de mandato, principalmente depois desta quinta-feira, quando Lula está pessoalmente no Pará e, certamente, a pedir votos para a petista. Os debates entre os dois candidatos serão oportunidades certas para conquistarem o eleitor. Entretanto, o jogo de acusações poderá fazer com que se percam.

MINHAS CONSIDERAÇÕES

Já conhecemos o governo do PSDB nas mãos de Simão Jatene e de Almir Gabriel; sabemos como foi o governo, o que fizeram de bom e o que fizeram de mal. Da mesma forma, conhecemos o governo de Ana Júlia Carepa.
Em ambos os casos não se viu baixar a taxa do Imposto Sobre Circulação de Mercadoria e Serviço, o que deixa os preços dos combustíveis bastante elevados no Estado. Ana Júlia governou direto nesses quase quatro anos com Jader Barbalho; o mesmo Jader, a nível nacional, apoiou o governo de Fernando Henrique Cardoso e foi oposição no Estado, porque não se afinava com Almir Gabriel. Deixou Simão Jatene à vontade e, agora, está de mãos dadas novamente com Almir que se bandeou para os lados da petista Ana Júlia. Em política, pelo que se observa e isto é um fato, às favas os escrúpulos, a vergonha e o pudor. O que interessa é ganhar a eleição e, com ela, se manter no poder. Então, vamos tomar cuidado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá