Manifestação do PMDB era esperada

Quem acreditava que o partido do deputado Jader Barbalho, o PMDB, não iria se pronunciar ao ver seu presidente e maior líder banido das eleições e enquadrado na Lei da Ficha Limpa pelo Supremo Tribunal Federal estava enganado. Em nota de quatro colunas de cima abaixo na terceira página do jornal “Diário do Pará”, edição de hoje, a legenda mostra posição de exigir a anulação da eleição para o Senado da República pelo Tribunal Regional Eleitoral. A alegação – e não seria necessário o partido se manifestar no jornal da família Barbalho -, é que Jader Barbalho e Paulo Rocha, o terceiro colocado nas eleições para senador no Estado, juntos, somam votos que ultrapassam os 50% do eleitorado do Pará. Assim, a eleição pode ser anulada pelo TRE que, desta forma, poderá vir a convocar novo pleito.
Como se trata de uma nova eleição, suplementar, mas nova eleição, então, todo cidadão está apto a concorrer através de seus partidos políticos. Logicamente que Fernando Flexa Ribeiro, do PSDB, que foi eleito com a maioria dos votos, e Marinor Brito, do Psol, que foi a quarta em votação, tem de se recandidatar e participar novamente do pleito. Mas, Jader e Paulo Rocha não ficam de fora. Embora não podendo mais concorrer, podem, perfeitamente, escolher pessoas de sua confiança para concorrerem e aí está o perigo para Marinor Brito e, quem sabe até, para Flexa Ribeiro. Eles já fizeram gastos na campanha anterior e agora terão de começar tudo novamente.
Jader e Paulo Rocha, do PMDB e do PT, respectivamente, vão aparecer como as “vítimas” atrás do eleitor que votou neles no primeiro turno.
Bom, isso tudo são conjecturas. Faz parte de um novo debate político que se estenderá até os próximos julgamentos pelo STF e pelo próprio TRE e TSE, que deverá acatar o que for decido na primeira instância paraense.

FRASE DO DIA
“Eu repilo com veemência a afirmação que o TSE faz casuísmo judicial.”
* Ricardo Lewandowski, presidente do TSE, respondendo crítica do colega ministro Gilmar Mendes, defensor da não aplicação da Lei da Ficha Limpa nas eleições de 2010.

QUINTA-FEIRA
Belém-Pará-Brasil, 28 de outubro de 2010
- Dia Federal do Funcionário Público
- Dia da Engenharia da Aeronáutica
- Dia do Servente de Escola (SP)
- Aniversário de Diogo Vilela
- Aniversário de Nélson Cavaquinho
- Aniversário de Zélia Duncan
- Aniversário de Eros Ramazotti
- Aniversário de Julia Roberts
- Aniversário de Stephen Morris (New Order) (1957)
- Aniversário da cidade de Ubatuba
- Retorno de Uruguaiana de D. Pedro II e chegada em Porto Alegre (1865)
- Inauguração do metrô de Nova York (1904)
- O capitão Luiz Carlos Prestes lidera um levante no Rio Grande do Sul (1924)
- Judeus passam a ser identificados pelo Reich com uma estrela (1939)

Santo do dia
- São Simão e São Judas Tadeu

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá