Círio de Nazaré terminou dentro do horário previsto, às 12h30
Com issa celebrada na Praça Santuário por Dom Flávio Giovenalli, bispo diocesano de Abaetetuba, encerrou às 12h40 de hoje a procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, dentro do horário previsto pela Diretoria da Festa. A procissão deixou a Catedral Metropolitana Nossa Senhora de Belém, na Cidade Velha, exatamente às 6h30, depois da santa missa celebrada em altar campal em frente ao templo pelo arcebispo Dom Alberto Taveira. A celebração se iniciou às 5h30.
Cerca de dois milhões de pessoas acompanharam a romaria que percorreu cerca de quatro quilômetros cheios de muitas  homenagens mas nenhuma interrupção ou casos sérios, além do normal para concentrações populares ao estilo do Círio.
A partir de hoje, às 20 horas, até o domingo, 24, haverá pregação feita por um bispo convidado. Nessa segunda-feira, o pregador da noite será o futuro cardeal arcebispo do Rio de Janeiro e ex-arcebispo de Belém, Dom Orani João Tempesta, que volta a Belém para rever seu povo, tomar açaí e saborear um pouco da grande festa mariana que é o Círio de Nazaré. Do Rio de Janeiro, Dom Orani mandou mensagem para o povo paraense, parabenizando por mais um ano de Círio.
O Círio realizado neste domingo já foi a quinta romaria da programação da festividade de Nossa Senhora de Nazaré. A primeira é a romaria rodoviária, na sexta-feira. No sábado, acontecem as romarias Fluvial, dos Motociclistas e a Trasladação, quando a imagem da Santa foi levada do Colégio Gentil Bittencour, em sua berlinda, para a Catedral de Belém,  num percurso que chamamos de Círio inverso, igualmente lotado de pessoas, cada uma com uma promessa ou agradecimento, passando por grandes agruras na corda. A procissão terminou por volta de meia-noite, mas houve romeiro que não arredou pé do local, para poder participar da grande procissão do Círio hoje de manhã, pelas ruas de Belém.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá