Campanha começa dia 16
ROBERTO BARBOSA
Encerradas as apurações para os cargos majoritários, os candidatos já se encontram em campanha na busca pelo voto dado aos concorrentes que não conseguiram chegar aonde pretendiam. Entretanto, a campanha política gratuita no rádio e televisão só começa no dia 16. Portanto, neste ano, no Dia do Círio, os fiéis paraenses podem ficar sossegados, que não serão perturbados com interrupção das transmissões da maior festa do povo católico por causa de propaganda eleitoral.
Outro aspecto deste breve comentário é com relação a quem ganhou ou perdeu no pleito realizado ontem. Vou me expressar somente acerca dos candidatos à Presidência da República e Governo do Estado. E o que se observou foram as falhas das pesquisas eleitorais numa série de Estados e até mesmo para a Presidência.
Tudo levava a crer, segundo as pesquisas, que, puxada pelo carrão de sena chamado Luís Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff ganharia com folga no primeiro turno. No entanto, o escândalo que estourou nos últimos meses na Casa Civil, acabou fazendo com que a campanha da petista declinasse. Assim, José Serra, que não evoluía nos números, acabou se beneficiando e saindo, digamos assim, vitorioso com a conquista do segundo turno, quando terá mais tempo de caçar o voto perdido. Outro aspecto a ser observado é que a terceira candidata, do PV, senadora Marina Silva, agora, está com a bola na mão. Dilma e Serra terão de convencê-la para lhes apoiar e ela, ontem, falando como uma estadista, já disse que fará amplo debate com a base do PV a nível nacional para se pronunciar. Mas foi Marina, neste contexto, que puxou a decisão da eleição presidencial para o segundo turno e saiu fortalecida.
Mas, uma coisa é certa: Dilma Rousseff acabou perdendo, embora esteja na frente para suceder Lula.

ANA JÚLIA

Já a governadora Ana Júlia Carepa foi, no Pará, a grande vitoriosa. Nas pesquisas, a petista aparecia em posição desconfortável diante de seu maior concorrente, o tucano Simão Jatene, ex-governador, que, segundo as pesquisas, ganharia em primeiro turno. Não foi bem assim. Os dois estão no segundo turno, quando a governadora tem chances de se reeleger e permanecer no cargo, assim como, na Presidência, José Serra, que estava muito lá embaixo, também tem chances reais de chegar lá e desbancar Dilma.
E por que digo isso? Porque, quando as partes vão para segundo turno, todo o trabalho recomeça do zero, sem favoritos. Neste momento, no que pese a preferência, entre aspas, não há favoritos, o que se irá definir conforme o decorrer da campanha a partir da segunda quinze na outubro, as propostas a serem feitas, enfim, o que poderá realmente levar o eleitor a se decidir.
PS – O Tribunal Regional Eleitoral garantiu que até 11 horas desta segunda-feira, concluiria as apurações por causa das urnas que chegaram atrasadas da região do Marajó.
Também está prevista para hoje a divulgação dos nomes dos novos deputados estaduais e federais eleitos. Só não se saberá com certeza o nome do segundo candidato ao Senado por causa da disputa acirrada entre os candidatos impugnados Jader Barbalho e Paulo Rocha. Por enquanto, eleito mesmo, somente Flexa Ribeiro, seguido de Marinor Brito que poderá ficar no cargo, caso o STF indefira Jader e Rocha.

FRASE DO DIA
"Eu falei para vocês! Eu sabia, eu via isso nas ruas!"
* Senadora Marina Silva, que se sente vitoriosa com a guinada que deu nas eleições tirando votos de Dilma e levando a disputa para o segundo turno

SEGUNDA-FEIRA

Belém-Pará-Brasil, 04 de outubro de 2010
- Dia do Cão
- Dia do Barman
- Dia da Natureza
- Dia do Lobinho
- Dia do Pantaneiro
- Dia do Rádio Interamericano
- Dia Nacional de Adotar um Animal
- Dia Mundial do Hábitat (ONU)
- Dia Mundial dos Animais
- Dia Mundial da Anistia
- Dia Internacional do Poeta
- Dia Universal do Compositor
- Aniversário de Alicia Silverstone
- Aniversário de Charlton Heston (1924)
- Aniversário de Susan Sarandon (1949)
- Aniversário de Rachael Leigh Cook
- Aniversário de Chris Lowe (Pet Shop Boys) (1959)
- Morte do general Osório (1879)
- Morte de Janis Joplin (1970)
- Nascimento de Prudente de Moraes, pacificador da República (1841)
- Dick Tracy é lançado (1931)
- Lançamento do satélite Sputinik (1957)
- Descoberta do rio São Francisco (1501)
- Semana Mundial do Espaço Sideral

Santo do dia
- São Francisco de Assis

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá