Inverno chega mais cedo ao Pará

As autoridades de meteorologia informaram nesse final de semana que se passou, que o inverno vai chegar mais cedo ao Pará neste ano por causa do fenômeno La Niña. Em geral, o tempo chuvoso no Norte do Brasil, especialmente no Estado do Pará, começa no final do ano.
De acordo com as informações dos órgãos especializados, a capital paraense, Belém, assim como, o Nordeste e o Oeste do Estado, serão as regiões mais atingidas com os temporais, especialmente a última região, onde, no momento, está ocorrendo uma estiagem que deixa as populações locais isoladas, especialmente aquelas que dependem da navegação fluvial para se locomover.
No Pará, especialmente Belém, não há estações do ano como no restante do País. No Estado existem duas estações, uma que chove mais, a que chamamos inverno, e outra que chove menos e é mais quente, que chamamos verão. Há quem diga que nesse período que antecede as chuvas, vivemos o outono e que nossa primavera seria de abril a maio. Mas é apenas uma questão de pensamento e costume.

Caso Jader vai a julgamento no STF

As expectativas, nesta semana, são para o julgamento, amanhã, pelo Supremo Tribunal Federal, do recurso interposto pela defesa do deputado federal Jader Barbalho tentando reformar a decisão do Superior Tribunal Eleitoral que negou seu registro de candidatura ao Senado Federal com base na Lei da Ficha Limpa. O relator do recurso é o ministro Francisco Barbosa que, todo mundo sabe, é favorável à aplicação imediata da lei e deverá dar parecer favorável à manutenção do veto do STE a Barbalho que foi eleito senador com mais de 1,7 milhão de votos, sendo o segundo colocado depois do candidato tucano à reeleição, Fernando Flexa Ribeiro.
Como o terceiro coloca, Paulo Rocha, também está enquadrado na Ficha Suja, a vaga pode ficar com a quarta colocada, Marinor Brito, do Psol, que hoje está peregrinando por Brasília no sentido de pressionar as autoridades para que Barbalho tenha sua condenação mantida e não seja obrigado fazer uma eleição suplementar no Pará. A eleição suplementar se daria pelo fato de os votos de Jader e Paulo Rocha, juntos, terem somado mais de 54% do eleitorado paraense. No entanto, a decisão será tomada pelo STF.
Segundo Marinor Brito, Barbalho estaria fazendo pressão no sentido de adiar o julgamento marcado para essa quarta-feira, até que seja escolhido o 11° ministro pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o que só vai acontecer depois das eleições do próximo domingo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá