Pentencostes deve reunir 30 mil fiéis no Mangueirão

ROBERTO BARBOSA

A Arquidiocese de Belém está elaborando toda a programação relativa à Festa de Pentencostes, cuja solenidade litúrgica irá se realizar no Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão), no sábado, 10, a partir das 16h. Na ocasião, Dom Orani João Tempesta, arcebispo metropolitano de Belém, irá concelebrar missa com Dom Vicente Zico, arcebispo emérito, com os vigários episcopais e todo o clero da capital paraense.
Todos os hinos serão entoados pelo coral das mil vozes (Coral da Sé), sob a regência do maestro João Bosco. Durante a solene ação litúrgica, haverá apresentação de grupos folclóricos e culturais, que farão coreografias conforme o tema da festa católica que significa a vinda do Espírito Santo sobre Nossa Senhora e os apóstolos, dando início à caminhada da Igreja, como lembrou o Padre Raimundo Possidônio (Padre Cid), que é um dos historiadores da Igreja com formação em Roma.
Esta é a quarta vez que a Igreja Católica realiza a solenidade de Pentencostes no Mangueirão, para onde pretende levar cerca de trinta mil pessoas das mais de sessenta paróquias da capital e interior do Estado e que se encerrará com a tradicional vigília sob luz de velas, um dos pontos altos da festa.
Ainda no sábado, da maioria das paróquias de Belém, estarão saindo ônibus levando os paroquianos para participarem da festa, a partir das 14 horas, segundo informou o Padre Gonçalo, um dos coordenadores do evento.
Outro detalhe informado pela Pastoral Arquidiocesana da Comunicação, ontem, é que, no sábado, por recomendação do senhor Arcebispo Dom Orani João Tempesta, as paróquias devem suspender suas programações para que tudo seja concentrado exatamente na vigília a se realizar no Mangueirão. No domingo, as paróquias retornam com suas programações normais de missas e festividades, a exemplo do que acontece nas paróquias de Fátima, em Belém e em Icoaraci, e de Santa Terezinha do Menino Jesus (Tenoné), que festa Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e tem o encerramento do evento previsto para o próximo domingo.

SALADA

° Estranho o comentário do pai de Anna Carolina Jatobá, ontem, por ocasião da prisão de sua filha, em Guarulhos, quando disse a repórteres que “vocês estão prendendo inocentes, vocês vão ver”.

° Estranho porque a imprensa não prende ninguém. Apenas, noticia os fatos e mostra a realidade e que, num fato como a morte de Isabella, por si só, já provoca a revolta da sociedade e exige, da Justiça e Polícia, tomada de enérgicas providências.

° Todos os direitos de defesa, o casal está tendo, inclusive o de se manter calado e não confessar o crime que o Brasil inteiro imputa aos dois, em função das provas apresentadas pela Polícia e Perícia Criminal.

° O assunto já está enjoado, mas não podemos calar e não é esta função de quem faz e vive da imprensa.

° Assim como sabemos que a absolvição de Vitalmiro Bastos, o “Bida”, acusado de ser um dos mandantes da morte de Irmã Dorothy Stang, vai trazer sérias conseqüências para a sociedade paraense.
° Todos, agora, aguardamos que o julgamento ocorrido esta semana, seja anulado e, com ele, a sentença esdrúxula, que manchou de vergonha a nossa Justiça.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri