Partidos já se movimentam com vistas a 2010

ROBERTO BARBOSA

O povo brasileiro já está acostumado. Quando se aproxima de ano eleitoral, aparecem os candidatos a “representantes do, pelo e para o povo”. É mais quem enxerga os erros de quem está no poder. Os partidos montam programas para mostrar o que estão fazendo, ou fizeram, ou para malhar os mandatários do poder.
É certo que não se pode viver fora do debate político, porque, como toda sociedade organizada, nós respiramos política, tenha ou não interesse nesse jogo de movimento social. Contudo, o que mais aborrece, é saber que uma boa parcela desse pessoal que só aparece em época de eleição e, quando, eleito, desaparece e nem recebe qualquer pessoa, para “fugir dos pidões”.
Realmente, o povo procura pedir alguma coisa para essas pessoas, afinal, elegeu-a e acha que deve ganhar alguma coisa em troca. Não é bem assim que deveria funcionar, mas é assim que está inserido na cultura do povo e por culpa e graça dos próprios políticos do passado.
Quem assistiu aos telejornais do último dia 24 de agosto, anteontem, pôde observar que o presidente Getúlio Dorneles Vargas – político querido do povo brasileiro, assim como o foi Magalhães Barata no Pará, - já usava de seu cargo para administrar a troca de favores, emprego de amigos, correligionários e assim por diante. A diferença, é que Vargas, realmente, se preocupava com a questão social e queria que a população vivesse de um salário mais justo e digno, o que não acontece hoje, no governo de Lula, que era a esperança, mas cujo salário não dá pra comprar sequer a alimentação básica para um mês inteiro.
Além de os políticos atuais não fazerem absolutamente nada para melhorar realmente a situação do povo brasileiro, ainda continuam usando do poder para os “favorezinhos”. É por isso que está acontecendo toda essa onda no Senado Federal, onde o senador gaúcho Pedro Simon, e agora, Eduardo Suplicy, lutam quase sozinhos para que José Sarney, presidente da Casa, renuncie ao cargo e enfrente as acusações de quebra por decoro parlamentar na Comissão de Ética. Aliás, esta, já está praticamente desfeita. Como é de domínio público, integrantes da comissão ligados ao Democratas e PSDB se afastaram por entender que não estavam mais “apitando” nada e acabavam por servir de palhaços, já que todas as denúncias contra Sarney foram arquivadas por pressão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do estranho PT.
Mas, devo admitir que tudo isso faz parte do debate político e, portanto, da democracia. Contudo, é lama demais para ser lavada, a limpar os corredores do Senado e do Congresso Nacional.
Voltando ao assunto inicial, quero lembrar que todo esse pessoal que está aí sem fazer absolutamente nada por nós, certamente, que estará pedindo votos na maior cara de pau, falando que o povo está em primeiro lugar e que as casas legislativas são “a casa do povo”. Esta é a maior mentira. Lá o povo só manda na hora de botar esse bando de aves de rapina. Depois, para que um eleitor fale com um desses homens, tem de tomar “chá de banco”, enfrentar secretários (as) metidos a besta e mal humorados, para os quais, muitas das vezes, ainda tem de explicar o assunto para que esse funcionário analise se o político deve ou pode receber a pessoa. “Pidões”, a ordem é botar pra correr o mais depressa possível.
Como é que esse pessoal tem coragem de pedir votos? Pior, é ver que o presidente Lula, cujo governo é um desastre, é apontado pelas pesquisas, como um bom presidente. É damais!

SALADA
° Recrudescem os crimes de homicídios na capital paraense e zona metropolitana. São latrocínios e crimes de pistolagem nos quais, dificilmente, os acusados são identificados.
° Nas áreas onde os crimes ocorrem, prevalece a lei do silêncio. Ninguém sabe, viu ou ouviu qualquer coisa. No entanto, em torno do corpo das vítimas, uma multidão de curiosos, feito urubus na carniça.
° Os bandidos não respeitam ninguém. São pessoas comuns, trabalhadores, policiais. Todos estão sujeitos aos assassinos e, depois, o que se ouve dizer, é que se trata de crimes de acertos de contas entre bandidos, entre traficantes.
° A Polícia Civil descarta que aqui esteja se instalando o crime organizado, mas, pelo andar da carruagem, onde se observam, já, sobretudo, na zona metropolitana, disputas por pontos de vendas de drogas, já temos, sim, crime organizado ou em organização.
° E por falar em Polícia, a Polícia Civil já está dando arrancada para o Círio da Polícia, com as peregrinações da imagem de Nossa Senhora de Nazaré pelas unidades policiais.
° Cosanpa desenvolve trabalho para substituição da adutora do Utinga. Tráfego de veículos pelo Ramal do Utinga e Avenida João Paulo II está um caos.
° Essa substituição da adutora, segundo comenta-se, teria sido em função dos constantes problemas no velho sistema de distribuição de água. Reparos estavam ficando caros demais e, assim, a direção da estatal preferiu fazer logo um serviço completo e definitivo.
° Isso mostra que o Governo do Estado não está a fim de abrir mão da Cosanpa para o prefeito de Belém, Duciomar Costa.
° Para que o presidente do Senado, José Sarney, subiu na tribuna um desses dias? Para fazer discurso para meia dúzia de gatos pingados? Que desperdício.
° Isso é brincar com a boa fé do povo brasileiro.
° Tenho visto que existem muitos debates, muitas ideias, mas, pouca ação. Assim não dá.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá