Senado: clima tenso, não! Palhaçada, sim

ROBERTO BARBOSA

Assistindo à degradadora cena de ontem no Senado Federal, envolvendo, de um lado, o senador gaúcho Pedro Simon, e de outro, Renan Calheiros e Fernando Collor de Melo, de Alagoas, todos do PMDB, o primeiro, defendendo a renúncia de José Sarney à presidência da Casa, e os demais, defendendo sua permanência, me lembrei da passagem bíblica onde Jesus disse aos judeus que atirasse a primeira pedra em Maria Madalena aquele que estivesse sem qualquer pecado. Ninguém condenou Maria Madalena.
Não conheço muito do passado do senador Pedro Simon, mas nunca o vi enfrentando processo no Conselho de Ética nem, tampouco, renunciando ao cargo para depois voltar com a maior cara de pau e fingindo-se de bom mocinho, totalmente regenerado.
Renan Calheiros gastou fortuna por causa de uma namorada – linda jornalista por sinal! Em função disso, acabou perdendo a presidência do Senado Federal. Foi um escândalo sem precedentes.
Fernando Collor de Melo, todo mundo sabe. Envolveu-se numa série de irregularidades, prendeu o dinheiro de todo mundo, menos dos seus amigos mais chegados e o seu. Enfim, fez tudo o que não devia no cargo de presidente da República. Lutou até o fim para que não fosse cassado, mas, quando viu que seu destino estava selado, mandou que seu advogado fizesse a leitura de sua carta-renúncia no Congresso Nacional, que não foi aceita, pois o processo de cassação já estava sendo votado em plenário. Perdeu os direitos políticos por oito anos, comprou um luxuoso imóvel nos Estados Unidos da América e agora está sentado, cheio de pose, na cadeira de senador pelo Estado de Alagoas que ainda teve coragem de Elegê-lo.
Na sessão de ontem do Senado, os três bateram boca. Collor, irritado, mandou que Pedro Simon engolisse tudo o que havia dito sobre sua pessoa, do contrário, faria denúncias incômodas contra o colega gaúcho. Este, por sua vez, não se intimidou e gritou para que Collor falasse ali mesmo; aquele era o momento certo. Que denúncias teria Collor contra Pedro Simon, dissidente do PMDB? Por que Collor não falou? Barganha política? Não creio.
Certo é que, enquanto os nobres senadores batiam boca por uma causa que já se sabe plenamente vergonhosa – não se sabe, ao certo qual será o desfecho, porque se trata de políticos e aí, tudo é possível, - assuntos importantes para a Nação estão sendo deixados de lado. O Senado está mergulhado em um atoleiro de lama e precisa ser resgatado, com trabalhos dignos da população que fez a composição de seus membros. Isto sim, é o que interessa.

SALADA
° Provavelmente nesta quarta-feira, exatamente às 4h da madrugada, 11h no Vaticano, será anunciado o nome do novo arcebispo metropolitano de Belém.
° A Pastoral Arquidiocesana da Comunicação está mobilizada para convocar a Imprensa para uma coletiva a ser concedida por Monsenhor Cid, administrador Diocesano de Belém, às 11h, caso seja confirmado o nome do novo arcebispo.
° No domingo passado, Monsenhor Cid já havia anunciado que não vai mais demorar sair o nome do substituto de Dom Orani João Tempesta.
° Mais de duas dezenas de pessoas perderam suas vidas nas estradas paraenses durante o veraneio recém-findo. Foi o balanço feito pelas polícias rodoviárias Estadual e Federal, que atestaram imprudência como maior causa dos acidentes.
° Ultimamente tem ocorrido muitos registros de acidentes aéreos. No final de semana, morreram dois empresários na queda de um ultraleve no município de Benevides, na Grande Belém. Nesta manhã, uma aeronave de grande porte da Bangkok Airways colidiu com a torre de controle da ilha de Koh Samui, na Tailândia, causando ao menos uma morte e deixando feridas cerca de quarenta pessoas. Desastre ocorreu após uma derrapagem.
° Até o momento continua o mistério sobre o que aconteceu com o vôo da Air France que caiu no Oceano Atlântico em meio a uma viagem entre o Rio de Janeiro e Paris, matando 228 pessoas, a 31 de maio do ano em curso. As caixas pretas não foram localizadas e apenas cerca de 50 corpos foram resgatados.
° Ontem, uma aeronave da Continental, que saiu do Rio de Janeiro com destino a Houston, nos Estados Unidos, passou por inesperada turbulência que deixou mais de vinte pessoas feridas. Todos pensaram que o avião ia cair e contaram que as cenas foram de verdadeiro horror. Em função do incidente, a aeronave fez um pouso de emergência em Miame.
° Dirigentes do PTB devem pensar bem antes de lançarem o nome do prefeito Duciomar Costa para concorrer à uma vaga ao Senado Federal no próximo ano.
° Duciomar está mais sujo que pau de galinheiro, agora, envolto com a questão da municipalização do sistema de abastecimento de água da capital paraense, que é feito pela estatal Cosanpa.
° Duciomar ainda nem conseguiu se livrar dos escândalos por conta da questão da saúde em Belém e já está todo enrolado com a história do Saeb.
° Uma coisa é certa: a governadora Ana Júlia Carepa não quer nem sonhar com uma possível candidatura de Duciomar para concorrer com ela ao Governo do Estado.
° Já há quem aposte, inclusive, num rompimento eventual entre o PT e o PMDB paraense para as eleições de 2010.
° Reuniões políticas estão em andamento para que seja fechado um acordo entre o PMDB e o PSDB que pretende lançar o nome de Simão Jatene, se este, lógico, vencer a queda de braço com Almir Gabriel – agora separado de Dona Socorro Gabriel, - que aposta no senador Mário Couto para o governo do Estado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá