Quando a greve é irresponsável

ROBERTO BARBOSA

Todo trabalhador que se vê injustiçado, e a gente sabe que é maioria, tem o direito assegurado na Constituição, de reivindicar seus direitos, fazer greve, protestar pelo que está errado. Todavia, as leis são muito claras. No serviço público, há regras. Diz o ditado popular que o meu direito acaba quando esbarra no vizinho.
Trabalhadores da Empresa de Transportes Coletivos Belém-Rio, que cobre as linhas Sacramenta-Nazaré, Médici, Ceasa, Telégrafo e Satélite, paralisaram suas atividades, ontem, sem se importunarem com o drama de cerca de 400 mil usuários que chegaram atrasados em seus empregos ou demais compromissos. Eles entraram em greve de uma hora para outra e todo mundo ficou nas paradas à espera de um ônibus que nunca passaria.
O diretor do Sindicato dos Rodoviários, Braz Afonso, justificou que a greve foi fruto da intransigência da empresa Belém-Rio que não vinha cumprindo com seus acordos para com a categoria. Como frisei anteriormente, direitos, todos tem. Todavia, eles não poderiam comunicar a população acerca de sua decisão de paralisarem as atividades e realizarem a greve no dia seguinte, quando todos estariam preparados para buscar outras formas de chegar em seus destinos?
Poderiam, mas não agiram assim. Então, o que fizeram deu certo, pois a empresa chamou logo para um acordo. Todavia, quem vai resolver os prejuízos dos usuários, que ficaram esperando pelo ônibus que só viria passar mais de oito horas depois em cada ponto?
Deste modo, a ação do Sindicato dos Rodoviários foi positiva do ponto de vista de seus associados, mas terrivelmente nefasta para a população. Pisaram nos direitos da população. Isso é injusto. Alguém tem de responder por isso.

SALADA
° Outra categoria que tem abusado, é a dos perueiros, que estão fechando ruas, prejudicando todo mundo, porque querem circular irregularmente pela capital paraense e estão sendo parados para fiscalização pela Companhia de Transportes de Belém-Ctbel.
° Mas, uma coisa é certa, o pessoal da Ctbel também está abusando de motoristas, multando e apreendendo por toda parte.
° O procurador do Estado, Paulo de Tarso Klautau Filho, que foi preso em flagrante por dirigir embriagado pela Avenida Doca de Souza Franco, se, desse lado, cometeu erros imperdoáveis, principalmente por ter protagonizado cenas desrespeitosas para com as autoridades em nome do cargo de que está revestido, de outro, deu uma lição de vida.
° Como assim? Ora, ele reconheceu publicamente seu erro e pediu perdão.
° Reconhecer os próprios erros é uma virtude, e um passo para não reincidir e passar tamanha vergonha.
° Comenta-se que o fato de Gugu Liberato ter deixado o programa “Domingo Legal” foi benéfico para todo mundo que acompanha o SBT. Já teria ido tarde demais e Sílvio Santos, dizem, aumentou sua audiência, com programas bem mais criativos e ele mesmo apresentando uma boa parte da programação domingueira.
° Acordão a vista ocorreu nesta semana nos bastidores do Senado Federal. Sarney, agora, está respirando um pouco mais aliviado.
° Termina, no próximo domingo, a programação religiosa e cultural relativa ao Círio de Nossa Senhora das Vitórias, em Marapanim, no nordeste do Estado.
° Grupos de Carimbó vão fazer inúmeras apresentações pela cidade, ainda muito movimentada em função da tradicional festa mariana.
° As redes católicas de televisão não repercutiram os escândalos envolvendo os bispos e pastores da Igreja Universal do Reino de Deus, processados por lavagem de dinheiro, desvios de verbas da igreja para aquisição de empresas em nome de terceiros e formação de bando ou quadrilha.
° Fosse o contrário, os bispos e padres católicos seriam achincalhados nos telejornais das emissoras de Edir Macedo.
° A Rede Globo aproveitou a oportunidade de se vingar das acusações de que constantemente é vítima, supostamente, por ordem de Edir Macedo, que hoje mora nos Estados Unidos da América e detém o controle acionário da mais antiga rede de televisão do Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá