Julho foi fantástico

ROBERTO BARBOSA

Estamos começando, nesta sexta-feira, o que representa o último final de semana das férias de julho, já que o mês só termina mesmo hoje e no sábado e domingo que iniciam agosto, ainda dá pra curtir um pouco as praias paradisíacas do Estado do Pará. Mas, este foi um mês fantástico em todos os sentidos.
Nossa temperatura chegou aos 38° e deve ter chegado aos 50° ou mais, no Congresso Nacional, onde o presidente da República Luís Inácio Lula da Silva começa a ceder na sua queda de braço com o PT para dar apoio ao presidente do Senado, José Sarney, que passa por uma de suas maiores crises de baixo-astral político.
Nem mesmo o chamado “recesso parlamentar” conseguiu desviar José Sarney dos holofotes da imprensa e da oposição, onde agora já se percebe uma disputa partidária, como sempre, na tentativa de ver quem leva mais vantagem, já que esses partidos e seus seguidores não estão nem aí para o povo... Aliás, o povo, que se lixe!
Vimos os juros baixando, mas no limiar do mês querido das férias, o Banco Central bateu o martelo com a sentença fatal: não vai mais baixar a taxa Selic na próxima reunião do Copom, o Conselho de Política Monetária. Justo agora, que as coisas estavam caminhando para melhorias no que diz respeito à política de juros altos – e levando-se em conta que 8,75%, são juros muitos elevados, porém, é um dos menores experimentados pelo povo brasileiro nas últimas duas décadas.
Percebeu-se, ainda neste período, que as estradas paraenses registraram grande número de acidentes com vítimas fatais e muitos feridos, protestos pela cidade toda, inclusive dos perueiros, que estão brigando com Deus e o Diabo por causa da apreensão de vans pelo Departamento Estadual de Trânsito. No caso dos perueiros, estes dirigirem com muita irresponsabilidade e eu mesmo já fui quase vítima de acidente provocado por manobra imprudente em plena Rodovia BR-316. Graças a Deus, consegui escapar ileso e sem danos ao meu patrimônio.
Na noite de ontem, os perueiros fizeram confusões no Entroncamento, única via de entrada e saída da capital paraense, assim como, ao longo da Avenida Almirante Barroso. E os seus líderes sindicais ameaçam, ainda que irão fazer mais barulho, casos suas reivindicações não sejam atendidas pelas autoridades.
É o jogo da disputa de poder e de sobreviver ante a tantas mazelas que se verificam neste país. Mesmo assim, o brilho do sol de julho vai continuar, sobretudo nas mentes de quem, graças a Deus, curtiu bacana e tem muitas histórias a contar.

SALADA
° No retorno das férias para Belém é bom que o veranista esteja preparado. A cidade está bastante suja e abandonada pela Prefeitura Municipal de Belém.
° E o trânsito também já está normalizado, com muitos engarrafamentos, embora o fato de que as aulas não vão começar nessa segunda-feira, por conta da gripe A que está apavorando o Brasil e de Norte a Sul.
° Lula, o presidente da República, não dá ponto sem nó.
° Prefeitos do interior, inclusive ligados ao PT da governadora Ana Júlia Carepa, garantem que está ocorrendo muita injustiça no que diz respeito à entrega de viaturas para as mais diversas finalidades e necessidades do serviço público nesses municípios.
° Segundo dizem, não está havendo critérios para a distribuição dos carros. Leva quem tem mais prestígio ou gente influente no Governo do Estado.
° Acúmulo de lixo em vários pontos da cidade, segundo informam sanitaristas, além de trazer doenças já conhecidas, deixam as pessoas também à mercê do vírus da Influenza A.
° Uma boa parte dos canais que cortam a capital paraense está entupida. Mesmo assim, parte da população ainda continua jogando lixo nesses locais, apesar das várias campanhas alertando para os riscos ambientais e à saúde.
° Polêmica da disputa entre a Cosanpa (do Estado) e o Saeb (da Prefeitura), que pode redundar na privatização do sistema de distribuição de água na capital paraense, ainda vai dar muito o que falar. Está na hora de os vereadores se espertarem e evitarem que a população venha a ser penalizada, como sempre, com arrocho nas contas, a exemplo do que já acontece na conta telefônica e de energia elétrica, cujas distribuidoras foram privatizadas pelo Governo do Estado.
° Mais uma prova de que os políticos que elegemos nada fazem para nos beneficiar. Governadores e prefeitos não ficam atrás.
° Bom início de agosto e fim de semana a todos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri