Conjunto Tenoné está entregue às baratas

Moradores do bairro Tenoné, que antes era um conjunto residencial, mas hoje, é considerado um bairro, estão vivendo em completo abandono, tanto no que tange ao governo municipal, como estadual. As ruas do bairro estão quase intransitáveis, com buracos, lama, água empossada, lixo e forte odor que atrai toda sorte de doenças, insetos e animais peçonhentos.
Como se não bastasse isso, nas ruas que tem a péssima cobertura asfáltica, há dezenas de lombadas que não apenas estragam os carros, que já circulam vagarosamente, como também, facilitam a ação de assaltantes, que agem a qualquer hora do dia ou da noite, com registro de inúmeros assaltos, alguns até com mortes sem que os criminosos tenham sido identificados ou presos pelas autoridades policiais.
Segundo denunciam os moradores do Tenoné, quem tem juízo não sai à noite sozinho, porque, por toda parte, sempre tem um suspeito, um larápio pronto para agir e eles não pensam duas vezes antes de atirar e arrancar uma vida.
Nesta quinta-feira, os moradores do conjunto se viram com mais um problema: a ausência de transportes coletivos. Os ônibus do Tenoné já são poucos, mal conservados e sem horários certos de viagens. Entretanto, sem o transporte, a vida no bairro torna-se insuportável, exatamente porque os moradores estão sendo obrigados, hoje, a andar em moto-taxi, van ou a pé, se querem sair para trabalhar ou resolver algo que não pode esperar muito tempo. Quem sai a pé, sabe que vai andar bastante e corre o risco de ser assaltado, mas, enquanto dependerem dos governos do Estado ou do município, o jeito é os moradores se arriscarem e tentarem viver ou deixar o bairro definitivamente em busca de coisa melhor.

SALADA
° Os rodoviários, os empresários de transportes coletivos urbanos e a Delegacia Regional do Trabalho estão tentando chegar a um acordo para acabar com a greve deflagrada a meia-noite de hoje e que atingiu mais de um milhão de pessoas.
° A greve, que foi deflagrada por tempo indeterminado, não iria respeitar os trinta por cento da frota que, obrigatoriamente, deveriam ser colocados nas ruas. Todavia, o bom senso prevaleceu e há ônibus circulando pela cidade.
° É certo, porém, que, ao anoitecer, esses veículos tendem a desaparecer, como sempre acontece quando os rodoviários entram em greve. Nessas ocasiões, os transportes alternativos não apenas desaparecem também, como os preços de suas passagens sobem, dificultando a vida de todo mundo.
° Mas tem uma coisa que se deve ressaltar: esses transportes alternativos acabam causando prejuízos às empresas que tem a concessão do transporte coletivo e, via de regra, levam às demissões de funcionários, tanto assim que muitas linhas estão operando com os microônibus, que não exigem a presença de um cobrador.
° Destarte, quase todo mundo sai perdendo, principalmente o usuário, que termina por andar em um microônibus mais do que lotado, com riscos de acidentes.
° Os empresários dizem que esses veículos são mais competitivos e podem enfrentar a concorrência dos alternativos, porque aceitam a meia-passagem, dão direito às gratuidades e trafegam em horários normais independente de haver ou não passageiros.
° O comércio de Belém estava com fraco movimento nesta quinta-feira, em função da greve dos rodoviários. Mesmo assim, não houve registro de lojas fechadas.
° Lojistas ficaram apreensivos com a greve dos rodoviários por dois motivos: quando não há movimento, os assaltantes se aproveitam para atacar e, por outro lado, estamos na semana que antecede ao Dia das Mães, portanto, de faturamento garantido. Com a greve, poucos se atrevem a sair para as compras.
° Especialistas continuam afirmando que as fortes chuvas que estão deixando cidades brasileiras debaixo d’água já são frutos do aquecimento global que muitos duvidam seja verdade.
° Em Belém tem se registrado mais chuvas que antes, além de baixas temperaturas. E a previsão é de uma grande estiagem, com temperaturas elevadas no verão que já dá as caras por estas bandas.

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