Encerra a festa de Nossa Senhora de Fátima, não o mês mariano

ROBERTO BARBOSA

Com a Praça Santuário de Fátima completamente lotada de fiéis, encerrou, à noite de ontem, a festividade em honra à Nossa Senhora de Fátima. Missa campal foi celebrada pelo Padre Ederaldo, vigário episcopal da região de Santa Maria Goreth, que ressaltou a necessidade de conversão das pessoas para que tenham plenamente em seus corações o Reino de Deus que é construído na terra por toda a humanidade, com a força do Espírito Santo. A exemplo da Campanha da Fraternidade 2009, que destacou a questão da segurança, a festividade também trouxe tema voltado para a paz, “Virgem de Fátima, dai-nos segurança e paz”.
Na véspera, ocorreu a Procissão das Velas, que reuniu, segundo estatísticas da Polícia Militar, mais de 200 mil pessoas, uma tradição que já remonta mais de trinta anos na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima.
Ocorre que a festa em honra a Nossa Senhora de Fátima culmina com o dia de sua aparição a três pastorinhos, na cidade de Fátima, em Portugal, em 1914, a 13 de maio. Todavia, estamos no mês de maio, mês mariano, como é lembrado no calendário católico e popular do povo cristão. Um mês dedicado às orações em que, na devoção a Nossa Senhora, buscamos nos aproximar mais e mais de Jesus Cristo, redentor e salvador do mundo. “Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada”, diz Lucas no Evangelho, uma profecia da Mãe de Deus e da Igreja, inspirada no Espírito Santo e que afirma, com todas as letras e na fé, que Ela é a co-redentora, porque em seu seio gerou o Filho de Deus, daí receber este título e merecer tal veneração.
Deste modo, as orações vão continuar como pede Maria, porque, na oração, nos aproximamos mais e mais de Deus. Devemos pedir a Deus que nos reforce a fé, e podemos, sim, pedir a intercessão dos santos e anjos de Deus, que morreram pela causa de Jesus Cristo. No final deste mês, Nossa Senhora será coroada por nós, como nossa intercessora e mãe, aquela que nos diz “Fazei tudo o que Ele vos disser”, depois de pedir a Jesus que não abandonasse aqueles que necessitam. Maria é só bondade, templo vivo do Espírito Santo de Deus.

SALADA
° Professores estão em greve parcial e os estudantes, prejudicados. Todavia, mais prejudicados ainda estão os estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental Pedro Marques de Mesquita, situada na Rua Sideral, quadra 01, 101, no bairro de Nova Marambaia, que está em reformas desde o início deste ano e, até agora, os alunos não tiveram aulas iniciadas.
° Na maioria dos colégios, já houve a primeira avaliação, ao passo que na escola mencionada anteriormente, não há nem previsão para que as aulas sejam iniciadas. Os pais estão desesperados, porque seus filhos correm o risco de perder o ano letivo. Eles exigem enérgicas providências por parte da Secretaria de Estado de Educação.
° Neste ano, a Paróquia de Sant’Ana da Campina completa o centenário da chegada da imagem de São Pedro semelhante a que existe em Roma.
° Popularmente, São Pedro é venerado em Sant’Ana, onde as pessoas dizem que a imagem tem um pé quente e outro frio.
° Uma grande festa está sendo programada pela comunidade paroquial para celebrar a data, a 29 de junho deste ano, quando haverá missa campal em frente à Igreja de Sant’Ana, que está fechada para restauração. Será presidida pelo arcebispo emérito de Belém, Dom Vicente Joaquim Zico.
° Monsenhor Cid, administrador diocesano, acredita que até outubro seja nomeado o novo arcebispo de Belém, que virá substituir a Dom Orani João Tempesta.
° Aliás, quem tem saudades do ex-arcebispo, que agora é Arcebispo do Rio de Janeiro, poderá vê-lo em Belém ainda por três oportunidades este ano: no dia 18 próximo, Dom Orani virá celebrar a missa de abertura do encontro dos marketeiros católicos, que acontece até o dia 21, no Hotel Sagres. Voltará para empossar o novo arcebispo de Belém quando esse for nomeado pelo Papa Bento XVI e, em outubro, para presidir pelo menos uma missa no Conjunto Arquitetônico de Nazaré, ocasião da festividade do Círio.
° Alguns jogadores do Clube do Remo que estão deixando o clube querem meter a faca para retirar o quanto puderem da instituição. As negociações na Justiça do Trabalho não vão ser fáceis.
° Em todo o caso, a diretoria azulina afirma que o clube não está morto e que há planos para sair do buraco.
° O Governo do Estado desativou o quartel centenário do 2º Batalhão da Polícia Militar, na Rua Gaspar Viana. O histórico prédio entrou em obras que, segundo os moradores, estão paralisadas, e o local, abandonado, entregue aos malandros.
° Em função dessas obras e do abandono do antigo quartel, os moradores do bairro do Reduto estão apreensivos com a onda de assaltos e arrombamentos, assim como, algumas casas estão com infiltrações por conta dos serviços que estavam sendo realizados no prédio que era da Polícia Militar. Eles exigem providências.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá