Igreja de Belém celebra a Ascensão do Senhor e o Dia Mundial das Comunicações

ROBERTO BARBOSA

Nesse domingo acontece, a partir das 7h, na Igreja de São Domingos de Gusmão, no bairro da Terra Firme, subúrbio de Belém, a missa que relembra a Ascensão do Senhor ao Céu e, concomitante, a passagem do Dia Mundial das Comunicações, onde é lembrada a imagem de Nossa Senhora da Comunicação, foi foi Ela quem trouxe, para o mundo cristão, a melhor, maior e mais fantástica notícia de que se tem conhecimento, a vinda de Jesus Cristo, o Messias que era esperado pelos Judeus, porém, até hoje, não foi aceito, mas é seguido por mais de um bilhão de católicos no mundo inteiro. Hoje, o arcebispo emérito de Belém, Dom Vicente Joaquim Zico, proferiu palestra no auditório da Livraria Paulinas, oportunidade em que dissecou acerca da mensagem do Papa Bento XVI para esta data tão importante que lembra o dinamismo, o modernismo e a rapidez com que as comunicações acontecem, protagonizadas especialmente pelos jovens, que souberam aproveitar a tecnologia para não apenas aprender mais e mais, como também, para se comunicarem com mais pessoas de todas as partes do mundo com grande rapidez.
A missa da Ascensão do Senhor e do Dia de Nossa Senhora da Comunicação é coordenada pela Arquidiocese de Belém e foi idealizada pelo ex-arcebispo Dom Orani João Tempesta, sendo organizada pela Pastoral Arquidiocesana da Comunicação. O evento será transmitido ao vivo pela Rede Nazaré de Comunicação e deverá ser assistido online por Dom Orani, que se encontra em Óbidos, onde participa da solenidade de posse do novo bispo local, Dom Bernardo.
Na ocasião dessa missa, será mostrada para o mundo todo pelas imagens da Rede Nazaré de Comunicação, a pequena imagem de Nossa Senhora da Comunicação, padroeira da Pascom da Arquidiocese de Belém, imagem esta que procede da cidade de São José do Rio Claro, interior de São Paulo.
O fato de a missa celebrada em um populoso e humilde bairro do subúrbio de Belém ser transmitida ao vivo pela Rede Nazaré de Comunicação mostra, por si só, a importância do evento que rememora o dinamismo das comunicações e que a tecnologia, quando usada a serviço do bem e atingindo toda a humanidade, pode ser benéfica. Dom Vicente Zico explicou nesta manhã que, segundo a mensagem do Papa Bento XVI, caso esta tecnologia toda não atinja os pontos mais pobres e de exclusão social, de nada adiantará, pois só servirá, em suma, para aumentar o abismo tão grande que existe entre pobres e ricos, o que não é ideal da Igreja, que busca a unidade dos povos, principal objetivo da ação messiânica de Jesus Cristo.

SALADA

° Depois de participar da posse de Dom Bernardo em Óbidos, Dom Orani João Tempesta embarca para Belém. Aqui, às 12h deste domingo, ele celebra missa na capela de Nossa Senhora do Loreto, às proximidades do Aeroporto Internacional de Belém, de onde parte, logo em seguida, para o Rio de Janeiro.
° Dom Orani ainda virá a Belém em outras oportunidades, inclusive para ordenar outro sacerdote para a Arquidiocese de Belém.
° A partir de hoje, as postagens neste blog voltam a ser diárias e não ocorreu ontem por problemas técnicos.
° Cesta básica do paraense continua aumentando de preço. A cada dia, se leva mais dinheiro para o supermercado e se volta com menos compras, mostrando, deste modo, que cai, a cada minuto, o poder aquisitivo das pessoas.
° Governadora Ana Júlia Carepa já anda preocupada com sua sucessão, sobretudo agora, que está perdendo o controle em relação aos rebarbados do PMDB.
° Outro que está perdido é o prefeito de Belém, Duciomar Costa, arrolado de problemas com a saúde e a perseguir moradores do bairro do Souza, que estão por conta com ele, cuja administrçaão está fazendo tudo o contrário do que era pregado em campanha, ano passado, visando sua reeleição.
° Trânsito de veículos está cada vez mais caótico em vários pontos da capital paraense, sobretudo nas áreas das feiras da Avenida 25 de Setembro e do Entroncamento.
° Assaltantes estão dominando cada vez mais. Ultimamente, muitos furtos e roubos de veículos tem ocorrido na capital e zona metropolitana. Na maioria das vezes, os carros são tomados das vítimas para a prática de assaltos e, depois, são abandonados totalmente depenados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá