A luta de um estrangeiro apaixonado pela Amazônia hoje no Regatão Cultural


O desejo de conhecer as terras amazônicas sempre acompanhou Erwin Kräutler. Ainda menino, o austríaco ouvia as histórias de seu tio, Eurico, que fora missionário na região. Em 1965, o sonho deu lugar a real oportunidade de atuar em Altamira, sudoeste do Pará. Começava então a trajetória do atual bispo do Xingu. O Regatão Cultural desta terça (12) foi conhecer a vida de Dom Erwin e sua dura batalha por uma Amazônia mais justa. O programa vai ao ar às 19h30 e é reapresentado no domingo, às 13h30.
No início de sua experiência em Altamira, Dom Erwin presenciou a construção da Transamazônica, projeto desenvolvimentista executado pelo governo brasileiro no final dos anos 60. Naquele momento, já podia perceber quão controverso era o modelo de progresso pensado para a região. A percepção da injustiça social que cercava Dom Erwin alimentou sua atuação no Xingu e o aproximou da população. Foi nomeado bispo em 1981 e, logo depois, recebeu a alta dignição de prelado. Ele tornou-se, então, responsável por uma das maiores prelazias do mundo.
A defesa pela sustentabilidade na região e a luta ao lado dos povos indígenas atraíram inimigos que ameaçam a vida do bispo do Xingu. Embora escoltado por policiais, Dom Erwin também atua à frente do Conselho Indigenista Missionário do Brasil (CIMI), onde é presidente reeleito, e prossegue o caminho que escolheu mesmo diante de interesses contrários àquilo que acredita.

Serviço: O programa Regatão Cultural vai ao ar toda terça-feira, às 19h30, e é reapresentado no domingo, às 13h30, na TV Cultura do Pará. Sugestões você pode enviar para: regataocultural@funtelpa.com.br. Ou ligue: (91) 4005 7740/4005 7715.

Equipe:
direção
Cleide Magalhães
Dimitri Maracajá
roteiro
Cleide Magalhães
Leila Negrão
reportagem
Cleide Magalhães
edição e texto
Leila Negrão
edição não-linear
Mauro de Paula
narração
Guaracy Brito
produção
Vanessa Macedo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleição em Abaetetuba poderá ter um terceiro turno

Pesquisa Exata que mostra liderança de Claudionor para a Prefeitura de Capanema é liberada pelo TRE após tentativa de impugnação

Povo esquecido e abandonado no Tapanã