A luta de um estrangeiro apaixonado pela Amazônia hoje no Regatão Cultural


O desejo de conhecer as terras amazônicas sempre acompanhou Erwin Kräutler. Ainda menino, o austríaco ouvia as histórias de seu tio, Eurico, que fora missionário na região. Em 1965, o sonho deu lugar a real oportunidade de atuar em Altamira, sudoeste do Pará. Começava então a trajetória do atual bispo do Xingu. O Regatão Cultural desta terça (12) foi conhecer a vida de Dom Erwin e sua dura batalha por uma Amazônia mais justa. O programa vai ao ar às 19h30 e é reapresentado no domingo, às 13h30.
No início de sua experiência em Altamira, Dom Erwin presenciou a construção da Transamazônica, projeto desenvolvimentista executado pelo governo brasileiro no final dos anos 60. Naquele momento, já podia perceber quão controverso era o modelo de progresso pensado para a região. A percepção da injustiça social que cercava Dom Erwin alimentou sua atuação no Xingu e o aproximou da população. Foi nomeado bispo em 1981 e, logo depois, recebeu a alta dignição de prelado. Ele tornou-se, então, responsável por uma das maiores prelazias do mundo.
A defesa pela sustentabilidade na região e a luta ao lado dos povos indígenas atraíram inimigos que ameaçam a vida do bispo do Xingu. Embora escoltado por policiais, Dom Erwin também atua à frente do Conselho Indigenista Missionário do Brasil (CIMI), onde é presidente reeleito, e prossegue o caminho que escolheu mesmo diante de interesses contrários àquilo que acredita.

Serviço: O programa Regatão Cultural vai ao ar toda terça-feira, às 19h30, e é reapresentado no domingo, às 13h30, na TV Cultura do Pará. Sugestões você pode enviar para: regataocultural@funtelpa.com.br. Ou ligue: (91) 4005 7740/4005 7715.

Equipe:
direção
Cleide Magalhães
Dimitri Maracajá
roteiro
Cleide Magalhães
Leila Negrão
reportagem
Cleide Magalhães
edição e texto
Leila Negrão
edição não-linear
Mauro de Paula
narração
Guaracy Brito
produção
Vanessa Macedo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá