Um bairro sitiado




As fotos de Jorge Nascimento mostram o bairro periférico da Terra Firme, onde predomina a desigualdade social e único lugar onde a Delegacia de Polícia teve de ser vigiada pela PM, ano passado, para impedir a invasão de bandidos


ROBERTO BARBOSA

Moradores do bairro da Terra Firme, periferia de Belém, estavam apavorados, ontem, como em quase todos os dias, por causa da ação de marginais que atacam as pessoas de dia e de noite sem se incomodarem com a presença da Polícia e mais a existência, na principal praça da área, de um distrito policial, aliás, um dos mais antigos da capital paraense. Um cidadão conta que saiu na porta de sua casa para verificar outra casa da qual toma conta enquanto os proprietários estão viajando, quando foi cercado por malandros que apontaram os revólveres para sua cabeça querendo dinheiro e celular.
A vítima se viu em situação incômoda, pois estava perto de sua casa. Não tinha, naquele momento, nem um tostão e, tampouco, possui telefone celular. Segundo disse depois à reportagem, “foi um milagre de Deus eles não me atirarem”.
Há muito tempo que a bandidagem é alvo de denúncias no bairro da Terra Firme, assim como no Guamá, Sacramenta, Telégrafo e Barreiro, além do Benguí, Tapanã e Tenoné sem que providências enérgicas venham sendo tomadas por quem de direito. A população é que se sente atrás das grades, privada de seus direitos de ir e vir, porque, em casa, tem de ficar presa; à noite, tem toque de recolher.
- Não se tem em quem confiar. Velho, novo, moça, moço, criança. Qualquer um pode ser um bandido prestes a nos atacar. A gente tem medo até de pedir ou dar uma informação a quem precisa, - esclareceu Norma Silva, residente na Avenida Pedro Álvares Cabral, que todas as noites presencia pessoas passando pelo maior sufoco nas mãos de bandidos que saem da Passagem Mirandinha para atacar.
Já na Terra Firme, o toque de recolher é permanente. Por causa disso, quando a população pega um marginal, mata na via pública a pauladas.
De acordo com um cidadão que pediu para não se identificar, há alguns meses, populares pegaram um marginal no bairro do Tenoné. Eles o surraram sem piedade, porém, o malandro não morreu. Quando a Polícia chegou, um oficial perguntou “por que nós não fizemos o serviço completo”. Isso decorre, segundo experientes policiais, dos muitos benefícios que são concedidos a bandidos contra as ações da Polícia. “A gente trabalha, investiga, prende e a Justiça, Ministério Público soltam; se a gente dá um corretivo, somos punidos. Não podemos matar ninguém, mas ficamos sossegados quando a população mesmo faz o serviço”.

SALADA
° Acontece hoje a Procissão das Velas, que já é considerada a terceira maior romaria em honra de Nossa Senhora.
° As duas maiores procissões são o Círio de Nazaré e a Trasladação.
° A Procissão das Velas é em honra a Nossa Senhora de Fátima.
° Amanhã ocorre o final da festividade, que tem desenvolvido grande programação litúrgica.
° O jornalismo da TV Record foi tendencioso com relação ao episódio da compra, pela Arquidiocese do Rio de Janeiro, de um apartamento superfaturado em 2,2 milhões de reais.
° Na oportunidade, aproveitaram para fazer proselitismo e pregar política religiosa contra a Igreja Católica, a qual divulgou a irregularidade.
° Seria interessante fazer um levantamento para saber como o bispo Edir Macedo conseguiu tanto dinheiro para abocanhar a TV Record, que é a mais antiga rede de televisão brasileira.
° A igreja católica é bimilenar e seu patrimônio foi conseguido com doações.
° Em tempo: o Padre Edvino Steckel, responsável pela aquisição do apartamento, quando ocupava o cargo de ecônomo da Arquidiocese do Rio, apenas foi afastado das funções, mas não perdeu o direito de continuar como sacerdote. Ademais, se ele errou em comprar o apartamento, mas não colocou em seu nome, e sim, no nome da instituição.
° Houve irregularidade sim. A igreja não se omitiu em relação ao fato e até o divulgou transparentemente. Mas, questionar que as coisas estão todas errada, acho que deveríamos começar pelo curandeirismo praticado pelos pastores da Igreja Universal do Reino de Deus, proprietária da TV Record.
° Clube do Remo vai, finalmente, começar a pisar no chão e investir na sua divisão de base. Menos mal.
° Cartolas do Papão também estão com o pé no chão quando se trata em não onerar o orçamento do clube campeão paraense.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá