158 criminosos fora de circulação no interior do Pará



Lontra matou o desafeto a facadas. Foto: ASCOM/POLÍCIA CIVIL
A "Operação Integração" das Polícias Civil e Militar, em Igarapé-Açu, nordeste paraense, resultou no ano de 2009, nas prisões de 158 criminosos. Os presos são acusados dos crimes de roubo, homicídio, estupro, furto e, principalmente, por envolvimento no tráfico de drogas. No total, a ação policial capturou 44 traficantes de drogas durante todo o ano. Além disso, foram recuperados 54 veículos roubados ou furtados em outras regiões e encontrados no município.
O balanço das ações policiais foi divulgado ontem pela equipe policial responsável pela operação, sob comando do delegado Ronaldo Lopes. Iniciada em janeiro do ano passado, a operação completa um ano em 2010.O delegado explica que o objetivo é a redução da criminalidade e da violência de modo a tornar Igarapé-Açu o município de menor índice de crimes no Estado.
“A operação Integração tem como característica principal a integração da Polícia Civil com os demais órgãos que fazem parte do Sistema de Segurança Pública, como Polícia Militar, Ministério Público Estadual, Poder Judiciário Estadual, Conselho Tutelar e, principalmente, com a comunidade”, afirma o policial.
Formada pelos investigadores Nelson, Pontes, Amaral e Nicolau, e escrivão Renato Borges, a Polícia Civil de Igarapé-Açu cumpre determinação do delegado-geral, Raimundo Benassuly, e do diretor de Polícia do Interior, delegado Miguel Cunha, ao intensificar o combate ao tráfico de drogas, roubo e outros crimes na região.
Uma das mais recentes prisões efetuadas pela operação foi a do autor de um homicídio ocorrido na Vila de São Luiz, a dez quilômetros do centro de Igarapé-Açu. O acusado é Sebastião Furtado do Nascimento, de apelido “Cara de Lontra” ou “Basto”. O fato se registrou em 19 de dezembro do ano passado, por volta das 19h, em um bar, após uma discussão entre autor e a vítima. O motivo do crime ainda é investigado. Nascimento usou uma arma branca, tipo faca de cozinha, para cometer o crime. A prisão dele foi efetuada por policiais militares lotados na Vila de São Luiz, sob o comando do sargento Granado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri