Belém bem que poderia ganhar de presente um feriado no dia de seu aniversário

ROBERTO BARBOSA
A capital paraense, que hoje completa seus 394 anos, quase quatro séculos de existência, é uma das poucas cidades brasileiras cujo dia do aniversário não é comemorado com um feriado municipal. As razões para esse desleixo da parte de nossos políticos são desconhecidas. Um projeto da Pastoral Arquidiocesana da Comunicação que vem sendo desenhado desde o ano passado prevê a decretação do feriado do dia 12 de janeiro pela Câmara Municipal de Belém, todavia, esta e a única in iniciativa que se tem conhecimento.
São quase quatrocentos anos de história na Amazônia, onde Belém desponta como a grande metrópole que experimentou um de seus tempos áureos na fase da borracha e que, agora, tem novo levante, com a vida de grandes projetos agro-minerais e industriais para o Estado do Pará, muitos deles liderados pela Vale.
Belém desponta porque, é para cá que os grandes executivos e empreendedores vem deixar suas famílias enquanto se destacam para o interior do Pará, onde vão tocar esses projetos. Em Belém está toda a infra-estrutura necessária, como grande rede hoteleira, muitos prédios novos e modernos, hospitais, universidades, enfim, tudo o que os homens de visão planejam para suas famílias enquanto procuram aumentar o patrimônio com projetos desenvolvimentistas.
Quem chega a Belém e observa seus encantos, suas belezas, certamente que se apaixona, assim como o paraense da gema que vive aqui, a saborear tacacá bem quente num calor de 35 graus das tardes úmidas e quentes.
Esta cidade já tem infra-estrutura. Precisa, lógico, ampliar mais ainda, mas já sedia com garbo tantos quantos sejam os eventos que desejam trazer pra cá.
O anseio atual, é que os políticos cuidem mais da cidade do que dos próprios bolsos, afinal, hoje, todos estão gozando do feriado facultado, enquanto o resto da população, nada pode curtir, porque está trabalhando para sobreviver.
Viva Belém!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri