Uma volta pelo Brasil (preâmbulo)


Nessa foto, em que nos despedíamos da Serra Gaúcha, aparecem todos os integrantes desta maravilhosa excursão pelas Maravilhas do Brasil

ROBERTO BARBOSA

A vida é mesmo interessante. Exatamente há um ano eu partia, com minha mulher, Nazaré Sarmento Barbosa, para uma viagem pelo Brasil a partir de Belém. Estivemos em Belo Horizonte e cidades históricas de Minas Gerais; Rio de Janeiro capital e Petrópolis, na região Serrana; Curitiba, no Paraná; Beto Carreiro, em Santa Catarina; Gramado, Canelas, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias, na Serra Gaúcha onde estão os vinhedos e parreirais; Foz do Iguaçu, no Paraná e demos uma esticada ao Paraguaia, a Ponta Del Este, assim como visitamos as Cataratas do Iguaçu, em frente à Argentina e Paraguai.
Posso dizer, na minha simplicidade, que foi uma das melhores coisas que me aconteceu nos últimos tempos. Era o ano de 2009 e eu trabalhava como assessor de imprensa de um deputado federal. Atualmente, estou na assessoria de imprensa da Federação dos Trabalhadores no Comércio dos Estados do Pará e Amapá, para onde não imaginava àquela altura, que viria.
Minha vida mudou radicalmente depois desse passeio, mas, só tenho a agradecer a Deus, afinal, tenho lembranças de momentos inesquecíveis que vivi durante dezessete dias em que comi muito churrasco e bebi muito vinho; visitei igrejas lindas, pontos turísticos maravilhosos, afinal, a excursão, que fora cuidadosamente organizada pela professora Arlinda e a guia turística Silma, era denominada como de visita às maravilhas do Brasil. E, realmente o foi!
Foi uma viagem que marcou a minha vida de sobremaneira. Mudanças ocorreram e muitas, mas, além das lembranças maravilhosas, destaco a imensa vontade de me preparar para uma nova empreitada em minha vida. Lógico que os desafios são grandes, mas não posso me abater por eles; tenho é que usá-los como degraus para chegar onde pretendo.
Ao longo deste mês, vou contando em crônicas neste espaço, sobre esta viagem maravilhosa, onde fizemos alguns conhecimentos que se tornaram em boas amizades. Vou falar de nossa estada em Minas Gerais; do dia em que não passeei para realizar um trabalho para Belém enquanto Dona Nazaré fazia hora observando o comércio dentro de um shopping-center; meu encontro com minha irmã e minha sobrinha no Rio de Janeiro, que acabaram dormindo conosco no hotel, de onde partimos com as duas para Petrópolis; do nosso encontro com a irmã da minha mulher e sua família, nessa cidade histórica da região Serrana; enfim, um monte de coisas, como um dia inteiro que passamos no parque de Beto Carreiro.
Um conselho que eu posso dar, caros amigos, é para que vocês se programem e façam uma viagem dessas, que vocês irão ver o quanto é gratificante, o quanto faz bem para o corpo e para a alma dar uma volta por este país verde-amarelo chamado Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri