Boeing etíope cai no mar com 90 pessoas após decolar do aeroporto de Beirute


Um boeing semelhante a este caiu no Mar Mediterrâneo ontem à noite provavelmente matando todos os seus noventa ocupantes, entre passageiros e tripulantes
da Folha Online

O Ministério de Defesa do Líbano informou nesta segunda-feira que 23 corpos foram resgatados entre os escombros do avião da Ethiopian Airlines, com 90 pessoas a bordo, que caiu na noite deste domingo próximo a costa do país. As equipes de resgate buscam por sobreviventes, embora haja poucas esperanças diante das más condições do tempo, com ventos fortes e ondas.
Segundo fontes oficiais citadas pela televisão libanesa, os corpos estão sendo trasladados para o hospital militar para confirmar a sua identidade e então avisar os familiares.
O Boeing 737-800 da Ethiopian Airlines, que ia para Adis Abeba, capital da Etiópia, caiu a cerca de 3,5 quilômetros da localidade litorânea libanesa de Naameh, com cerca de 90 pessoas a bordo. A embaixada da França no Líbano afirmou que a mulher do embaixador Denis Pietton, Marla Sánchez, estava no avião.
Ghazi Aridi, ministro de Transporte, disse que o avião levava 83 passageiros e sete tripulantes. Ele identificou os passageiros como 54 libaneses, 22 etíopes, um iraquiano, um sírio, um canadense de origem libanesa, um russo de origem libanesa, uma mulher francesa e dois britânicos de origem libanesa.
O número, contudo, contradiz com o relato da Ethiopian Airlines --que diz haver 82 passageiros e oito tripulantes. Segundo autoridades citadas pela Associated Press, o avião caiu em chamas poucos minutos depois da decolagem em Beirute.
O presidente do Líbano, Michel Suleiman, negou nesta segunda-feira que um ataque terrorista tenha derrubado o avião da Ethiopian Airlines.
As causas do acidente ainda não foram descobertas, mas a região passa por tempo ruim, com raios e chuva, desde domingo. Autoridades recuperaram dez corpos, mas a expectativa é que o número de vítimas aumente.
"Até o momento, um ato de sabotagem é improvável. A investigação vai revelar a causa", afirmou Suleiman em uma entrevista à imprensa.
O Boeing decolou às 2h30 (22h30 deste domingo no horário de Brasília) rumo a Adis Abeba, disse Aridi. "O tempo estava sem dúvida ruim".
O Exército libanês disse em comunicado que o avião "estava em chamas pouco depois da decolagem". A versão foi confirmada por testemunhas citadas pela televisão libanesa - que levanta a hipótese da aeronave ter sido atingida por uma descarga elétrica durante uma tempestade.
O presidente da Ethiopian Airlines, Girma Wake, disse a jornalistas em Adis Abeba que não tinha informação sobre o que aconteceu com as pessoas a bordo do avião ou sobre a causa do acidente. Ele afirmou, contudo, que a aeronave passou por inspeção em 25 de dezembro passado. O primeiro-ministro libanês, Saad Hariri, anunciou dia de luto nacional pelas vítimas.
Hariri e o ministro do Interior, Ziad Barud, foram ao aeroporto para acompanhar as operações de salvamento, de acordo com as imagens mostradas pela televisão libanesa.
Os membros da Força Interina da ONU (Organização das Nações Unidas) no Líbano (Finul) participam dos resgates com três barcos e dois helicópteros.
Hariri afirmou que o governo libanês pediu ainda a ajuda de Chipre, Estados Unidos e França para encontrar possíveis sobreviventes. "Não descansaremos até encontrar a caixa preta para saber como ocorreu o acidente", disse a jornalistas no Aeroporto Internacional de Beirute, de onde coordena as operações. "O que importa é encontrar sobreviventes e entender o que aconteceu".
O Parlamento libanês, em sinal de luto, anunciou a anulação da sessão programada para esta segunda-feira, destinada a debater a redução da idade para votar dos 21 anos para os 18 anos, segundo relatos de emissoras de rádio.

RELEMBRE OS PRINCIPAIS ACIDENTES AÉREOS DA HISTÓRIA

Veja alguns dos piores desastres no mundo e no Brasil.
Do G1, em São Paulo/Redação do Bip-News
nsportes do Líbano confirmou nesta segunda-feira (25) que uma aeronave da Ethiopian Airlines com 90 pessoas a bordo caiu no Mar Mediterrâneo pouco depois de decolar de Beirute, capital do Líbano. O Boeing 737-800 decolou às 2h30 (horário local, 22h30 no horário de Brasília) com destino à capital da Etiópia, Addis Abeba.

Julho de 2009 – Irã
Em 15 de julho de 2009, um avião Tupolev Tu-154, com 168 pessoas a bordo, caiu quando sobrevoava a cidade iraniana de Qazvin, a 150 km a noroeste de Teerã.
Junho de 2009 - Ilhas Comodores
Um Airbus A310 caiu nas proximidades das Ilhas Comodores, no Oceano Índico, matando 152 das 153 pessoas a bordo. Uma menina sobreviveu.
Maio de 2009 – Brasil
O voo 447 deixou o Rio de Janeiro, com destino a Paris, às 19h30 de domingo, numa viagem que deveria durar cerca de 10 horas. O avião teria tido pane elétrica ao entrar em região de forte turbulência. A bordo da aeronave estavam 228 pessoas, todas mortas.

Agosto de 2008 – Espanha
Ao tentar decolar do Aeroporto Internacional de Madri, um avião da Spanair acabou caindo e explodiu. Na maior tragédia aérea da Espanha, 153 pessoas morreram e só 19 sobreviveram, muitas em estado grave. Um brasileiro estava entre as vítimas.

Julho de 2007 - Brasil

O voo 3054 da TAM caiu a poucos metros da pistas de Congonhas, onde deveria ter pousado após sair de Porto Alegre. A aeronave chocou-se com um posto de combustível e com um prédio da TAM; 199 pessoas morreram, inclusive em terra.

Julho de 2007 - França

Um Concorde da Air France caiu pouco depois de decolar da França com destino a Nova York. A bordo estavam 109 pessoas.

Setembro de 2006 - Brasil

Após uma colisão com um jato Legacy, o Boeing 737-800 da Gol , que fazia o voo 1907, de Manaus a Brasília, caiu no norte de Mato Grosso, numa área de mata fechada. Os 154 ocupantes da aeronave morreram.

Novembro de 2005 - Nigéria

Não houve sobreviventes entre os passageiros que viajavam a bordo do Boeing 737 que caiu após decolar de Lagos rumo a Abuja. Ao todo morreram 117 pessoas, entre elas várias autoridades.

Agosto de 2005 - Venezuela

Todos os tripulantes do voo da West Caribbean eram franceses. O avião, que voava do Panamá rumo a Ilha da Martinica, caiu perto da fronteira com a Colômbia, deixando 161 mortos. Pouco antes do acidente, o piloto avisou que as turbinas haviam parado.

Janeiro de 2004 – Egito
Um avião egípcio caiu sobre o Mar Vermelho com 135 passageiros - dos quais 133 eram franceses - e 13 tripulantes.

Novembro de 2001 - Estados Unidos

O A-300 da American Airlines seguia para a República Dominicana. O avião atingiu uma área residencial do Queens, em Nova York. Todas as 260 pessoas a bordo e pelos menos cinco no solo morreram.

Janeiro de 1979 – Japão
Avião cargueiro da Varig desapareceu no Oceano Pacífico quando voava de Tóquio para Los Angeles. A aeronave trazia uma coleção de quadros do pintor Manabu Mabe. O caso é considerado um dos mais misteriosos da aviação comercial do mundo, posto que nada em absoluto foi encontrado para dar qualquer explicação em relação ao acidente ou o que teria ocorrido.

Julho de 1973 – Brasil
Em um dos maiores acidentes da aviação brasileira, 123 dos 134 passageiros e tripulantes a bordo do Boeing 707 da Varig morreram. A aeronave ia do Rio de Janeiro para Paris quando o avião sofreu um incêndio a bordo e caiu menos de um minuto antes de chegar à cabeceira da pista do Aeroporto de Orly, nas imediações da capital francesa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri