Quadrilha é flagrada no transporte de madeira ilegal em Concórdia do Pará


A Polícia Civil de Concórdia do Pará, nordeste do Estado, sob comando do delegado Cristino Sanches Junior, prendeu, em flagrante, Charles Diniz Almeida Carvalho, Paulo Soares de Oliveira, Andraci Silva Guimarães, Francisco Antônio da Silva e Raimundo do Espírito Santo Lopes, por crimes de transporte e guarda ilegal de madeira sem licença válida, e por formação de quadrilha. As prisões foram realizadas pela equipe policial que contou ainda com o escrivão Nelson Jorge Osório e os investigadores Almir Pantoja e Graciano Nascimento. O flagrante foi feito logo após os agentes receberem informações de que um grupo de cinco homens havia feito a extração ilegal de uma área em litígio no município.
Do terreno, situado às proximidades do quilômetro 12 da rodovia Transjutaí, em Concórdia do Pará,o grupo teria cortado uma quantidade de madeira de lei sem autorização da Secretaria Municipal de Meio-Ambiente, da Prefeitura local. O fato se registrou no último dia 14. Segundo o delegado Cristino Sanches, a ação policial foi iniciada logo após a denúncia. Dois caminhões que transportavam a madeira já saíam da área de extração em direção ao Centro da cidade, quando foram interceptados pela equipe policial.
Os veículos transportavam aproximadamente treze toras de madeira das espécies Cumaru, Guajará, Envirão e Tiriba. Os veículos utilizados no transporte estavam irregulares. Um deles estava sem numeração de chassi visível e o outro com uma ordem de busca e apreensão decretada pela Justiça. Os responsáveis pelos veículos foram autuados em flagrante delito por crime de transporte ilegal de madeira e formação de quadrilha. Os autos do flagrante foram encaminhados ao Fórum da Comarca de Concórdia do Pará. O delegado explica que a operação policial denominada de “Guajará”, teve por finalidade atender a uma solicitação do promotor de Justiça, Daniel Menezes Barros, que está efetuando fiscalizações nas sedes de madeireiras que operam no município, para verificar a correta aplicação da lei.
Ainda, de acordo com o delegado, a Secretaria Municipal de Meio-Ambiente foi acionada para acompanhar a operação policial que contou com a participação da secretária Marizete Matos do Carmo. Ela, no ato da operação, lavrou autos de infração contra os acusados. Cristino Sanches ressalta que ações policias deste tipo coíbem a prática de delitos ambientais no município, bem como, contribuem para tirar de circulação veículos sucateados e sem condições seguras de trafegabilidade. Esses carros são apreendidos e, tao logo são periciados, ficam recolhidos à disposição da Justiça, conforme diretrizes do superintendente da região do Salgado, delegado Silvio Cézar Maués Batista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá