População pede em orações a reabertura da Igreja de Sant'Ana da Campina


ROBERTO BARBOSA

A partir dessa quarta-feira, 13/01/10, às 10h, até sexta-feira, 16/01/10, ocorre, na Igreja de Sant’Ana da Campina, à Rua Manoel Barata, Praça Maranhão, centro comercial de Belém, o tríduo com Adoração ao Santíssimo Sacramento do Altar (Jesus na hóstia consagrada) relembrando que no dia 16 de janeiro de 2005, aquele majestoso prédio de estilo neo-clássico erguido por Antonio José Landi, foi fechado para obras de restauração pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan que, até o momento, não foram concluídas e, segundo a superintendência do órgão em Belém, apesar de estar seguindo um cronograma previamente estabelecido, ainda não tem data para encerramento. O tema do tríduo é "O zelo pela Tua casa me consome", João, capítulo 2, versículo 7.
Desta maneira, todos os ritos litúrgicos tem sido realizados na capela do Colégio Santo Antônio, mas a comunidade paroquial não aguenta esperar mais e, por esta razão, vai pedir, em orações, que essas obras tenham um desfecho, a fim de que o templo seja reaberto.
Historicamente, a Paróquia de Sant’Ana da Campina é a segunda mais antiga da Arquidiocese de Belém, datada de 1.727. O templo foi fechado para obras de restauração, onde o Iphan pretende fazer com que volte às linhas arquitetônicas originais, ostentando pinturas de artistas italianos famosos, como Alexandrino.
No momento em que o templo for reaberto, a exemplo do que já acontece na Catedral Metropolitana Nossa Senhora de Belém, assim como na Co-Catedral Nossa Senhora do Carmo, além de receber os fiéis para os ritos litúrgicos e orações, será também palco de consertos, reinaugurando, no coro, o majestoso órgão que já foi totalmente recuperado, assim como os tradicionais sinos – o maior deles carinhosamente chamado “Aragão”, - estes, com esforços da própria comunidade paroquial e que voltaram a dobrar no jubileu dos 280 anos de criação da paróquia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleição em Abaetetuba poderá ter um terceiro turno

Pesquisa Exata que mostra liderança de Claudionor para a Prefeitura de Capanema é liberada pelo TRE após tentativa de impugnação

Povo esquecido e abandonado no Tapanã