População pede em orações a reabertura da Igreja de Sant'Ana da Campina


ROBERTO BARBOSA

A partir dessa quarta-feira, 13/01/10, às 10h, até sexta-feira, 16/01/10, ocorre, na Igreja de Sant’Ana da Campina, à Rua Manoel Barata, Praça Maranhão, centro comercial de Belém, o tríduo com Adoração ao Santíssimo Sacramento do Altar (Jesus na hóstia consagrada) relembrando que no dia 16 de janeiro de 2005, aquele majestoso prédio de estilo neo-clássico erguido por Antonio José Landi, foi fechado para obras de restauração pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan que, até o momento, não foram concluídas e, segundo a superintendência do órgão em Belém, apesar de estar seguindo um cronograma previamente estabelecido, ainda não tem data para encerramento. O tema do tríduo é "O zelo pela Tua casa me consome", João, capítulo 2, versículo 7.
Desta maneira, todos os ritos litúrgicos tem sido realizados na capela do Colégio Santo Antônio, mas a comunidade paroquial não aguenta esperar mais e, por esta razão, vai pedir, em orações, que essas obras tenham um desfecho, a fim de que o templo seja reaberto.
Historicamente, a Paróquia de Sant’Ana da Campina é a segunda mais antiga da Arquidiocese de Belém, datada de 1.727. O templo foi fechado para obras de restauração, onde o Iphan pretende fazer com que volte às linhas arquitetônicas originais, ostentando pinturas de artistas italianos famosos, como Alexandrino.
No momento em que o templo for reaberto, a exemplo do que já acontece na Catedral Metropolitana Nossa Senhora de Belém, assim como na Co-Catedral Nossa Senhora do Carmo, além de receber os fiéis para os ritos litúrgicos e orações, será também palco de consertos, reinaugurando, no coro, o majestoso órgão que já foi totalmente recuperado, assim como os tradicionais sinos – o maior deles carinhosamente chamado “Aragão”, - estes, com esforços da própria comunidade paroquial e que voltaram a dobrar no jubileu dos 280 anos de criação da paróquia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri