Imagem peregrina visita paróquia em festa a São João Paulo

Com missa solene presidida pelo Padre Higino Sala, foi aberta ontem a festividade em honra a São João Paulo II, o papa canonizado santo neste ano pelo Papa Francisco. A celebração aconteceu às 18 horas com a presença do diácono José Ventura, administrador da paróquia dedicada ao santo na Avenida João Paulo II, no bairro do Souza, em Belém. Para a noite de hoje está prevista a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré.
Depois da missa solene, foi realizado um bingo. Ao lado da igreja, barracas funcionavam com vendas de comidas típicas, lanches, artigos religiosos, cuja renda será revertida em favor das obras sociais da paróquia, bem como, na construção da igreja matriz, prevista para começar no próximo ano. Por enquanto, a sede da igreja funciona no centro de evangelização, que foi o primeiro prédio erguido com a força de vontade das comunidades que há muitos anos clamavam ao arcebispo pela instalação, no bairro, de uma paróquia, o que aconteceu em junho do ano passado, sendo esta a primeira experiência da Arquidiocese de Belém em colocar uma paróquia sob administração de diáconos.
O primeiro pároco foi o Padre Idamor Mota Júnior, que é reitor do Centro de Cultura e Formação Cristã. Atualmente, a Paróquia São João Paulo II conta com a ação missionária do Padre Higino Sala, da congregação dos padres xaverianos.
Padre Higino frisa que esta é a segunda vez que a paróquia faz a festa de São João Paulo, mas que, mais que tudo, o importante “é que a festa do padroeiro, é a festa da paróquia, para onde devem convergir todas as comunidades. Nós ainda somos uma paróquia em formação. Muita coisa ainda vai ser ajustada, mas fico feliz em ver o entusiasmo desse povo que tem lotado a igreja nos momentos festivos e nas missas do dia a dia”.
VISITA ILUSTRE
Para a noite desta sexta-feira está prevista a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, o que deve acontecer depois da missa solene das 18h, durante a realização do arraial.
De acordo com o Diácono José Ventura, esta é a terceira vez que a Paróquia São João Paulo II tem a sublime honra de receber a imagem santa e peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, um momento especial para os paroquianos que têm, assim, reforçada sua fé e um momento particular de poder estar mais perto dessa que representa a imagem da Mãe de Deus e da Igreja, a qual arrasta tantas multidões pelas ruas de Belém e de tantas outras cidades brasileiras, ondc cumpre extensa agenda de visitas, como no Rio de Janeiro, onde o arcebispo é o cardeal Dom Orani João Tempesta, que pregará na noite de hoje na Basílica Santuário e que já foi arcebispo por quatro anos na Arquidiocese de Belém.
ENCERRAMENTO
Para amanhã, dia dedicado a São João Paulo II, está prevista a visita do bispo auxiliar de Belém, Dom Teodoro Tavares Mendes, que presidirá solene liturgia às 8h. Será um dia inteiro de festa que se encerrará com show de banda católica, além da missa final às 18h, com a participação de inúmeros sacerdotes.

No próximo ano, o Dácono José Ventura pretende que a festa do padroeiro se realize em maio, data em que é rememorada a morte do então Papa João Paulo II e, em geral, na igreja católica, todos os santos são festejados no dia de sua morte, quando acontece a ressurreição do cristão na vida eterna, daí o motivo das festas na grande maioria das igrejas pelo mundo afora. Na Igreja Católica, somente Jesus Cristo, São João Batista e Nossa Senhora têm festas pela natividade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá