Jatene precisa investir em políticas públicas

O governador reeleito Simão Jatene, do PSDB, foi aconselhado pelo deputado Zé Francisco, líder do PMN na Assembleia Legislativa do Estado, a investir, a atacar as políticas públicas voltadas para a educação, saúde, transporte, infraestrutura, segurança pública e, principalmente, para a qualificação e requalificação dos trabalhadores inseridos no mercado de trabalho, para fazer frente à mão de obra importada.
Zé parabenizou Jatene pela reeleição, assim como os seus colegas que se reelegeram e os novatos que ainda vão se apresentar na Alepa.
Usando o horário do pequeno expediente na sessão ordinária de hoje, Zé Francisco fez um discurso exortando para a importância da união das forças políticas do Estado com o governador Jatene.
No entendimento do parlamentar, que é da base sindical do Pará, o governador deve partir para a busca incessante do desenvolvimento sócio-econômico do Pará como um todo, ou seja, chegando a todas as regiões, especialmente as separatistas Sul, Sudeste e Oeste do Estado, onde reconhece que realmente ainda falta muita coisa a ser feita.
Lembrou que o novo governo, pois Jatene vai fazer um novo governo, sucedendo a si próprio, precisa fazer uma ampla reflexão sobre os erros atuais e partir para as políticas públicas voltadas para o combate ao crime, à marginalidade e aos altos índices de violência. Destacou, ainda, a necessidade de geração de emprego e renda, especialmente para a juventude que, desempregada, acaba descambando para o mal caminho, pois o jovem não tem alternativas, não têm experiência nem qualificação para se inserir no mercado de trabalho cada vez mais exigente.
A requalificação profissional também é um ponto a ser observado, afinal, a pessoa empregada que não se qualifica, corre o risco de perder o emprego para pessoas mais novas e que chegam de outros pontos mais desenvolvidos, cheios de ideias novas e preparados para absorver toda a mão de obra em oferta para quem está qualificado.
Por fim, Zé Francisco lembrou que o Sistema S (Sesc, Sesi, Senai e Senast) já não tem mais capacidade para qualificar os trabalhadores e inserirem os jovens no mercado de trabalho. Assim, cobrou do governador reeleito, bem como dos deputados estaduais e federais que se juntem, que façam um pacto para que o trabalhador paraense possa ser beneficiado com os novos investimentos que estão chegando no Estado, a fim de que não fiquem, como nos governos passados e atualmente, vendo a banda passar, com benefícios para quem vem de fora em busca do eldorado paraense.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá