A crise continua no cargo amaldiçoado

ROBERTO BARBOSA

Inúmeros senadores foram depostos do cargo de presidente da Casa por envolvimento em fatos obscuros que os enquadraram na falta de decoro parlamentar. Uma nova turbulência atinge um presidente do Senado da República, José Sarney, cujos pares, agora, pedem que ele se afaste do cargo para deixar as investigações fluírem.
Enquanto acontecem essas crises, que já se tornaram rotineiras no Congresso Nacional, projetos de lei de verdadeiro interesse público ficam esquecidos. O site Congresso em Foco, em sua edição de hoje, afirma que “a edição de atos secretos beneficiou ou obteve a chancela de pelo menos 37 senadores e 24 ex-parlamentares desde 1995. Não há distinção partidária - PT, DEM, PMDB, PSDB, PDT, PSB, PRB, PTB e PR têm representantes na lista. São senadores que aparecem como beneficiários de nomeações em seus gabinetes ou que assinaram atos secretos da Mesa Diretora criando cargos e privilégios. A existência de tantos nomes indica que a prática dos boletins reservados era bem conhecida. Os nomes dos parlamentares surgiram nos atos publicados nos últimos 30 dias, mas com data da época a que se referem. A quantidade pode ser ainda maior, com a evolução das investigações na Casa. A Mesa Diretora receberá hoje o relatório final da comissão que descobriu cerca de 650 boletins secretos. O documento apontará indícios de sigilo intencional em boa parte dessas medidas. A investigação revela que a prática de esconder decisões envolveu todos os presidentes e primeiros-secretários que passaram pelo Senado desde 1995. O corregedor Romeu Tuma (PTB-SP) aparece na relação. O atual primeiro-secretário, Heráclito Fortes (DEM-PI), responsável pela comissão que levantou os atos, também está no grupo dos parlamentares com cargo na Mesa que referendaram parte dos atos secretos”.
Ora, é sabido que muitos desses homens que alcançam o poder realmente se locupletam política e financeiramente por anos a fio em detrimento de pessoas que nada tem ou recebem salários ínfimos. Por exemplo, no mesmo site, hoje, o deputado federal Cleber Verde diz que O Projeto de Lei 01/07, que concede aos aposentados o mesmo reajuste do salário mínimo, deve continuar sendo adiado na Câmara. “Não há uma pré-disposição, principalmente da base do governo, para que essa discussão ocorra nesse momento”, afirma o deputado, complementando que a matéria acabou sendo “colocada em segundo plano”. Explica ele que, além das festividades juninas, que devem comprometer as votações nesta semana, o projeto dos aposentados obrigaria o governo a desembolsar R$ 6 bilhões a mais, apenas neste ano, para o reajuste dos aposentados.
Enquanto o governo luta para não desembolsar essa bagatela de R$ 6 bilhões para os bolsos dos aposentados que trabalharam a vida inteira e vivem praticamente na penúria, sente-se frágil e não consegue evitar que muitas vezes mais esse valor escoe para o ralo da corrupção.
Esse mesmo governo, que acaba compactuando com toda essa bandalheira dos políticos do Legislativo, pretende continuar no poder. Os acordos políticos estão acontecendo. Eu, particularmente, espero que desta vez a população não caia no mesmo erro, de reconduzir ao Legislativo e Executivo, ladrões que estão se locupletando há anos e nada fazem pelo povo, a não ser por si mesmos.
E isso não é só a nível de Brasil. Tem de se defenestrar essa raça de víboras em todos os Estados, do contrário, vamos continuar vivendo em um Brasil encoberto pelo manto da corrupção, das injustiças e desigualdades sociais.

SALADA
° Alguém já ouviu falar dos resultados ou da conclusão de alguma Comissão Parlamentar de Inquérito verdadeiramente de interesse da população?
° No rastro dos escândalos, um vai engolindo o outro e as coisas acabam ficando por isso.
° Pior é que órgãos que deveriam fomentar as ações visando a que tudo fique sempre bem esclarecido, acabam entrando na mesma onda e o silêncio toma conta de tudo.
° Dizem “a casa do povo”, mas este não tem direito de dizer um “ai!”
° Fico observando esse bando de programas de partidos políticos, apenas criticando, mas sem apresentar nada de concreto que leve realmente a soluções para os graves problemas nacionais.
° Os produtores desses programas apenas dizem que o partido tem ideias e soluções, porém, quais são elas, por que não se apresentaram antes?
° Se depender do meu voto, a maioria desse pessoal que está aí não ganha mais nem eleição para a presidência de centro comunitário.
° Quero gente nova e, se esse pessoal não der certo, derrubo na eleição seguinte, mas tenho que ver melhoras e já, não apenas no discurso estapafúrdio que se verifica.
° Em época de política, fazem do ouvido da gente penico.
° Transporte alternativo da capital paraense provoca cada vez mais acidentes pelas ruas. Eles cortam ônibus, veículos pequenos e eles mesmos, tudo pela concorrência, nada pelo bom andamento do trânsito e por um bom serviço.
° Meu Deus! Até a tradicional venda de ervas para o banho de cheiro desta tarde ou desta noite está sendo proibida pelas nossas autoridades. E ainda assim, se fala em preservar a cultura. Mas como?
° Quem não vender seus produtos hoje, amanhã não adianta, porque a tradição do banho é hoje.
° Na minha infância, lembro bem do banho e da capelinha de São João. Será que agora não se pode mais ter nem isso, senhor Prefeito?
° Qual é o mal?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri