Meu repúdio à destruição de imagens

ROBERTO BARBOSA

- O diabo está neste ônibus...e nos outros também. O diabo está neste ônibus...e nos outros também.
O refrão eu ouvi diversas vezes, dentro de um coletivo, quando voltada do trabalho para casa, por volta das 23h30, anos atrás. Quem dizia essas barbaridades era uma senhora idosa, protestante que participava dos cultos na Igreja Deus é Amor da Avenida Senador Lemos, no bairro do Reduto, área nobre da capital paraense.
Visivelmente perturbada, a mulher, que fora se espiritualizar com as mensagens de Jesus Cristo na Bíblia Sagrada, parece que saía era com o diabo no couro, ou então, santa demais, que via o demônio em toda parte.
Como é que se vai à igreja para ouvir a palavra de Deus e só se pensa no demônio?
Bom, para continuar esta crônica, quero afirmar que não estou falando em nome da Igreja Católica. Estou falando por mim mesmo, como católico que ficou revoltado com a atitude de duas mulheres dementes, que danificaram imagens sacras, veneradas pelos católicos da cidade de São Miguel do Guamá, no nordeste do Estado, a 140 quilômetros de Belém.
As mulheres são adeptas da Igreja Deus é Amor. Foram presas em flagrante delito e depois liberadas, como se nada houvessem feito de mal, tudo porque a lei diz que elas “cometeram danos de pequeno teor ofensivo”.
Em primeiro lugar, o Brasil é um país laico. Portanto, todos tem direito a cultuar o Deus que entendem por si mesmos. Se os protestantes invadiram como um câncer o corpo da população brasileira, mesmo assim, os católicos tem o direito de adorar a Deus sobre todas as coisas e venerar as imagens ao seu modo e conforme a doutrina da igreja. O católico não é idólatra como pregam certos pastores que apenas usam a oratória pra propagarem não a união entre os povos, mas a discórdia, daí ter se visto o ataque às imagens por pessoas sem o menor conhecimento da palavra de Deus.
Certa vez, os apóstolos chegaram a Jesus dizendo-lhe que alguém estava pregando em seu nome sem autorização. Ele disse que quem combatia ao seu favor, estava com eles. Então, se nas igrejas protestantes é pregado o nome de Jesus Cristo, por que não se respeita os santos da igreja católica, a única que foi deixada por Jesus Cristo, quando fez de Pedro a pedra a edificar a igreja, onde as portas do inferno, ou da morte, não tem qualquer poder sobre ela?
Pastores da seita Deus é Amor em São Miguel do Guamá, que apóiam atitudes como essa dessas duas infelizes mulheres, não quiseram se manifestar acerca do episódio. Na igreja católica, a revolta fica por conta dos fiéis. O clero busca a união dos povos cristãos e, por isso, não comenta o assunto com eloqüência.
De qualquer forma, o que se sabe é que as imagens danificadas tinham grande valor histórico. Portanto, as duas acusadas – que o delegado de Polícia Civil local soltou por força da lei – cometeram crime contra o patrimônio histórico, o que também não foi levado em conta por quem tinha o dever de observar essas coisas.

NÃO SE ADORA IMAGENS

Esta história maluca dos pastores dizerem para seus desinformados e infelizes fiéis que o católico adora imagens é pura idiotice. Só adoramos a Deus, e respeitamos ao próximo como o fazemos com nós mesmos. A imagem dos santos, é como a gente guarda a foto de nossos pais, de nossos amigos, irmãos, pessoas que amamos. Olhamos e nos lembramos, nos concentramos nas coisas boas. Isso não é idolatria.
Idolatria é o dinheiro, idolatria é um pool de seitas terem bancada no Congresso Nacional, nas assembléias legislativas e câmaras municipais para se locupletarem no poder, pisando, sem dó nem piedade, no escárnio de fiéis explorados, vilipendiados em seus direitos, inclusive o de se alimentarem e gozarem das boas coisas que Deus nos dá, porque um bando de malandros colocou coisas erradas sobre Deus em suas cabeças.
Fica aqui, registrado, o meu repúdio, a minha revolta com pessoas que atacam a igreja, usando de métodos sórdidos e violentos contra imagens que não podem se defender, porque são apenas imagens, mas patrimônio sagrado do povo católico, que movimenta a igreja, independente do que pensa e faz o clero.
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo...Para sempre seja louvado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri