Políticos & partidos: farinha do mesmo saco

ROBERO BARBOSA

Há alguns dias eu me reportava contrariamente à política extemporânea feita pelos partidos com o aval do Superior Tribunal Eleitoral. Critiquei o fato de que todo mundo aparece criticando quem está no poder, porém, não se apresenta um projeto real para dar soluções concretas aos problemas enfrentados pela população brasileira; dizia que os partidos apenas falam ter propostas, mas não apresentam fatos contundentes.
Pois bem, a situação continua a mesma. Cada partido, e o nome já o diz, partido, ou seja, uma parte, puxa brasa pra sua sardinha, mas, qual desses partidos, realmente, já fez algo digno de registro em favor da nação e de seu povo?
No dia de ontem, o senador Arthur Virgílio subiu à tribuna do Senado para pedir a cabeça do presidente da Casa, José Sarney, por causa das irregularidades com base nos chamados “atos secretos” pelos quais foram feitas contratações de parentes, aumentados salários, nomeadas empresas e tantas outras coisas abomináveis que estavam escondidas. O senador pedia, ontem, processo contra seu colega por quebra do decoro parlamentar. Todavia, Virgílio, ali falando, se esquecia que um assessor seu também havia se servido dos atos secretos para nomear uma irmã sua, Ana Cristina Nina Ribeiro, no dia 20 de março de 2007. E agora?
Ontem, a programação da televisão foi interrompida para exibição de um programa político. Que soluções para os graves problemas da população, que está lendo nos jornais de hoje o aumento dos preços das passagens de transportes intermunicipais, exatamente na semana em que vão iniciar as férias de julho e todo mundo – que pode – quer viajar para as praias?

E MAIS
O presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, e alguns de seus colegas, como Barack Obama e Hugo Chávez, não aceitam o golpe militar em Honduras, por entenderem que a América Latina não pode dar mais vazão a ditaduras contrárias à democracia. O jornalista José Luís Lima de Pinto, em sua crônica de hoje no SBT Manhã, foi “direto ao assunto” ao dizer que a América, realmente não pode mais aceitar golpes contra a democracia, mas, com justiça, lembrou que, se os militares não estão certos ao expulsar do cargo o presidente Manuel Zelaia, este também estava dando um golpe na democracia ao querer se perpetuar no cargo por força de um plebiscito – levando-se em consideração que seu mandato já havia inspirado.
Ora, nota-se que não é só no Brasil que ocorrem incoerências praticadas pelos políticos. Todavia, como já o disse, está na hora de repensarmos a nossa questão política e de mudarmos este quadro cem por cento. Quem está agora no poder não precisa mais voltar. Tem de se colocar lá outras pessoas e respirar outros ares. O mundo vive em evolução.
Votar nessa turma que está arraigada lá há anos é pedir para se continuar vivendo na pobreza total, no abandono e na falta de tudo quanto nos é necessário para realmente arcarmos no crescimento econômico e social, bem que todos queremos e pela felicidade geral da nação.

SALADA
° As ratazanas políticas estão aparecendo a beça na televisão.
° Está na hora de dizer chega!
° Li um artigo interessante, ontem, sobre a profissão de professor com todos os níveis superiores e que ganham um salário ínfimo diante de profissionais como jogadores de futebol quase analfabetos.
° Mas, quero dizer que não são apenas os professores, com diplomas universitários e pós-graduados nisso e naquilo que vivem o mal do salário baixo. Jornalistas também ganham pouco, assim como inúmeros outros profissionais.
° Quem tem sorte, consegue sair da linha da pobreza. Mas é quem tem sorte e não quem tem necessariamente, estudos.
° Estão chegando ao fim as festas juninas que quase já não existem mais hoje em dia em Belém. As fogueiras, idem.
° E chega o período da pele bronzeada, das pipas coloridas, das praias, água de coco e tudo o que inspira férias.
° Época gostosa que não dá para todos saborearem, infelizmente.
° Cai mais um avião Airbus, desta vez, de uma empresa aérea do Iemem. O acidente ocorreu no Oceano Índico, ontem, matando 149 pessoas.
° É o segundo desastre aéreo envolvendo uma aeronave Airbus em menos de um mês.
° O último, como se sabe, envolveu um avião da empresa francesa Air France, em águas internacionais perto de Fernando de Noronha, no Brasil, altura do Oceano Atlântico, onde as águas tragaram 228 almas, das quais apenas 51 corpos foram resgatados.
° A partir de amanhã, as caixas pretas começam a deixar de emitir os sinais de localização sem serem encontradas. Com elas estão todos os mistérios que envolveram a queda do enorme avião que havia decolado do Brasil com destino à França.
° Se nada for mesmo encontrado, é possível que jamais se saiba, na realidade, o que aconteceu nas alturas naquela trágica noite de 31 de maio de 2009.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri